PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas Dilatação!

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty Dúvidas Dilatação!

Mensagem por guilhermefisica Sex 04 Jun 2010, 11:04

Dúvidas dilatação:

1)Se ''beta'' é igual 2x''alfa'' e ''gama'' vale 3x ''alfa''...por que nem todos os materiais dilatam-se nessas mesmas proporções?É correto afirmar que eu tenho que deixar espações livres em todas as dimensões de um trilho..por exemplo?
Um CD ...posso afirmar que ele sofre variação volumétrica tb?A relação é sempre válida?

2)Pequena dúvida em relação ao ''conceito'' de temperatura...Eu li em um livro que temperatura é a medida da agitação térmica das moléculas...e quanto maior for a agitação das mesmas..mais eu posso afirmar que é a energia cinética das moléculas...porém..veio outro termo depois que me confundiu...energia térmica...essa energia é a ''soma individual das energias cinéticas de cada molécula..''...e a essa sera tanto maior quanto for a energia cinética das moléculas..independente da quantidade que eu tenho de moléculas..então a enrgia térmica transferida depende...''embaralho tudo aqui''....hehehe..alguém me explica melhor?

3)Um termometro que está ao ambiente , vai adquirir a temperatura deste?(pergunta boba eu sei)...Se eu tiver a uma temperatura ambiente de -40°C o aparelho vai indicar essa temperatura?

4)As lâminas bimetálicas são juntas e quando são dilatadas, ficam a diferentes comprimentos..mas quando essas ficam a diferentes comprimentos uma delas meio que segue a outra...elas estão fundidas e não conseguem se soltar mesmo dilatando-se uma mais que a outra...ta certo a idéia?

É isso...respondam por favor!!! Preciso tirar essas dúvidas! =D

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty Re: Dúvidas Dilatação!

Mensagem por Euclides Sex 04 Jun 2010, 16:41

1)Se ''beta'' é igual 2x''alfa'' e ''gama'' vale 3x ''alfa''...por que nem todos os materiais dilatam-se nessas mesmas proporções?É correto afirmar que eu tenho que deixar espações livres em todas as dimensões de um trilho..por exemplo?
Um CD ...posso afirmar que ele sofre variação volumétrica tb?A relação é sempre válida?


Os coeficientes de dilatação: linear, superficial e volumétrico são aproximadamente tais que

não entendi o que você quis dizer com: "por que nem todos os materiais dilatam-se nessas mesmas proporções?"

Quando um corpo se dilata, dilata-se em todas as suas dimensões.

2)Pequena dúvida em relação ao ''conceito'' de temperatura...Eu li em um livro que temperatura é a medida da agitação térmica das moléculas...e quanto maior for a agitação das mesmas..mais eu posso afirmar que é a energia cinética das moléculas...porém..veio outro termo depois que me confundiu...energia térmica...essa energia é a ''soma individual das energias cinéticas de cada molécula..''...e a essa sera tanto maior quanto for a energia cinética das moléculas..independente da quantidade que eu tenho de moléculas..então a enrgia térmica transferida depende...''embaralho tudo aqui''....hehehe..alguém me explica melhor?

as moléculas dos corpos possuem energia. A energia total das moléculas é a soma das energias de ligação entre seus átomos e da energia cinética, ou de vibração. Essa energia de movimento, ou vibração é denominada energia térmica e está associada à temperatura dos corpos.

Quanto mais agitação das moléculas, mais energia cinética, ou energia térmica e maior a temperatura. Por definição temperatura é uma medida do grau de agitação das moléculas de um corpo.

3)Um termometro que está ao ambiente , vai adquirir a temperatura deste?(pergunta boba eu sei)...Se eu tiver a uma temperatura ambiente de -40°C o aparelho vai indicar essa temperatura?


se lhe dermos tempo suficiente, esperemos que sim, caso contrário estará quebrado.

4)As lâminas bimetálicas são juntas e quando são dilatadas, ficam a diferentes comprimentos..mas quando essas ficam a diferentes comprimentos uma delas meio que segue a outra...elas estão fundidas e não conseguem se soltar mesmo dilatando-se uma mais que a outra...ta certo a idéia?

Sendo de metais diferentes e de comprimentos iniciais iguais, elas se dilatam de maneira diferente ficando cada uma com um comprimento diferente. O menor comprimento forma o raio menor e vice-versa

Dúvidas Dilatação! Trikq

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty mais dúvidas..

Mensagem por guilhermefisica Sáb 05 Jun 2010, 11:18

Euclides escreveu:1)Se ''beta'' é igual 2x''alfa'' e ''gama'' vale 3x ''alfa''...por que nem todos os materiais dilatam-se nessas mesmas proporções?É correto afirmar que eu tenho que deixar espações livres em todas as dimensões de um trilho..por exemplo?
Um CD ...posso afirmar que ele sofre variação volumétrica tb?A relação é sempre válida?


Os coeficientes de dilatação: linear, superficial e volumétrico são aproximadamente tais que

não entendi o que você quis dizer com: "por que nem todos os materiais dilatam-se nessas mesmas proporções?"

Quando um corpo se dilata, dilata-se em todas as suas dimensões.

2)Pequena dúvida em relação ao ''conceito'' de temperatura...Eu li em um livro que temperatura é a medida da agitação térmica das moléculas...e quanto maior for a agitação das mesmas..mais eu posso afirmar que é a energia cinética das moléculas...porém..veio outro termo depois que me confundiu...energia térmica...essa energia é a ''soma individual das energias cinéticas de cada molécula..''...e a essa sera tanto maior quanto for a energia cinética das moléculas..independente da quantidade que eu tenho de moléculas..então a enrgia térmica transferida depende...''embaralho tudo aqui''....hehehe..alguém me explica melhor?

as moléculas dos corpos possuem energia. A energia total das moléculas é a soma das energias de ligação entre seus átomos e da energia cinética, ou de vibração. Essa energia de movimento, ou vibração é denominada energia térmica e está associada à temperatura dos corpos.

Quanto mais agitação das moléculas, mais energia cinética, ou energia térmica e maior a temperatura. Por definição temperatura é uma medida do grau de agitação das moléculas de um corpo.

3)Um termometro que está ao ambiente , vai adquirir a temperatura deste?(pergunta boba eu sei)...Se eu tiver a uma temperatura ambiente de -40°C o aparelho vai indicar essa temperatura?


se lhe dermos tempo suficiente, esperemos que sim, caso contrário estará quebrado.

4)As lâminas bimetálicas são juntas e quando são dilatadas, ficam a diferentes comprimentos..mas quando essas ficam a diferentes comprimentos uma delas meio que segue a outra...elas estão fundidas e não conseguem se soltar mesmo dilatando-se uma mais que a outra...ta certo a idéia?

Sendo de metais diferentes e de comprimentos iniciais iguais, elas se dilatam de maneira diferente ficando cada uma com um comprimento diferente. O menor comprimento forma o raio menor e vice-versa

Dúvidas Dilatação! Trikq

Então Euclides , em relação a dilatação dos corpos..eu acho que na hora devo ter pensado em um fio de algum metal...ele estará dilatando-se em todas as dimensões tb...?

1-Eu posso , também, estar afirmando que quando eu for construir qualquer coisa...em uma indústria por exemplo...eu tenho de deixar espaços dos lados de todos os lados...por exemplo...eu tenho uma máquina... e essa tem um metal que dilata-se muito....tem um ''@'' muito elevado...eu tenho que estimar mais ou menos a temperatura que este vai estar se dilatando e deixar espaços em todas as dimensões...tipo um TRILHO DE FERROVIA...lembrei..eu tenho de deixar espaços entre os trilhos e um espaço nas ''laterais'' tb para evitar que estes empurrem o solo e venham a entortar , ou devido as tensões quebrar...CERTO?

2-A agitação térmica depende da média ponderada da energia cinética de todos as moléculas do corpo...independete da quantidade...então ...a energia térmica está . unicamente, ligada à velocidade das moléculas..ou vibração dessas...independente da quantidade que eu tenho delas...concluo que ''independete das quantidades de molkéculas que eu tenho...se estas estiverem a uma determinada velocidade, terão maior energia cinética e uma temperatura especifica...que será passada para outro corpo...independete da quantidade de moléculas que eu tenho...''

4- Eu posso afirmar que as lâminas bimetálicas estão fundidas?

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty Re: Dúvidas Dilatação!

Mensagem por guilhermefisica Qua 09 Jun 2010, 19:48

Eu preciso tirar essa dúvida...se a energia térmica do corpo é a medida da energia cinética de cada molécula...um corpo que tiver mais moléculas....porém com uma mesma ''média'' de energia cinética das moléculas...eu posso ter a mesma temperara mas uma diferente energia térmica...essa diferença de energia térmica....em um caso de dois corpos com ...supomos...um com o dobro da outra, porém com a mesma energia cinética 'média' das moléculas...a que tiver maior número de moléculas vai ser aquela que vai apresentar maior energia térmica...então...**************A PERGUNTA DEPOIS DA CONCLUSÃO....eu , com um corpo com mais moléculas...considerando essa situação acima...posso ter por mais tempo um corpo preservando sua energia térmica...tipo...ele vai ter mais energia térmica...portanto pode passar calor pra outros corpos por mais tempo...sem alterar sua temperatura!!!!!


Alguém me ajuda...depois dos ********* me confundo!!!to pirando cara!

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty Re: Dúvidas Dilatação!

Mensagem por Elcioschin Sáb 12 Jun 2010, 13:08

Mr Satan

Vou tentar esclarecer, complementando as informações do Euclides:

1) As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica.

A energia térmica de um corpo pode variar: por exemplo se colocarmos uma certa quantidade de água numa panela, e aquecermos o conjunto num bico de gás, o movimento das moléculas da água aumentará, aumentando com isto a energia térmica da água (e da panela).

Ao contrário, se colocarmos a panela com água em contato com gelo, o movimento das moléculas da água diminuirá, diminuindondo com isto a energia térmica da água (e da panela).

O que aconteceu, na realidade, nos dois casos, foi o seguinte:

a) No primeiro caso houve transferência de calor da chama do gás para a panela e para a água.

b) No segundo caso houve transferência de calor da panela e da água para o gelo.

Note portanto que calor é uma energia em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles existe uma diferença de temperatura.

A quantidade de calor transferida depende:

I) Da massa e cada corpo.
II) Do calor específico de cada corpo (característica do material de cada corpo).
III) Da temperatura de cada corpo.


2) Quanto à dilatação térmica SEMPRE ocorre a dilatação volumétrica. Em alguns casos, entratanto a dilatação linear ou a dilatação superficial são mais importantes.

a) Num líquido ocorre a dilatação volumétrica
b) Nos trilhos de estrada de ferro o mais importante é a dilatação linear.
c) Numa placa metálica de pequena espessura o mais importante é a dilatação superficial.

3) No caso de trilhos normalmente a cada x metros existe um intervalo para absorver a dilatação. No caso de tubulações metálicas transportando produtos quentes (vapor d'água, petróleo, etc.) existem duas soluções: curvas de dilatação ou juntas de dilatação.

4) As lâminas bimetálicas NÃO estão fundidas. Elas estão presas uma na outra (soldadas, coladas ou amarradas). Fusão é á MUDANÇA de estado quando um sólido vira líquido.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71813
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty Re: Dúvidas Dilatação!

Mensagem por guilhermefisica Sáb 12 Jun 2010, 15:07

Elcioschin escreveu:Mr Satan

Vou tentar esclarecer, complementando as informações do Euclides:

1) As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica.

A energia térmica de um corpo pode variar: por exemplo se colocarmos uma certa quantidade de água numa panela, e aquecermos o conjunto num bico de gás, o movimento das moléculas da água aumentará, aumentando com isto a energia térmica da água (e da panela).

Ao contrário, se colocarmos a panela com água em contato com gelo, o movimento das moléculas da água diminuirá, diminuindondo com isto a energia térmica da água (e da panela).

O que aconteceu, na realidade, nos dois casos, foi o seguinte:

a) No primeiro caso houve transferência de calor da chama do gás para a panela e para a água.

b) No segundo caso houve transferência de calor da panela e da água para o gelo.

Note portanto que calor é uma energia em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles existe uma diferença de temperatura.

A quantidade de calor transferida depende:

I) Da massa e cada corpo.
II) Do calor específico de cada corpo (característica do material de cada corpo).
III) Da temperatura de cada corpo.


2) Quanto à dilatação térmica SEMPRE ocorre a dilatação volumétrica. Em alguns casos, entratanto a dilatação linear ou a dilatação superficial são mais importantes.

a) Num líquido ocorre a dilatação volumétrica
b) Nos trilhos de estrada de ferro o mais importante é a dilatação linear.
c) Numa placa metálica de pequena espessura o mais importante é a dilatação superficial.

3) No caso de trilhos normalmente a cada x metros existe um intervalo para absorver a dilatação. No caso de tubulações metálicas transportando produtos quentes (vapor d'água, petróleo, etc.) existem duas soluções: curvas de dilatação ou juntas de dilatação.

4) As lâminas bimetálicas NÃO estão fundidas. Elas estão presas uma na outra (soldadas, coladas ou amarradas). Fusão é á MUDANÇA de estado quando um sólido vira líquido.


Ok..2,3 e 4 eu consegui entender por todos os que postaram...agora a 1 ta complicado...hehe...

Veja bem...Se a energia cinética do corpo está associada a energia térmica...então quanto mais energia cinética do corpo...maior a energia térmica....(1)
Um corpo pode ter maior energia térmica em relação a outro corpo porém pode ter a mesma temperatura!!! o.O...
Hum..então nesse caso da panela...ele pode estar mantendo...de alguma forma a sua temperatura, porém alterando a sua energia térmica....é meio como se fosse ele fosse chegar a um limite onde passado este, a temperatura iria alterar...(cerébro pegando fogo aqui kkkkk)...Nesse caso, por estar levando a panela ao fogo com água...eu não necessariamente estarei mudando a sua temperatura...porém a sua energia térmica apenas...Ah desistu de tentar entender..

Outra dúvidazinha...quando um corpo está em equilibrio térmico..ele tem a mesma energia cinética média das moléculas?

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty Re: Dúvidas Dilatação!

Mensagem por Elcioschin Dom 13 Jun 2010, 00:32

Pode-se considerar a temperatura de um corpo como sendo a medida do grau de agitação de suas moléculas.

Assim, quando um corpo recebe energia térmica (sem mudar de fase), sua moléculas passam a se agitar mais intensamente, isto é, sua temperaratura aumenta.
É o caso da panela com água no fogo: a temperatura da água aumenta.

O contrário também ocorre: quando um corpo cede energia térmica, suas moléculas passam a se agitar menos intensamente, isto é, sua temperatura diminui.
É o caso da panela com água no gelo: a temperatura da água diminui.

Quanto à sua última dúvida: Quando se fala em equilíbrio térmico, pressupõe-se a existência de DOIS ou mais corpos. Por exemplo colocando-se uma barra de aço com temperatura de 100 ºC dentro de um recipiente com água a 20 ºC vai acontecer o seguinte:

a) Ao ceder calor para a água a barra começa a esfriar.
b) Ao receber calor da barra a água começa a esquentar.
c) Esta transferência de calor da barra para a água ocorre até que as temperaturas de ambas se igualem (por exemplo em 32 ºC).

Quando a temperatura de equilíbrio é atingida, diz-se que foi atingido "o equilíbrio térmico" entre os dois corpos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71813
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Dilatação! Empty Re: Dúvidas Dilatação!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos