PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

encontrar Lugar geometrrico

3 participantes

Ir para baixo

encontrar Lugar geometrrico Empty encontrar Lugar geometrrico

Mensagem por lucasdemirand Qui 09 Jan 2014, 11:10

Olá amigos, estou com muita dificuldade no seguinte exercicio de ALGA.
Encontrar a equação do lugar geométrico que encontra-se a 6 unidade da origem e 2 unidades do eixo y. Após encontrar, como construir ? 
Caso alguem possa me ajudar...
e apenas outra duvida, voces conhecem um programa para fazer a construçao desses exercicios, gostaria de saber se estou fazendo eles corretamente.
lucasdemirand
lucasdemirand
Jedi
Jedi

Mensagens : 214
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 29
Localização : Pelotas, Rio grande do sul, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

encontrar Lugar geometrrico Empty Re: encontrar Lugar geometrrico

Mensagem por megatron0000 Qui 09 Jan 2014, 12:13

Bom, está aí uma figura que ajuda:encontrar Lugar geometrrico <a href=encontrar Lugar geometrrico Fj6c  " />

A circunferência azul é formada pelos pontos que distam 6 unidades da origem. Sua equação, portanto, é:



As 2 retas pretas são formadas por pontos que distam 2 unidades do eixo Y. Suas equações são:



e




Para achar o lugar geométrico dos pontos que atendem ambas as exigências, basta armar um sistema:



ou




Resolvendo o sistema de cima, temos:









Resolvendo o de baixo:









Finalmente, os pontos que atendem os requisitos são

Esse tipo de exercício pode ser entendido algebricamente e "visualmente" (geometricamente).

Os 2 requisitos iniciais (distância de 6 unidades da origem e 2 unidades do eixo Y) são passíveis de análise puramente algébrica, ou seja, não é difícil transformar os 2 em equações (foi o que eu fiz, com as equações das retas pretas e da circunferência azul). Depois desse primeiro passo, sem nem mesmo visualizar o que está acontecendo no plano (através da figura), conseguimos achar satisfatoriamente os pontos que obedeceriam às 2 exigências ao mesmo tempo (sistema).

A imagem serve para que consigamos "enxergar" o que toda a manipulação algébrica significa. Nesse ponto, fica fácil ver as soluções, pois ,na figura, as retas e a circunferência se interceptam em 4 pontos, conforme encontramos.

Ah ,é ! Um programa que permite construir esses gráficos é o "Geogebra" (aliás, foi o que eu usei)...

megatron0000
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 26
Localização : são paulo, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

encontrar Lugar geometrrico Empty Re: encontrar Lugar geometrrico

Mensagem por lucasdemirand Sex 10 Jan 2014, 19:25

bah, brigadão cara. Ajudou demais, e tinha umas duvidas também enquanto aos desenhos, pois minha professora pede a construção deles e nos exercícios eu não tenho uma boa base pra saber se estou fazendo o desenho corretamente. Valeu pela ajuda mesmo.
lucasdemirand
lucasdemirand
Jedi
Jedi

Mensagens : 214
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 29
Localização : Pelotas, Rio grande do sul, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

encontrar Lugar geometrrico Empty Re: encontrar Lugar geometrrico

Mensagem por joaõ_gatão Dom 12 Jan 2014, 18:49

Estudando pra prova da elaine hein hahahaha

joaõ_gatão
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/01/2014
Idade : 29
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

encontrar Lugar geometrrico Empty Re: encontrar Lugar geometrrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos