PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Determinar a massa específica da esfera, tensão T no fio (quero explicação)

2 participantes

Ir para baixo

Determinar a massa específica da esfera, tensão T no fio (quero explicação) Empty Determinar a massa específica da esfera, tensão T no fio (quero explicação)

Mensagem por DHST Qua 31 Out 2012, 16:58

O volume de líquido deslocado pela porção submersa de um bloco que nele está flutuando é V0. A seguir, ata-se ao bloco uma esfera mais densa que o líquido, por meio de um fio muito fino, como mostra a figura.

Determinar a massa específica da esfera, tensão T no fio (quero explicação) Imagemunesp



Verifica-se que o bloco continua flutuando, mas o volume total de líquido deslocado passa a ser V0 + 2V.
Sabendo-se que a massa específica do líquido é ρL, que o volume da esfera é V, e representando a aceleração da gravidade por g, encontre, em função dos dados apresentados,

a) a massa específica ρ da esfera;

b) a tensão T no fio.

Determinar a massa específica da esfera, tensão T no fio (quero explicação) Imagemrsssssssss



Eu não entendi porque teve que igualar E = P, e eu gostaria de saber que equação é aquela que eu circulei em cinza, eu não entendi a resolução, essa TENSÃO T é a mesma coisa que TRAÇÃO, porque não tem nada a ver com ddp, e por que eu tenho que fazer essa equação, de onde tiraram este T, como sei sei valor, pra continuar preciso aprender essa equação, como eles chegaram a ela? Tenho que entender, me ajudem, obrigado.

DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Determinar a massa específica da esfera, tensão T no fio (quero explicação) Empty Re: Determinar a massa específica da esfera, tensão T no fio (quero explicação)

Mensagem por Euclides Qua 31 Out 2012, 17:10

Eu não entendi porque teve que igualar E = P, e eu gostaria de saber que equação é aquela que eu circulei em cinza, eu não entendi a resolução, essa TENSÃO T é a mesma coisa que TRAÇÃO, porque não tem nada a ver com ddp, e por que eu tenho que fazer essa equação, de onde tiraram este T, como sei sei valor, pra continuar preciso aprender essa equação, como eles chegaram a ela? Tenho que entender, me ajudem, obrigado.

O mais correto é falar em tração do fio. Tensão é algo que está ocorrendo no fio e que depende também da secção transversal dele. Leia este tópico para perceber.

https://pir2.forumeiros.com/t10663-duvida-tracao

A bolinha está parada (em equilíbrio, portanto) tres forças atuam sobre ela:

- seu peso, vertical e para baixo (P)
- o empuxo, vertical e para cima (E)
- a sustentação que o fio lhe dá (esta é a tração), vertical e para cima (T)

o equilíbrio, portanto, é equacionado entre essas tres forças:




____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos