PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força, Momento e Tensão

Ir para baixo

Força, Momento e Tensão Empty Força, Momento e Tensão

Mensagem por Convidado Dom 20 Jan 2013, 17:54

Caros, saudações!

Se não me engano, há engenheiros que frequentam este fórum... tenho algumas dúvidas bem básicas com relação à estática. Posso Perguntá-las?

Em caso negativo, onde acho um fórum de engenharia civil ou mecanica onde posso tirar dúvidas?

Obg!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Força, Momento e Tensão Empty Re: Força, Momento e Tensão

Mensagem por Euclides Dom 20 Jan 2013, 18:05

Dúvidas básicas, do nível médio, cabem aqui. Para engenharia

http://www.projest-engenharia.com/forum/

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força, Momento e Tensão Empty Re: Força, Momento e Tensão

Mensagem por Convidado Dom 20 Jan 2013, 21:58

Euclides, vc me recomenda este fórum pq foi o 1º que apareceu no Google ou porque é de sua confiança?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Força, Momento e Tensão Empty Re: Força, Momento e Tensão

Mensagem por Euclides Dom 20 Jan 2013, 22:06

Foi pesquisa no Google. Não conheço nenhum.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força, Momento e Tensão Empty Re: Força, Momento e Tensão

Mensagem por Convidado Seg 21 Jan 2013, 16:36

Bem, as minhas dúvidas que tem base no EM são as seguintes...

Para esboçar o gráfico da força e do momento atuante numa viga apoiada usamos o cálculo diferencial e integral. Isto é, a derivada do momento com relação ao eixo longitudinal da viga (geralmente x) é a força cortante:

Força, Momento e Tensão Gif

Mas estava pensando se esta identidade não é uma particularização duma ideia mais geral e úitl... pensei no seguinte:

Força, Momento e Tensão Gif

Sendo L a grandeza comprimento.

Me pareceu fazer sentido até que consultei um livro técnico que constatava o caso angular e afirmava que:

Força, Momento e Tensão Gif

Sendo r a grandeza comprimento.

Então ficou a dúvida: por que, para se chegar ao momento atuante, no caso angular é preciso interpretar o braço em função da força e no caso linear a força em função do braço?

Ademais... uma carga distribuída linearmente e uniformemente sobre uma viga, como no 1º desenho abaixo, é expressada, geralmente, como: "5 N/m". O que não faz sentido! Pois isto diz que F = 5 N/m e força não pode ser "N/m". Já o desenho da esquerda nem se quer consigo analisar!

Força, Momento e Tensão Imagemjsx

Definindo o eixo das ordenadas como "F/l" e o das abscissas como "l" daí fica interessante! Pois F = ∫ F/l dl , o que faz sentido! No entanto, a Integral das ordenadas com relação às abscissas não é mais o Momento como era antes! Daí não entendi mais nada!!!

É isto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Força, Momento e Tensão Empty Re: Força, Momento e Tensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos