PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórmula fechada para somatório, função gama?

2 participantes

Ir para baixo

Fórmula fechada para somatório, função gama? Empty Fórmula fechada para somatório, função gama?

Mensagem por Zyon Seg 30 Jun - 13:14

Olá, estava tentando encontrar uma fórmula fechada para esse somatório:
 Fórmula fechada para somatório, função gama? Gif
Naturalmente, eu acabei recorrendo pro Wolfram Alpha, e lá ele me deu como resposta:
Fórmula fechada para somatório, função gama? Gif
Eu gostaria de saber como ele fez pra encontrar esse resultado que envolve a função gama.

Zyon
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula fechada para somatório, função gama? Empty Re: Fórmula fechada para somatório, função gama?

Mensagem por Man Utd Seg 30 Jun - 23:13

Olá Very Happy


Talvez não exista um meio analítico de se achar a fórmula fechada, mas perceba que : veja se te ajuda em algo, se não poste o exercício por completo.
Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula fechada para somatório, função gama? Empty Re: Fórmula fechada para somatório, função gama?

Mensagem por Zyon Qua 2 Jul - 21:38

Olá!  Very Happy 
Talvez tu tenha razão em não ser analítico o método de se achar essa fórmula fechada, eu apenas fiquei curioso Smile . Pois é, essa informação infelizmente não me ajuda NESSE limite, eis a questão inicial:
Seja M = [img]https://latex.codecogs.com/png.latex?\lim_{n\to+\infty}[\lim_{x\to+\infty}(1+x+\frac{x^2}{2!}+...+\frac{x^n}{n!}).e^{-x})][/img] ;
E N = [img]https://latex.codecogs.com/png.latex?\lim_{x\to+\infty}[\lim_{n\to+\infty}(1+x+\frac{x^2}{2!}+...+\frac{x^n}{n!}).e^{-x})][/img]

Calcule M-N:
(A) 1 - e
(B) -1
(C) 0
(D) 1
(E) e - 1

Note que no caso de N, realmente acontece o que tu sugeriu, mas em M, não há como fazer isso, então eu pensei em representar o somatório em M com uma fórmula fechada que contenha n e x, que, se eu procurar no Wolfram, ele fornece aquela fórmula que envolve a função gama incompleta, que se eu usar a representação dela com a integral  Fórmula fechada para somatório, função gama? Gif e continuar resolvendo a questão, note que, quando x tende ao infinito, a integral dá 0, consequentemente, todo o resto do cálculo de M vai dar 0. E no cálculo de N, vai acontecer aquilo que tu falou, o somatório vai ser igual a Fórmula fechada para somatório, função gama? Gif , que vai se cancelar ao multiplicar o Fórmula fechada para somatório, função gama? Gif, dando 1 como resposta para N. Logo, M-N = -1.
Eu não tenho a resposta do exercício, mas eu acho que está certo o que eu fiz, só fiquei surpreso com a função gama que acabou aparecendo ali no somatório, e fiquei curioso em saber como que se faz para calcular aquela fórmula fechada que a envolve.

Zyon
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula fechada para somatório, função gama? Empty Re: Fórmula fechada para somatório, função gama?

Mensagem por Man Utd Seg 7 Jul - 23:15

Olá Very Happy

Para resolver "M" faça o seguinte:

É possivel provar usando a Regra de  L'Hospital que :

, sendo"n" um número natural .


isto quer dizer que e^(x) tem ordem de crescimento maior que x^(n) , logo como todos os termos apresentarão esta forma então  M=0.





att e abraços Very Happy
Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula fechada para somatório, função gama? Empty Re: Fórmula fechada para somatório, função gama?

Mensagem por Zyon Qui 10 Jul - 23:36

Olá!  Very Happy 
Ótima resolução! Eu gostei mesmo!  Very Happy
Obrigado pela atenção.
Grande abraço!

Zyon
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/06/2014
Idade : 28
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fórmula fechada para somatório, função gama? Empty Re: Fórmula fechada para somatório, função gama?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos