Introdução de texto
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Introdução de texto
Texto dissertativo-argumentativo com o seguinte TEMA: Os "justiceiros": É correto fazer justiça com as próprias mãos?
De acordo com o tema, gostaria de saber se minha introdução está boa.
De acordo com o tema, gostaria de saber se minha introdução está boa.
O conceito de justiça foi se transformando no decorrer do processo de formação sociopolítica da humanidade. Na História Antiga, por exemplo, prevalecia entre os macedônicos a Lei de Talião, olho por olho, dente por dente, na qual a justiça estava ligada a atos vingativos. Apesar de hoje haver um conjunto de leis que põe a justiça sob responsabilidade de órgãos representativos da sociedade, o ultrapassado Código Penal do país e a crescente taxa de violência, transformam simples civis em "justiceiros" do crime, acarretando num ciclo vicioso de violência.
Ludmilla Mayer- Jedi
Re: Introdução de texto
Boa tarde, Ludmilla Mayer.
Sua introdução está boa. Um pouco longa para o padrão dos vestibulares, mas isso você acertaria com as outras componentes do texto. Só uma dica: a vírgula depois de "crescente taxa de violência" não existe, pois está separando sujeito do predicado.
Algo que te aconselharia é situar historicamente o texto. O tema é a legitimação da justiça com "as próprias mãos". Embora a maioria das pessoas no Brasil hoje já liguem o tema ao garoto amarrado ao poste etc., vale notar que isso poderia ser associado a outro fato (o que seria até interessante citar, caso conhecesse, mais a frente no texto). O ciclo vicioso de violência citado ao final do texto é um excelente fio condutor para o resto da redação.
A demonstração de erudição no começo também ficou boa e orgânica. Eu só colocaria assim: Lei de Talião: "olho por olho, dente por dente"; [...]. Acho que ficaria melhor, mas isso é com você.
Espero ter ajudado.
j.honorio- Padawan
Outra coisa: não vejo o Código Penal brasileiro como ultrapassado, pelo contrário. Ele foi espelhado no que há de melhor em jurisdição contemporânea na Europa. O problema é que ela, em nosso país, existe meio a uma política muito corrupta e a uma sociedade fragilizada historicamente. Mas aí reside minha opinião, como dito. O importante é você ser sincera a sua, desde que não sofra de fascistização. XD
j.honorio- Padawan
Obrigada j.honorario, gostei de suas dicas. Quanto ao fato de ter dito que o Código Penal é ultrapassado, eu na verdade, eu poderia ter dito falho? Ou você acha que o problema está em quem aplica e controla as leis?
Ludmilla Mayer- Jedi
Quanto ao outro fato que isso poderia ser associado... eu realmente não sei. Poderia me ajudar para que meu texto seja enriquecido?
Ludmilla Mayer- Jedi
Bem, Mayer, a questão central é de como aplicam a lei. O Brasil é marcado por corrupção, apadrinhamento, coronéis etc. Eu colocaria como um problema de gestão governamental. Digo, se o Código fosse cumprido em 80% com honestidade, o Brasil melhoria pelo pelos uns 800%.
Acerca de justiça com as próprias mãos, você pode pesquisar acerca de milícias no Brasil, ou também poderia falar sobre cangaceiros. Se fizer um resumo esperto de um desses dois temas meio ao texto seria uma enriquecida legal. O pior das redações de vestibulares é o espaço. =/
j.honorio- Padawan
Genial! Muitíssimo obrigada.
Ludmilla Mayer- Jedi