PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Internet vs. Livros

2 participantes

Ir para baixo

Internet vs. Livros Empty Internet vs. Livros

Mensagem por FernandoPP- Qui 15 Ago 2013, 18:42

''Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros'' - Bill Gates

Leitura: a base da educação

Ao longo das décadas, a tecnologia se desenvolveu imensamente, modificando muito a a sociedade. A internet, um dos adventos da modernidade, está presente no cotidiano de muitos. O problema é que o excesso de facilidades que ela proporciona gera dependência e acomodação, sendo frequentemente usada de má forma.

Com o surgimento e a disseminação do uso da internet, os livros estão se tornando cada vez mais obsoletos. Antigamente, as pesquisas escolares consumiam muito tempo, pois era preciso ir à biblioteca ou consultar um livro e fazer tudo à mão. Hoje, o mesmo trabalho é feito em alguns minutos, sem nem precisar lê-lo. Isso culminou na alienação de grande parte dos jovens.

A leitura de livros exige capacidade de concentração, pensamento atento, focado. Já a internet leva o cérebro a se distrair, mudar o foco, dividir a atenção, a não memorizar informações, o que acaba por degradar a capacidade cognitiva do indivíduo. O jovem, muitas vezes, nem sabe o que está lendo, pois o seu pensamento está em outro lugar.

Assim, a internet deve ser um complemento para os livros, e não um substituto. O aluno que estuda pelos livros pode usar a internet para tirar dúvidas existentes. Ele tem o livre arbítrio para escolher o que quer ser no futuro: um adulto alienado ou um profissional bem sucedido.

Comentários? Laughing
FernandoPP-
FernandoPP-
Jedi
Jedi

Mensagens : 354
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 26
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Internet vs. Livros Empty Re: Internet vs. Livros

Mensagem por schow Qui 15 Ago 2013, 23:00

FernandoPP- escreveu:
''Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros'' - Bill Gates

Leitura: a base da educação

Ao longo das décadas, a tecnologia se desenvolveu imensamente, modificando muito a a[:arrow: erro de digitação] sociedade. A internet, um dos adventos da modernidade, está presente no cotidiano de muitos [Apesar de não terem a mesma classe (muito e muitos), evite a ocorrência deles quando próximos. Utilize, por exemplo, o "bastante" no primeiro uso]. O problema é que o excesso de facilidades que ela proporciona gera dependência e acomodação, sendo frequentemente usada de má forma. [Recomendaria, em vez de "má forma", o uso de "forma incorreta". Seria importante, também, deixar claro na introdução o que seria essa "má forma".]

Com o surgimento e a disseminação do uso da internet, os livros estão se tornando cada vez mais obsoletos. Antigamente, as pesquisas escolares consumiam muito tempo, pois era preciso[,por exemplo,] ir à biblioteca ou consultar um livro e fazer tudo à mão [marca de oralidade, vejo eu]. Hoje, o mesmo trabalho é feito em alguns minutos, sem nem [recomendaria o uso de "mesmo" ou "ao menos", em vez de "nem", para evitar essa repetição do som vocálico] precisar lê-lo [Há ambiguidade: ler o trabalho feito ou o livro (que seria consultado), citado na frase anterior?]. Isso culminou na alienação de grande parte dos jovens.

A leitura de livros exige capacidade de concentração, pensamento atento, focado. Já a internet leva o cérebro a se distrair, mudar o foco, dividir a atenção, a não memorizar informações, o que acaba por degradar a capacidade cognitiva do indivíduo [Houve uma generalização grave. Infere-se do que escreveu que o uso da internet obrigatoriamente torna o indivíduo disperso (desconcentrado), com capacidade reduzida. Acredito que não tenha sido isso o que quis escrever]. O jovem, muitas vezes, nem sabe o que está lendo, pois o seu pensamento está em outro lugar [marca da oralidade] .

Assim, a internet deve ser um complemento para os livros, e não um substituto. O aluno que estuda pelos livros pode usar a internet para tirar dúvidas existentes. Ele tem o livre arbítrio para escolher o que quer ser no futuro: um adulto alienado ou um profissional bem sucedido. [Comentário: um aluno que utiliza a internet, em vez de livros, como fonte de informações deve ser alienado? Um assíduo leitor de livros digitais (e-book) ou de uma revista eletrônica não pode ser um profissional bem sucedido, mesmo não utilizando a internet como um complemento?]

Comentários? Laughing
Acredito que tenha errado nesses detalhes. Deve ter cautela para não escrever sua ideia com sentido alterado ou com generalizações. É mais uma questão de leitura do próprio texto.

Duas ressalvas são importantes:

O título do seu texto, "Leitura: a base da educação", deixa dois pontos a serem discutidos:

1°) A própria leitura, a sua importância.
2°) O fato de ela ser fundamental, de ser a base da educação.


Há um choque de ideias em relação a isso no seu texto, pois utilizar a internet também se dá a partir da leitura; então, sendo isso um fato, a internet seria uma ferramenta educacional, podendo servir de base. Porém, não é isso que é defendido no texto, você enfatiza apenas o uso de livros na construção de conhecimentos, com o desenvolvimento de habilidades, embora tenha relativizado um pouco no final do texto, citando a possibilidade de utilização da internet como complemento ao aprendizado. Mesmo com isso, os motivos que tornam o uso da internet tão prejudicial não foram especificados. O problema está no uso excessivo ou na dificuldade de selecionar informações no meio de tantas outras? Ou seria a tendência atual da utilização das redes sociais, sem qualquer desenvolvimento de capacidades talvez proporcionadas por um bom livro? A agilidade para conseguir informações, conquistada nas últimas décadas, seria mesmo um problema em relação à internet que causaria déficits desse nível no usuário? Para mim, não houve elucidação dos motivos, havendo um contrassenso no final do texto, tendo como referência o penúltimo parágrafo: por que utilizaria a internet se ela degrada minha capacidade cognitiva?
 
Outro problema é que você não escreveu sobre educação, ficando um vazio entre o seu título e o texto. Talvez se tivesse evitado o uso do título, esse problema não teria surgido (não sei se, no exame que irá prestar, ele é obrigatório).

Se achar que errei algo, pode responder, posso estar errado mesmo. 👅 

Mas, no geral, não houve fuga do tema, embora eu ache que poderia ter sido mais explorado. Tirando esses erros cometidos, principalmente a generalização no desenvolvimento e a contradição na conclusão do texto, feitas talvez por falta de atenção, você obedeceu à direção que tomou desde o início do texto. Smile 

Espero que ajude. Wink
schow
schow
Jedi
Jedi

Mensagens : 446
Data de inscrição : 03/01/2013
Idade : 28
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Internet vs. Livros Empty Re: Internet vs. Livros

Mensagem por FernandoPP- Sex 16 Ago 2013, 14:08

Valeu Schow! Very Happy
FernandoPP-
FernandoPP-
Jedi
Jedi

Mensagens : 354
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 26
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Internet vs. Livros Empty Re: Internet vs. Livros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos