PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O gráfico mostra a variação do potencial...

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Empty O gráfico mostra a variação do potencial...

Mensagem por David_Estudante Ter 09 Jul 2013, 14:48

Relembrando a primeira mensagem :

O gráfico mostra a variação do potencial elétrico do campo existente entre duas placas planas condutores paralelas e muito grandes, com potenciais elétricos diferentes, em função da distância entre elas. Sendo E = 10 V/m a intensidade do campo elétrico uniforme entre essas placas, a distância entre os pontos A e B, referidos no gráfico e situados sobre uma mesma linha de campo, é:
O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Imagem
a) 8 m
b) 6 m
c) 4 m
d) 2 m
e) 0 m

 Resposta: 4 m.


Última edição por David_Estudante em Ter 09 Jul 2013, 15:06, editado 1 vez(es)

David_Estudante
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/05/2013
Idade : 35
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo


O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Empty Re: O gráfico mostra a variação do potencial...

Mensagem por David_Estudante Qua 10 Jul 2013, 11:34

Eu entendi o seguinte, no exemplo do exercício de um lado o potencial é positivo do outro é negativo, respectivamente +20 e -20, quando chega no meio o potencial é 0, ao passar do meio para o negativo o potencial fica negativo.

David_Estudante
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/05/2013
Idade : 35
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Empty Re: O gráfico mostra a variação do potencial...

Mensagem por Elcioschin Qua 10 Jul 2013, 21:47

aryleudo e David

Desculpem-me: eu não li i enunciado com a devida atenção. Devido a isto ignorem a minha mensagem anterior.
Eu tinha entendido que os potenciais de +20 V e -20 V eram das placas positiva e negativa.
Na realidade, em nenhum momento o enunciado afirma isto: ele diz apenas que os pontos A e B estão entre as duas placas. Não dá nem para dizer que a placa positiva tem 50 V nem que aplaca negativa tem 20 V, como no desenho do Ary. O máximo que se pode dizer é que o módulo do potencial da carga positiva é igual ao módulo do potencial da placa negativa ---> |U+| = |U-|

Façam então o seguinte desenho:

1) Representem a placa positiva e a negativa
2) Tracem duas linhas paralelas às placas (entre elas), uma linha A distante d da placa positiva e outra B distante d da placa negativa
3) A linha A representa uma superfície equipotencial: tem um potencial de +20 V
4) A linha B representa uma superfície equipotencial: tem um potencial de -20 V

Exatamente no meio do caminho entre A e B existirá uma 3ª superfície equipotencial com potencial zero. Assim o potencial é máximo (positivo) na placa positiva e mínimo (negativo) na placa negativa.

Notem que não temos dados para saber os potenciais das placas positiva e negativa (e nem o enunciado pede isto: o que ele pede apenas é a distância entre A e B, a qual o Ary calculou)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71773
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Empty Re: O gráfico mostra a variação do potencial...

Mensagem por aryleudo Qui 11 Jul 2013, 20:09

Obrigado pelos esclarecimentos mestre Elcio e o desenho que postei foi meramente ilustrativo, não tive a intenção de dizer que a situação da questão era aquela.
 

____________________________________________
"Há três coisas na vida que não voltam: As palavras, o tempo e as oportunidades."
Autor Desconhecido
aryleudo
aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 2292
Data de inscrição : 01/10/2009
Idade : 40
Localização : Cascavel/CE - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Empty Re: O gráfico mostra a variação do potencial...

Mensagem por Elcioschin Sex 12 Jul 2013, 12:36

Ary

Eu sei disso. Eu só fiz esta observação para que outros usuários tomem cuidado na interpretação e entendam claramente a questão
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71773
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Empty Re: O gráfico mostra a variação do potencial...

Mensagem por aryleudo Dom 14 Jul 2013, 20:50

Ok Elcio Very Happy Very Happy Very Happy

____________________________________________
"Há três coisas na vida que não voltam: As palavras, o tempo e as oportunidades."
Autor Desconhecido
aryleudo
aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 2292
Data de inscrição : 01/10/2009
Idade : 40
Localização : Cascavel/CE - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O gráfico mostra a variação do potencial... - Página 2 Empty Re: O gráfico mostra a variação do potencial...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos