PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento angular

4 participantes

Ir para baixo

Movimento angular  Empty Movimento angular

Mensagem por Andrew Wiles Qui 01 Ago 2013, 23:17

olá boa noite, estou com uma dúvida, estava estudando cinematica, e estava tudo bem, até chegar em movimento angular, ai alguns conceito ficou meio confuso, o primeiro é o de aceleração centrípeta, olha como vi no livro, se eu pegar a aceleração instantanea e dividir pelo raio, chego a aceleração angular certo ? mas se eu decompor em aceleração centrípeta, e dividir ela pelo raio, o que seria ? existe aceleração centrípeta angular ? sei lá estou muito confuso sobre movimento angular :\
Andrew Wiles
Andrew Wiles
Jedi
Jedi

Mensagens : 293
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 32
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Euclides Qui 01 Ago 2013, 23:37

Seu material deve ser ruim, ou sendo mal interpretado.

Você tem aí uma daquelas borrachas (de apagar lápis) grandes? Amarre uma delas num barbante e a faça girar num plano horizontal acima da sua cabeça. (Eu sugiro que faça mesmo).

A força que você sente na mão tem a mesma intensidade da força que atua na borracha (lei da ação e reação). Essa força é comunicada tanto à sua mão, quanto à borracha, pelo cordão. Como o cordão muda de direção continuamente, o mesmo acontece com a força. A força, porém, por agir através do cordão, tem sempre uma direção radial à trajetória da borracha.

Na borracha, essa força radial e voltada para o centro (sua mão) leva o nome de Força Centrípeta. A borracha, ao longo da trajetória circular, tem uma velocidade que é tangente à circunferência descrita, a velocidade tangencial. A força centrípeta é, portanto, perpendicular à velocidade tangencial. Por não ter a mesma direção da velocidade, essa força não pode alterar a velocidade, isto é, não lhe confere aceleração tangencial. O fato, porém, é que a velocidade, graças à ação dessa força, muda de direção continuamente. Para um vetor (a velocidade é um) mudar de direção é ser alterado. O agente que causa a variação da velocidade é uma aceleração, logo existe uma aceleração centrípeta que é responsável pela variação (em direção, mas não em módulo) da velocidade tangencial.

Se você fizer variar tanto a velocidade com que gira a borracha, o tamanho (massa) da borracha, quanto o comprimento do cordão vai perceber que essas mudanças alteram a força sentida na mão. A relação entre a força centrípeta, a velocidade tangencial, a massa e o raio da trajetória é



como força dividida por massa é aceleração (segunda lei de Newton) temos



Essa relações satisfazem o MCU (circular uniforme).

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Andrew Wiles Sex 02 Ago 2013, 01:17

eu uso o física clássica do sampaio ele é bom, eu entendo o que voce falou, mas existe aceleração angular certo ? exemplo, aceleração angular = aceleração linear / pelo raio da circunferencia , certo ? mas essa aceleração é a resultante, quero falar da aceleração Centrípeta , é certo fazer aceleração Centrípeta dividir pelo raio e achar aceleração Centrípeta angular ?  o livro nao fala isso, só relaciona assim, acp= w².R onde w² é a velocidade angular, e R o raio
Andrew Wiles
Andrew Wiles
Jedi
Jedi

Mensagens : 293
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 32
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Euclides Sex 02 Ago 2013, 01:26

Não existe uma aceleração centrípeta angular.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Andrew Wiles Sex 02 Ago 2013, 01:35

ata obrigado viu, só não consigo ver o motivo de nao ter, estou confuso sobre as grandezas angulares :z
Andrew Wiles
Andrew Wiles
Jedi
Jedi

Mensagens : 293
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 32
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Elcioschin Sex 02 Ago 2013, 09:37

O que está escrito no seu livro corresponde exatamente ao que o o Euclides explicou:

Seu livro ----> acp = w².R ----> w = v/R ----> acp = (v/R)².R ---> acp = v²/R

Euclides ----> acp = v²/R

Note que a aceleração centrípeta (acp) tem a mesma direção e sentido que a força centrípeta (Fcp) ---> Fcp = m.acp
Ela tem sentido radial, apontando para o centro da trajetória circular.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71688
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Andrew Wiles Sex 02 Ago 2013, 11:10

ah entendo, então a acaleração angular, seria a aceleração tangencial/ raio ? por que ela muda o valor algébrico da velocidade, então entra no cenceito de radianos, ja acelaração centrípeta, muda a direção do vetor velocidade, sendo assim, nao faz sentindo ter aceleração centrípeta angular, por que o radiano=comprimento do arco/Raio, certo a minha lógica ? ou estou pensando errado


Última edição por Andrew Wiles em Sex 02 Ago 2013, 11:36, editado 2 vez(es)
Andrew Wiles
Andrew Wiles
Jedi
Jedi

Mensagens : 293
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 32
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Gabriel Rodrigues Sex 02 Ago 2013, 11:34

A aceleração tangencial e a escalar possuem o mesmo módulo. Então, como a aceleração angular é obtida dividindo-se a escalar pelo raio, a aceleração tangencial dividida pelo raio também resulta na angular. 

A definição de aceleração angular é a taxa de variação temporal da velocidade angular. 
Não existe aceleração centrípeta angular (como o mestre Euclides disse). Afinal, o que essa grandeza iria representar? A taxa de variação da velocidade centrípeta angular? 

A aceleração angular é uma grandeza escalar (não sei se podemos relacionar vetores a ela) e a centrípeta é vetorial. Se pudéssemos associar vetores, a aceleração angular seria a resultante entre a aceleração centrípeta e a tangencial.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Andrew Wiles Sex 02 Ago 2013, 11:41

nossa, faz todo sentindo agora, obrigado por todos, a cada post, fui entendendo mais ainda, até chegar na conclusão que eu queria, obrigado pela ajuda, esse sem dúvida é o melhor forúm pra falar sobre isso, muito obrigado de verdade (:
Andrew Wiles
Andrew Wiles
Jedi
Jedi

Mensagens : 293
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 32
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento angular  Empty Re: Movimento angular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos