PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E (vetorial) e B (vetorial) contantes e uniformes ???

2 participantes

Ir para baixo

E (vetorial) e B (vetorial) contantes e uniformes ??? Empty E (vetorial) e B (vetorial) contantes e uniformes ???

Mensagem por Jh Sáb 27 Out 2012, 12:51

Uma partícula de massa m e a carga q>0 penetra numa região do espaço onde existem um campo elétrico E (vetorial) e um campo de indução magnética B (vetorial), ambos constantes e uniformes. A partícula tem velocidade v paralela a x, com os sentidos indicados.

a) Calcule a relação entre B e E para que a partícula continue em movimento retilíneo.
b) Explique porque o movimento retilíneo da partícula não pode ser acelerado.

Tenho como resposta da letra A: E=vB, porém não sei chegar a este resultado. E tenho como resposta da letra B: Fr=0.

O link da figura: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/560/64465074.jpg/

Jh
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

E (vetorial) e B (vetorial) contantes e uniformes ??? Empty Re: E (vetorial) e B (vetorial) contantes e uniformes ???

Mensagem por Euclides Sáb 27 Out 2012, 15:28

E (vetorial) e B (vetorial) contantes e uniformes ??? 64465074
o que a figura mostra é a partícula com velocidade paralela ao eixo y.

E (vetorial) e B (vetorial) contantes e uniformes ??? Camp

como a partícula é positiva, as forças elétrica e magnética terão sentidos opostos, como mostra a ilustração acima. Para que o movimento permaneça retilíneo sua resultante deve ser nula (o que responde o ítem b).

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo