PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barra mergulhada obliquamente

+3
JoaoGabriel
wstroks
carlos.r
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por carlos.r 11/1/2013, 8:13 am

Relembrando a primeira mensagem :

Uma barra prismática e homogênea de comprimento L, seção transversal s e densidade µ. Uma das extremidades é fixada a um ponto S, em torno do qual a barra pode girar livremente. Parte da barra é mergulhada em água (densidade  µa), como indica a figura; o ponto S situa-se acima da superfície livre da água, a uma distância h da mesma. Calcular a distância x entre o ponto S e o ponto A em que o eixo longitudinal da barra atravessa a superfície livre da água, supondo que a barra se equilibre obliquamente.

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Figgeral



x = L(1 - µc/µa)½

Gostaria de uma ajuda para resolver o exercício. Obrigado.

carlos.r
Jedi
Jedi

Mensagens : 336
Data de inscrição : 22/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por JoaoGabriel 11/1/2013, 10:24 am

carlos.r escreveu:Caramba JoãoGabriel, você teve a o dom de explicar agora e pelo visto deu trabalho violento. Obrigado mesmo pela ajuda. Agradeço ao wstroks também.

Não há de quê amigo, e eu não tenho dom nenhum não! haha

Conseguiu entender a questão?

PS realmente deu muito trabalho!!rsrs
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por CarB 28/2/2017, 11:01 am

Olha, sei que faz muito tempo do post, mas não entendi algumas coisas :
Pb=E, por quê? Corpo também possui a "normal" do ponto de apoio S. O igual não seria o momento dessas forças em relação ao ponto S ?
E, na hora de calcular o momento do empuxo, eu não teria que saber exatamente o ponto em que age o empuxo ? No centro de massa da porção imersa, exatamente (não entendi muito essa parte) ?

CarB
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/02/2017
Idade : 23
Localização : Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por Euclides 28/2/2017, 12:34 pm

Leia a resposta do João Gabriel.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por CarB 1/3/2017, 12:04 pm

Euclides escreveu:Leia a resposta do João Gabriel.
Não consegui ver antes nem agora, a mensagem completa não abre !

CarB
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/02/2017
Idade : 23
Localização : Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por CarB 1/3/2017, 2:15 pm

Entendi, a parte submersa seria um prisma trapezoidal (o enunciado expõe que a barra se equilibra obliquamente), mas no desenvolvimento considera-se que é um paralelepípedo/prisma retangular, acho que isso deveria ser inferido pelo fato de o enunciado ser um pouco vago em relação ao ponto A ,só fala que é o ponto em que o eixo longitudinal atravessa a superfície da água, apesar da barra ter uma certa largura, é isso mesmo ?

CarB
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/02/2017
Idade : 23
Localização : Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por Elcioschin 1/3/2017, 3:21 pm

Você clicou em APENAS TENTANDO AJUDAR A DEIXAR CLARO?
Eis a resposta do João Gabriel na aba acima:

Devido ao fato de a barra ser homogênea, o empuxo atuará no centro da parte submersa.

Sendo L o comprimento da barra, e x a distância entre a articulação e o ponto de contato com a água, naturalmente vemos que o comprimento da parte submersa é (L - x). Isso nos permite calcular o volume dessa parte submersa, uma vez que sendo uma barra prismática, o volume é o produto da área da base e dá altura. Assim:

V_{submerso} = A_b.h\to V_{sub} = S(L-x) = SL - Sx

Considere a articulação em que a barra se apóia como nosso pólo de rotação, ou pólo de referência, no qual as forças ali atuantes não realizem momento.

Pelo fato da barra estar em equilíbrio, podemos dizer que o momento do peso somado ao momento do empuxo resulta em zero.

No entanto, para calcular os momentos temos que determinar as distâncias dos pontos de atuação das forças até o pólo de rotação.

Considere como θ o ângulo agudo que a barra faz com a água. A partir da imagem que o wstroks postou e usando de trigonometria básica, podemos determinar as distâncias d e D, para nossos momentos:

Temos que:

O D é o que está confundindo. Vou tentar ser mais claro que o wstroks:

Veja que a hipotenusa do triângulo retângulo de vértice no ponto de empuxo será o valor de x somado à metade da parte submersa, ou seja, x + (L - x)/2 = (2x + L - x)/2 = (L + x)/2.

\frac {D}{x + (\frac {L - x}{2})} = cos\theta\to D = (\frac {L+x}{2})cos\theta

\frac {d}{(L/2)} = cos\theta \to d = (\frac {L}{2})cos\theta

Podemos calcular o empuxo e o peso da seguinte forma:

E = \mu _aV_{sub}g\to E = \mu _a.g.S(L-x)

P = \mu Vg\to P = \mu .g.S.L

Pelos momentos:

\\E.D - P.d = 0 \to\mu_a.g.S(L-x ).\frac {L + x}{2}\cos\theta = \mu.S.g.L.\frac {L}{2}\cos\theta\therefore \cos\theta \neq0\to\\\\\mu_a(L^2 - x^2) = \mu L^2\to \mu_aL^2 - \mu_a x^2 = \mu L^2\\\\ \mu_a x^2 = \mu_a L^2 - \mu L^2 \to \mu_a x^2 = L^2(\mu_a - \mu)\\\\ x^2 = L^2(\frac {\mu_a}{\mu_a} -\frac {\mu}{\mu_a}) \to \boxed{x = L\sqrt {1 - \frac {\mu}{\mu_a}}}

Ufa!
rs

Abraços
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71774
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por Euclides 1/3/2017, 3:25 pm

A resposta do JoãoGabriel:

Devido ao fato de a barra ser homogênea, o empuxo atuará no centro da parte submersa.

Sendo L o comprimento da barra, e x a distância entre a articulação e o ponto de contato com a água, naturalmente vemos que o comprimento da parte submersa é (L - x). Isso nos permite calcular o volume dessa parte submersa, uma vez que sendo uma barra prismática, o volume é o produto da área da base e dá altura. Assim:

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Gif.latex?V_{submerso}%20=%20A_b

Considere a articulação em que a barra se apóia como nosso pólo de rotação, ou pólo de referência, no qual as forças ali atuantes não realizem momento.

Pelo fato da barra estar em equilíbrio, podemos dizer que o momento do peso somado ao momento do empuxo resulta em zero.

No entanto, para calcular os momentos temos que determinar as distâncias dos pontos de atuação das forças até o pólo de rotação.

Considere como θ o ângulo agudo que a barra faz com a água. A partir da imagem que o wstroks postou e usando de trigonometria básica, podemos determinar as distâncias d e D, para nossos momentos:

Temos que:

O D é o que está confundindo. Vou tentar ser mais claro que o wstroks:

Veja que a hipotenusa do triângulo retângulo de vértice no ponto de empuxo será o valor de x somado à metade da parte submersa, ou seja, x + (L - x)/2 = (2x + L - x)/2 = (L + x)/2. 

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Gif

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 2)}%20=%20cos\theta%20\to%20d%20=%20(\frac%20{L}{2})cos\theta

Podemos calcular o empuxo e o peso da seguinte forma:

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Gif.latex?E%20=%20\mu%20_aV_{sub}g\to%20E%20=%20\mu%20_a.g


Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Gif.latex?P%20=%20\mu%20Vg\to%20P%20=%20\mu%20.g.S

Pelos momentos:

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Gif.latex?\\E.D&space;-&space;P.d&space;=&space;0&space;\to\mu_a.g.S(L-x&space;).\frac&space;{L&space;+&space;x}{2}\cos\theta&space;=&space;\mu.S.g.L

Ufa! 
rs

Abraços

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por Tiago Medeiros Silva 4/8/2017, 11:08 am

Alguém me explica pq(L-x)/2???

Tiago Medeiros Silva
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 23
Localização : São paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por Tiago Medeiros Silva 4/8/2017, 11:10 am

N consegui enxergar esse triângulo

Tiago Medeiros Silva
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 23
Localização : São paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Barra mergulhada obliquamente  - Página 2 Empty Re: Barra mergulhada obliquamente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos