PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ciclo Trigonométrico

2 participantes

Ir para baixo

Ciclo Trigonométrico Empty Ciclo Trigonométrico

Mensagem por invertor Sex 29 Ago 2014, 10:25

Quantos são os triângulos distintos, com vértices nos pontos do ciclo trigonométrico, que representam as soluções da equação

(2 sen² x - 3 senx + 1) . (2 senx + √3 )= 0?

(a)5          (b)7            (c)10


(d)15        (e)20

invertor
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 29/08/2014
Idade : 27
Localização : parna - Paraná - Br

Ir para o topo Ir para baixo

Ciclo Trigonométrico Empty Re: Ciclo Trigonométrico

Mensagem por Ashitaka Sex 29 Ago 2014, 11:59

Como "aquilo de 2kπ " servirá apenas para repetir os "primeiros pontos", o que nos interessa são os "pontos principais", que seria equivalente a quando k = 0.

Ciclo Trigonométrico KWrZe2b
Como temos 5 pontos, em princípio, o número de triângulos diferentes é igual ao número de modos de escolher 3 pontos entre esses 5:
C(5,3) = 10 triângulos.
Mas agora há um certo dilema. Note que as duas últimas soluções são simétricas em relação ao eixo dos senos e a 2ª e 3ª soluções também são. Dessa forma, o triângulo formado pelos "pontos" π/3, π/6 e π/2 é igual ao formado pelos pontos 2π/3, 5π/6 e π/2 se rotacionar o ciclo. Não tenho certeza se devem ser desconsiderados os triângulos que são iguais por rotação. 
Então, se considerarmos triângulos iguais por rotação, teríamos 10/2 = 5 triângulos diferentes.
Mas, ao meu ver, o ciclo trigonométrico é fixo e não deve ser rotacionado, então eu ficaria com a letra C.
Aguardo para ver se alguém tem algo a acrescentar sobre isso.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos