PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajudinha galera

4 participantes

Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Ajudinha galera

Mensagem por Sir Isaac Seg 24 Jun 2013, 15:53

Eae galera,

  Venho por meio deste tópico pedir uma ajudinha a vocês Wink. Eu faço o 2° ano do E.M mas na verdade eu não consigo me concentrar muito bem,tipo eu quero seguir outro ritmo,ver outras matérias e não,ficar vendo aquela matemática fraca e os professores de física botando fórmulas na lousa pra decorar.Além disso eu quero muito prestar o ITA só que para isso,como vocês bem sabem,requer muito estudo e direcionamento apenas pra ele,coisa que o colégio ( o meu haha) não oferece.Então..queria saber o que vocês acham? eu dou uma "desligada" do colégio e foco no ITA ou aproveito as férias e dou uma estudada nesse segmento,opinem..
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 24 Jun 2013, 16:55

Ano passado, eu saí no meio do ano do meu colégio particular que era em período praticamente integral e fui pra escola pública pra poder focar meus estudos em exatas no período da tarde. Eu gostaria mesmo é de ter largado a escola, ficar estudando por conta própria, talvez ir pra alguma turma ITA, daí com 18 anos eu tirava o diploma do EM pelo ENEM e prestava a prova do ITA no fim do ano com boas chances de passar. O problema é fazer a família concordar com isso, já que é uma decisão bem radical, e por isso acabei tendo que terminar o EM normalmente (pelo menos esse ano saí da escola pública e estou terminando o terceirão num cursinho que usa material do Poliedro).
As férias são boas pra estudar o que quiser, sem ter que ficar preso às coisas que o colégio está passando, mas elas não vão resolver seu problema.
Acho que você deveria conversar com seus pais sobre o que seria melhor pra você: continuar no seu colégio, ir para algum de menor carga horária, concluir o EM em alguma turma ITA (aí em Fortaleza não falta), ou largar o colégio e deixar pra tirar o diploma do EM pelo ENEM, ficando livre pra estudar por conta própria (podendo se matricular em alguma turma ITA posteriormente).
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Sir Isaac Seg 24 Jun 2013, 17:54

Matheus,já pensei em largar o colégio e pegar diploma EM pelo enem,mas acho que fica meio "estranho" o histórico escolar só até o meio do 2° ano.Eu vou tentar conseguir uma bolsa em algum cursinho aqui,pois a mensalidade é altíssima,pra você ter uma ideia um dos cursinhos mais fracos tem mensalidade de 745 reais Shocked...e o melhor é 930...

O ruim é que bolsa é muito complicado,o melhor seria uma aprovação em uma universidade pública que aí a bolsa era bem fácil...Vou me programar nessas férias e tentar estudar por conta própria depois das férias,ou seja,sair do colégio.

Valeu pela dica aí,abraço!
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 24 Jun 2013, 18:17

Não precisa ter 18 anos pra pegar o diploma pelo ENEM? 

Cara, você ainda está no 2° ano... eu estou no 3° ano, faltando menos de 6 meses pra prova do ITA, que é o que eu quero também (uma das opções). E estou bem confiante! 

Você não precisa largar a escola... na verdade, na minha opinião, você não DEVE largar! Será muito bom pra você conseguir ter disciplina e responsabilidade conciliar a escola com seus estudos individuais.
Eu sei o quanto você está focado, mas creio que largar a escola seria ilógico. As chances de "acomodar" são maiores. Na escola, você tem uma pressão: a de conseguir tirar boas notas e estudar pro seu sonho. 
Eu, por exemplo, levo sempre meus livros do FME pra escola e estudo nos recreios e naquelas pausas que os professores fazem durante a aula (nem sempre o professor dá uma aula 100% contínua).

Pense bem. Você tem um ano e meio. Escolha o seu material bem. Tente começar um ritmo de estudos. Tenho certeza que se começar nessas férias e focar até o fim do ano que vem, passará em qualquer prova! 

cheers

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Sir Isaac Seg 24 Jun 2013, 21:23

Gabriel,vou levar bem mais que um ano e meio para a preparação ITA,como você já tá a mais tempo poderia te fazer uma pergunta : como você começou a preparação? usou quais livros? sempre na ordem?(ex: matemática começou por conjuntos e foi evoluindo ou foi vendo o que mais tinha dificuldade?).

Valeu aí,abraço!
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 24 Jun 2013, 22:16

Eu comecei os estudos individuais exatamente em 02/01/2013. Foi muito importante ter tido um mês livre para me organizar e ir me conhecendo, para ver o que eu podia fazer para ir aumentando o ritmo. 
Comecei por Física, em Mecânica. Fiquei uns dois meses só em Mecânica, pra pegar ritmo. Depois, comecei a estudar Termologia e Eletrostática simultaneamente. Fiquei até o fim de abril assim e passei pra Matemática, já que tinha uma base péssima. Fiquei só em Matemática desde então, e ajudou muito. 
Agora, meu livro de Química 01 chega essa semana e vou iniciar o estudo das três disciplinas simultaneamente já na semana que vem. 

É muito importante, antes de você começar, ver se é realmente isso que você quer, pois terá de abrir mão de muita coisa que antes você gostava. Por exemplo, tive que ficar sem Facebook, MSN, sair com os amigos nos fins de semana... mas vale muito a pena, de verdade. Hoje em dia nem sinto mais falta disso. Quando você pega um ritmo legal, as outras coisas nem se comparam a isso. (o que é Facebook perto da Física, cara? Razz Wink

Para Física, uso Tópicos de Física (Gualter, Newton, Helou). Comprei os 3 volumes e recomendo fortemente. As explicações são fáceis de entender e tem exercícios de fáceis até bem difíceis. 
Para Matemática, até agora uso o FME (Fundamentos de Matemática Elementar), do Gelson Iezzi, mas outros autores também escrevem. Tenho os volumes 1 (Funções e Conjuntos, que foi por onde comecei), 5 (Probabilidade e Combinatória), 9 (Geometria Plana), 10 (Geometria Espacial). 
Ouvi dizer que o Aref (Noções de Matemática) é ótimo para Álgebra. Vou comprar o de Trigonometria dele. 
Quanto à Química, eu pedi Química Geral e Reações Químicas do J. Kotz, que ouvi fortes recomendações. Mas tem o Atkins, que dizem ser excelente! 

É isso aí cara. O ideal é começar pelo mais simples e ir evoluindo. Se começar pelo mais difícil, pode ter um baque e perder o ânimo. Comecei por cinemática e fui evoluindo pra Dinâmica e quando vi já estava quase acabando o Volume 1 de Física. 
É sério. Você tem um ano e meio. Até o fim do ano, você já conseguiu estabelecer o ritmo de estudo ideal. Ano que vem é só usufruir disso e continuar se dedicando. Eu boto muita fé! cheers

Só não saia da escola. Você vai adquirir muita maturidade se conseguir conciliar o seu ritmo com a escola. 

Abraços Smile

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por NewGate Ter 25 Jun 2013, 07:15

Escola pública é chato mesmo,Matemática na escola só te ensinam o básico do básico, física, bem com essa fórmula você pode responder isso e isso kk, sei bem como é o sistema,também tou no 2º do E.M,mudei até do período da tarde para noite, para focar mais no enem. É um pouco arriscado você não obtiver a média para pegar o diploma pelo ENEM, é mais fácil focar no ITA,sozinho ou curso e tirando notas médias na escola..
NewGate
NewGate
Jedi
Jedi

Mensagens : 240
Data de inscrição : 02/06/2013
Idade : 27
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Sir Isaac Ter 25 Jun 2013, 19:20

Gabriel é legal o seu depoimento e a forma como você demonstra humildade,parabéns.Very Happy Agora voltando pro assunto,essa parte de ter de abdicar de facebook,games e etc é o que mais pesa,mas é a busca de um sonho então isso é nada.Quanto a livros...eu não tenho nenhum dos recomendados em mãos,tenho todo o material no computador e é um material bem legal mas sinto que estudando sem o livro (presente) não rendo muito.Para física disponho de algumas coleções como : Física clássica (sampaio e calçada),tópicos de física (apenas os exercícios resolvidos),fundamentos da física (nicolau,ramalho),Halliday (usa cálculo,não gostei muito),além do livro do Renato brito (fundamentos de mecânica vol 1) e algumas apostilas do poliedro.Para matemática tenho o FME e alguns volumes do Aref,sinto que em matemática meu material é fraco ( não sei se é verdade).Em química tenho os 3 volumes do Feltre,Atkins e um volume do Brady e Humiston. O que você diria do material? Ah,e quanto a horas diárias de estudo vejo em muitos depoimentos pessoas falando que precisa de 16 horas para passar no ITA...o que você diria?


Valeu aí,abraço!
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Gabriel Rodrigues Ter 25 Jun 2013, 20:44

Cara, 16 horas diárias, líquidas? 
Eu ainda não cheguei nesse ritmo. Estudo, no máximo, 10h diárias (individuais), até porque tem a escola, tarefas da escola, trabalhos que tomam tempo... 

Mas se você conseguir manter esse ritmo, ótimo! Mas comece devagar... o primeiro mês será o mais difícil. Mas se conseguir manter o ritmo nele, o resto é tranquilo. 

Quanto ao material, acho muito bom. O do Ramalho dá conta. 
E quantos FME e do Aref você tem?
Você está bem guardado de química, fique tranquilo!

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Sir Isaac Ter 25 Jun 2013, 20:47

Tenho os 11 volumes do FME. Do Aref tenho 4 volumes.
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudinha galera Empty Re: Ajudinha galera

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos