PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Processo de fragmentação

2 participantes

Ir para baixo

Processo de fragmentação Empty Processo de fragmentação

Mensagem por Bruno Barreto Sáb 15 maio 2010, 11:30

(UFPB)Uma porção de certa substância com 512g de massa será fragmentada da seguinte forma. Na primeira etapa da fragmentação, a porção será dividida em duas partes de massas iguais. A partir da segunda etapa, cada parte obtida na etapa anterior será dividida em duas com massas iguais. Sabendo-se que na fragmentação de cada parte será utilizada uma quantidade de, no máximo, 2 Joules (J) de energia, é correto afirmar que, quando a massa de cada parte for de 2g, a quantidade total de energia, utilizada em todo o processo de fragmentação, será de no máximo:
a) 498J c) 682J e) 510J
b) 906J d) 824J

Letra E

Bruno Barreto
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 997
Data de inscrição : 23/10/2009
Idade : 34
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Processo de fragmentação Empty Re: Processo de fragmentação

Mensagem por Euclides Sáb 15 maio 2010, 12:12

Bruno Barreto escreveu:(UFPB)Uma porção de certa substância com 512g de massa será fragmentada da seguinte forma. Na primeira etapa da fragmentação, a porção será dividida em duas partes de massas iguais. A partir da segunda etapa, cada parte obtida na etapa anterior será dividida em duas com massas iguais. Sabendo-se que na fragmentação de cada parte será utilizada uma quantidade de, no máximo, 2 Joules (J) de energia, é correto afirmar que, quando a massa de cada parte for de 2g, a quantidade total de energia, utilizada em todo o processo de fragmentação, será de no máximo:
a) 498J c) 682J e) 510J
b) 906J d) 824J
Letra E

A questão é simples, é só matemática, mas tem de ser encarada com calma e frieza para não haver atropelamentos.

1) vamos efetuar divisões sucessivas por 2 até que o resultado seja igual a 2:



serão então 8 etapas.

2) cada etapa dobra o número de fragmentos



3) gasto de energia por etapa para obter



4) a energia total consumida é então a soma de uma PG de razão 2


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos