PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria Analítica 2 ( Dúvida simples )

2 participantes

Ir para baixo

Geometria Analítica 2 ( Dúvida simples ) Empty Geometria Analítica 2 ( Dúvida simples )

Mensagem por marcioamorim Qui 23 maio 2013, 15:40

Considerando–se a circunferência C1 e a reta r de equações (x + 1)²+ (y − 2)² = 16 e 3x + 4y + 10 = 0, respectivamente, pode-se afirmar: V/F

1) Uma equação de uma reta paralela a r e tangente a C1 é 3x + 4y – 20 = 0 ( V ou F )

Dúvida neste item : para saber qual o ponto tangente existente ( se houver ) basta resolver o sistema da equação da circunferÊncia com a da reta ? Tem outro jeito mais rápido ? Aquele método de Determinante ser diferente de 0 denota SPD , logo , apenas uma solução (x,y) , ou melhor , o ponto tangente , funfa ?

P.S : Sei que as retas são paralelas pois mr = ms , logo , a duvida condiciona a parte da circunferência.

2) A reta r faz com o eixo Oy um ângulo θ tal que tgθ=3/4 ( V ou F )

Dúvida neste item : Não sei qual é o ângulo formado com o eixo Oy , tem dois ângulos , não sei qual escolher ; tenho dificuldade em saber qual é o ângulo feito com Oy .

Gabarito : 1 F 2 F

Valeu .
marcioamorim
marcioamorim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Analítica 2 ( Dúvida simples ) Empty Re: Geometria Analítica 2 ( Dúvida simples )

Mensagem por marcioamorim Dom 26 maio 2013, 20:43

up
marcioamorim
marcioamorim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Geometria Analítica 2 ( Dúvida simples ) Empty Re: Geometria Analítica 2 ( Dúvida simples )

Mensagem por Euclides Dom 26 maio 2013, 21:24

as paralelas a r têm equação geral:

substitui-se y na equação da circunferência. Para ponto de tangência ∆=0. Haverá duas soluções (duas tangentes).

o menor ângulo que r faz com OX é tal que tanθ=3/4 ,o ângulo com OY é 90-θ, que tem tan(90-θ)=4/3

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo