PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Auxílio numa questão de movimento

2 participantes

Ir para baixo

Auxílio numa questão de movimento Empty Auxílio numa questão de movimento

Mensagem por fixix Qua 16 Jun 2010, 16:12

Alguém poderia me ajudar com essa questão abaixo, por favor? Eu acho que há duas respostas possíveis para ela (C e D)mas o gabarito diz que só a C está certa.

Assinale a afirmativa abaixo que NÃO é sempre verdadeira:
(A) No movimento circular uniforme de um determinado
objeto existe força atuando no objeto.
(B) Se um objeto está acelerado é porque existem forças
atuando sobre ele e sua velocidade muda com o passar
do tempo.
(C) Se existem forças atuando sobre um objeto, ele está
acelerado e sua velocidade muda com o passar do tempo.
(D) No movimento circular uniforme de um objeto existe
aceleração do objeto e, portanto, a velocidade do mesmo
muda com o passar do tempo.
(E) No movimento circular uniforme de um determinado
objeto não existe aceleração angular.

fixix
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 16/06/2010
Idade : 33
Localização : Palmas TO

Ir para o topo Ir para baixo

Auxílio numa questão de movimento Empty Re: Auxílio numa questão de movimento

Mensagem por Euclides Qua 16 Jun 2010, 17:42

No MCU existe a aceleração centrípeta e a velocidade muda de direção, varia, portanto. Um corpo submetido à ação de forças cuja resultante é nula não varia velocidade

Auxílio numa questão de movimento Triku

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Auxílio numa questão de movimento Empty Re: Auxílio numa questão de movimento

Mensagem por fixix Seg 12 Jul 2010, 09:50

Euclides,

essa questão é de um vestibular e eu entrei com o seguinte recurso:

Além do enunciado da questão causar confusão por misturar os termos NÃO e SEMPRE, o que deve ser evitado, entendemos que há duas respostas possíveis, C (do gabarito) e D. Observa-se que em todos os pontos dos itens da questão em que aparece a palavra “velocidade” deveria ser definida qual é, se escalar ou vetorial e é detalhe que permite que os dois itens se enquadrem na condição de não ser sempre verdadeira exigida pela questão. Vamos aos fatos:


(C) Se existem forças atuando sobre um objeto, ele está acelerado e sua velocidade muda com o passar do tempo.

Sim, este item reproduz uma idéia que nem sempre é verdadeira, pois não é sempre verdade que se existindo forças atuando sobre um corpo ele estará acelerado! ITEM CORRETO!


(D) No movimento circular uniforme de um objeto existe aceleração do objeto e, portanto, a velocidade do mesmo muda com o passar do tempo.

Esta parte: “No movimento circular uniforme de um objeto existe aceleração do objeto” é sempre verdadeira. Mas esta parte: “velocidade do mesmo muda com o passar do tempo”, se a velocidade citada for a escalar ela não muda (em módulo), pois se trata de um movimento uniforme, mas se for vetorial ela muda sempre (direção e sentido) por ser circular, portanto, este item também NÃO é sempre verdadeiro. ITEM CORRETO TAMBÉM!


Portanto pede-se ANULAÇÃO da questão por trazer DUAS RESPOSTAS possíveis para o comando da questão.

A comissão do vestibular respondeu com o mesmo argumento que você utilizou, mas creio que faz toda diferença definir de qual velocidade está se tratando para que o texto não se torne ambiguo, concorda?

Abs...

fixix
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 16/06/2010
Idade : 33
Localização : Palmas TO

Ir para o topo Ir para baixo

Auxílio numa questão de movimento Empty Re: Auxílio numa questão de movimento

Mensagem por Euclides Seg 12 Jul 2010, 13:36

É, meu caro. Minha opinião é que uma questão proposta num vestibular deve ser honesta e para isso, entre outras coisas, deve evitar a ambiguidade. O que penso é o seguinte:

- velocidade é uma grandeza vetorial. O módulo é apenas parte dessa grandeza. Se se fala em velocidade, devo entendê-la na sua plenitude, isto é, um vetor. A especificação (escalar) é restritiva.

No meu entender não há motivo para a anulação da questão, mesmo porque a proposição do ítem d)

(D) No movimento circular uniforme de um objeto existe aceleração do objeto e, portanto, a velocidade do mesmo muda com o passar do tempo.

é recorrente em muitos exercícios sobre o assunto.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Auxílio numa questão de movimento Empty Re: Auxílio numa questão de movimento

Mensagem por fixix Qui 28 Out 2010, 21:03

Desculpe a graaaannndddee demora, mas, obrigado!!!

Abs!!!

fixix
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 16/06/2010
Idade : 33
Localização : Palmas TO

Ir para o topo Ir para baixo

Auxílio numa questão de movimento Empty Re: Auxílio numa questão de movimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos