PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

interpretação de texto

Ir para baixo

interpretação de texto Empty interpretação de texto

Mensagem por ELIZANGELA MARTINS Seg 05 Ago 2013, 13:24

A resposta de Dona Benta
Monteiro Lobato
No dia seguinte Dona Benta respondeu a carta do Pequeno Polegar. Que viessem todos. Ela iria comprar mais
terrenos vizinhos, de modo que o Mundo da Fábula inteiro coubesse lá. Mas na hora de subscrita o envelope a boa
velhinha atrapalhou-se. Viu que Polegar havia esquecido de mandar o endereço.—Que cabecinha de vento!
Escreve-me uma carta e não indica para onde devo remeter a resposta.

E cheia de indecisão estava a pensar naquilo, quando Narizinho se aproximou com um:—Que é, vovó?—
Aosaber da falta de endereço, riu-se regaladamente.—Ora, dá-se! Parece incrível que a senhora se aperte por tão pouca coisa. É só chamar a Emília... Emília!EMÍLIA!...
Emília surgiu rebolando.—Venha resol
ver um caso que está atrapalhando vovó. Polegar escreveu, mas esqueceu de botar o endereço.
Vovó não sabe para onde mandar a resposta.Emília deu uma risada gostosa.—Ah, meu Deus! Que bicho
 bobo é gente grande!... Morrem de lidar com as maravilhas e não

aprendem nada não aprendem essa coisa tão simples que é o ―faz de conta‖. Me dá aqui a carta.
Dona Benta, de boca entreaberta e olhar admirado, foi-lhe entregando a cartinha de resposta. Emília agarrou a e
leu a...—Isso é falta de delicadeza, Emília, ler carta dos outros—observou Narizinho.—
É falta de delicadeza quando a carta vai pelo correio. No sistema do ―faz de conta‖ não é, porque faz de conta
que não li. Li para ver se ―vovó‖ não nos traiu.—Emília, Emília!—gritou Narizinho com severidade.—
Como se atreve a fazer semelhante juízo de vovó Minha cara—respondeu Emília como maior desplanteeu já
virei uma Floriana Peixota: confio desconfiando...—Já se viu que diabinha?—murmurou Dona Benta
 filosoficamente.Emília chegou à janela e gritou:Ventos e brisas daquém e dalém Passarinhos e borboletas

Esta resposta ao Polegar levade,Depressa, depressa, se não...E lançou a cartinha ao vento.—Se não o quê,
 Emília?—perguntou Narizinho.—Se não, nada. O se não (sic original) é só pra meter medo.

(LOBATO, Monteiro. O Pica-pau-amarelo. In: Obra infantil completa: Edição Centenário–1882-
1982. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 789.)
1) O texto ―A resposta de Dona Benta‖ é apenas um fragmento. Ele fala de uma carta, que deve ter sido apresentada em trecho anterior de O Pica-pau-amarelo. Releia o parágrafo 1 e responda:
a) A quem se refere a palavra ―todos‖?
b) Qual deve ser o conteúdo (assunto) da carta escrita pelo Pequeno Polegar?
2) Baseando-se em suas aulas e seus conhecimentos sobre a constituição do foco narrativo, responda:
a) Qual é o foco narrativo do texto ―A resposta de Dona Benta‖? Explique como você compreende esse foco narrativo.

ELIZANGELA MARTINS
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 46
Localização : fortaleza-ce

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos