PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Triangulo equilátero

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Triangulo  equilátero - Página 2 Empty Triangulo equilátero

Mensagem por Luís Fernando de SantAnna 16/11/2012, 3:46 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Considere o triângulo equilátero de altura 2√3. Seja P um ponto qualquer interior desse triangulo e sejam x, y e z as distâncias desse ponto aos lados do triângulo equilátero. Determine a soma dessas distâncias.

Resposta:2√3

Luís Fernando de SantAnna
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/09/2012
Idade : 51
Localização : Rio de Janeiro, RJ e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Triangulo  equilátero - Página 2 Empty Re: Triangulo equilátero

Mensagem por Medeiros 17/11/2012, 11:20 pm

leosueiro123 escreveu:Leia o enunciado do tópico do Euclides e esse. São diferentes. Nesse, o examinador diz "Determine a soma dessas distâncias". Ele não pediu para generalizar. Minha resolução é possível sim
Leosueiro,
Neste o examinador diz:
... Seja P um ponto qualquer interior desse triangulo ..."
e NÃO diz "seja o baricentro".
Entendo ser a mesma situação. Mas meu comentário foi com a intenção de somente um alerta e não pretendo criar celeuma; se está bom para você, por mim amém.
Abraços.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Triangulo  equilátero - Página 2 Empty Re: Triangulo equilátero

Mensagem por ramonss 18/11/2012, 2:21 am

Quero dizer provar que qualquer ponto é válido. Você já considerou isso como verdade e escolheu um ponto específico. Creio que seja necessário, antes de fazer o que você fez, provar que qualquer ponto daria uma mesma solução.

Perdendo pontos numa correção ou não, a resposta está correta e é isso que importa..
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Triangulo  equilátero - Página 2 Empty Re: Triangulo equilátero

Mensagem por Luís Fernando de SantAnna 18/11/2012, 6:00 am

Obrigado, Leosueiro e demais amigos. Estou adorando este fórum pois sinto que vcs vibram com a matemática. Esses assuntos são de segundo grau, mas tem um enfoque diferente pois estão sendo abordados no primeiro período da minha faculdade de matemática. Tudo tem que ser bem fundamentado e o debate de vocês é bem elucidativo para mim.

Para mim, é muito importante o desenvolvimento das respostas assinalando os teoremas, postulados, axiomas, etc utilizados, pois o tempo todo tenho que estar citando isto nas minhas resoluções.

Obrigado por estarem compartilhando seus conhecimentos neste fórum.

Luís Fernando de SantAnna
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/09/2012
Idade : 51
Localização : Rio de Janeiro, RJ e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Triangulo  equilátero - Página 2 Empty Re: Triangulo equilátero

Mensagem por Leonardo Sueiro 18/11/2012, 7:52 am

Medeiros escreveu:
leosueiro123 escreveu:Leia o enunciado do tópico do Euclides e esse. São diferentes. Nesse, o examinador diz "Determine a soma dessas distâncias". Ele não pediu para generalizar. Minha resolução é possível sim
Leosueiro,
Neste o examinador diz:
... Seja P um ponto qualquer interior desse triangulo ..."
e NÃO diz "seja o baricentro".
Entendo ser a mesma situação. Mas meu comentário foi com a intenção de somente um alerta e não pretendo criar celeuma; se está bom para você, por mim amém.
Abraços.

Dessa parte, só podemos concluir que a relação é swmpre válida. Não é a mesma situação, caso contrário a resposta seria dada em função de incógnitas e não de números. Veja o que ele pede: "Determine a soma dessas distâncias."

E você não criou um celeuma cheers . Estamos discorrendo dialeticamente. Essa é a essência mais nobre do aprendizado, que é algo incessantemente buscado por mim, um simples e eterno estudante.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Triangulo  equilátero - Página 2 Empty Re: Triangulo equilátero

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos