quantidade de alunos
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quantidade de alunos
curiosamente, as quantidades de alunos de dois colegios sao numeros quadrados perfeitos. no de juliana ha 99 alunos ha mais do que o de camila, mas nesse ultimo o numero de alunos é um multpio de 7
quantos alunos há em cada escola ?
R : JULIANA 2500
CAMILA 2401
quantos alunos há em cada escola ?
R : JULIANA 2500
CAMILA 2401
belchior Rieben- Jedi
- Mensagens : 331
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 36
Localização : ES Brasil
Re: quantidade de alunos
Se o número é múltiplo de 7, ele poderia ser um desses valores:
7 (< 99, não convem)
7*7 = 49 ((< 99, não convem))
7*7*7 = 343 (Não é quadrado perfeito, e 343+99 também não é)
7*7*7*7 = 2401
É quadrado perfeito (49*49) e 2401 +99 = 2500 também é quadrado perfeito
Você pode continuar testando mais alguns números, mas certamente o unico que "serve" é o 2401.
R:
Juliana 2500
Camila 2401
7 (< 99, não convem)
7*7 = 49 ((< 99, não convem))
7*7*7 = 343 (Não é quadrado perfeito, e 343+99 também não é)
7*7*7*7 = 2401
É quadrado perfeito (49*49) e 2401 +99 = 2500 também é quadrado perfeito
Você pode continuar testando mais alguns números, mas certamente o unico que "serve" é o 2401.
R:
Juliana 2500
Camila 2401
MuriloTri- Mestre Jedi
- Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 29
Localização : Campinas
Re: quantidade de alunos
belchior Rieben escreveu:curiosamente, as quantidades de alunos de dois colegios sao numeros quadrados perfeitos. no de juliana ha 99 alunos a mais do que o de camila, mas nesse ultimo o numero de alunos é um multpio de 7
quantos alunos há em cada escola ?
R : JULIANA 2500
CAMILA 2401
Boa noite, Belchior.
J = Juliana
C = Camila
J = C + 99 = x²
C = 7k = y²
Fazendo C=y² na equação de Juliana, vem:
y² + 99 = x²
x² - y² = 99 → fatorando o 1° membro, fica:
(x+y)(x-y) = 99
99 = 3²*11
Divisores de 99 = 1, 3, 9, 11, 33 e 99.
Formando pares de fatores que reproduzam 99 em seus produtos, vem:
1*99
3*33
9*11
Experimentando o par 9*11:
x + y = 11
x - y = 9
------------
2x = 20
x = 20/2
x = 10
x + y = 11
10 + y = 11
y = 11 - 10
y = 1 → Como y² deve ser múltiplo de 7k, k deve ser também múltiplo de 7 (contendo, portanto, em si, o par de fatores 7*7, desprezaremos o valor 1 para y, pois y deverá conter um desses 7 que estarão em y²,e, portanto, esse par de fatores.
Experimentando o par 3*33:
x + y = 33
x - y = 3
------------
2x = 36
x = 36/2
x = 18
x + y = 33
18 + y = 33
y = 33-18
y = 15 → Como este valor de y não é múltiplo de 7, desprezaremos igualmente, por não ser múltiplo de 7.
Experimentemos, finalmente, o par 1*99:
x + y = 99
x - y = 1
------------
2x = 100
x = 100/2
x = 50
x + y = 99
50 + y = 99
y = 99-50
y = 49 → Único valor que poderemos aproveitar para y.
Concluindo, temos:
J = C + 99 = x²
C = 7k = y²
No colégio de Carla devemos ter:
C = y² = (49)² = 2401 alunos
E no colégio de Juliana:
J = C + 99 = y² + 99 = 2401 + 99 = 2500 alunos
Um abraço.
ivomilton- Membro de Honra
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Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 92
Localização : São Paulo - Capital
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