PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão fácil de calorimetria.

2 participantes

Ir para baixo

Questão fácil de calorimetria. Empty Questão fácil de calorimetria.

Mensagem por julia.rezende 24/2/2014, 7:59 pm

Um médico recomendou a um paciente que fizesse exercícios com uma toalha quente sobre os ombros, a qual poderá ser aquecida, a uma mesma temperatura, embebedando-a com água quente ou utilizando-se um ferro de passar roupa, que a manterá seca. Quando a temperatura da toalha tiver baixado 10oC, a toalha:
a) úmida terá liberado mais calor que a seca, devido ao grande calor específico da água.
b) úmida terá liberado menos calor que a seca, devido ao pequeno calor específico da água.
c) seca terá liberado a mesma quantidade de calor que a toalha úmida.
d) seca terá liberado mais calor que a úmida, devido à grande massa específica da água.
e) seca terá liberado menos calor que a úmida, devido à pequena massa específica da água.

Sei que a resposta é a letra A, mas alguém poderia me explicar por quê? Sei que o calor específico da água é alto, então isso não quer dizer que ela "conservaria" o calor por mais tempo?

julia.rezende
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão fácil de calorimetria. Empty Re: Questão fácil de calorimetria.

Mensagem por Euclides 25/2/2014, 3:36 pm

Observe a tabela de calores específicos abaixo:

Questão fácil de calorimetria. Tabela-de-caloree-especfifico

o calor específico da água é maior que o de qualquer outra substância comum. Considere tres amostras de mesma massa de:

- água
- lã de vidro
- ferro

que estejam à mesma temperatura inicial. Para elevar suas temperaturas em, por exemplo, 10°C cada uma deverá receber uma quantidade de calor:



como massa e variação de temperatura são as mesma para todos, podemos escrever



e fica claro que a substância com maior calor específico deverá receber mais calor para alcançar a mesma temperatura. Isso significa que essa substância também devolverá mais calor para o meio do que as outras, ao resfriar.

você escreveu:Sei que o calor específico da água é alto, então isso não quer dizer que ela "conservaria" o calor por mais tempo?
e quem falou em "tempo" no exercício?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos