Eletrodinâmica
3 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Eletrodinâmica
Eu tenho umas dúvidas, vou tentar mostrar ela através de exercícios e a partir da resolução eu quero perguntar umas coisas.
1) As f.e.m das baterias e suas resistências são 18V e 2ohms; 6V e 1ohm. Sendo i a corrente no circuito ache Va- Vb(tensão).
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img26/5247/imagemg.th.gif]
Resposta:
O sentido da corrente é no sentido horário do circuito.
i = 18 - 6/2+1=4A e Va-Vb=4.1 +6 =10V
2)Determine a intensidade da corrente elétrica no fio BC.
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img98/3520/imagemjo.th.png]
Resposta:
Se dividir o conjunto pelo fio BC em duas malhas, e adotar sentido horário das correntes nelas, como resultado tem:
malha da esquerda: corrente no sentido horário e 11,25A.
malha da direita: corrente no sentido horário e 16,25A.
Agora minhas dúvidas são: Nessa segunda questão:
a) o sentido pode ser tirado simplesmente por saber que a corrente vai do ponto de maior potencial para o de menor? Por isso vai, no sentido horário, do ponto de maior potencial do voltimetro de 95V para o de menor de 15V ? E o mesmo para o de maior potencial de 15V para o de menor do de 95V?
b) A corrente não poderia ser tirada simplesmente por : 85-15=6+3+1=7A na malha 1, e 85-15/6+4=7A na malha 2, assim como foi feito no primeiro exercício? Qual a diferença entre eles?
c) Na primeira questão, por que para tirar a diferença de potencial Va-Vb, teve quer ser 4+6=10V e não -4+6=2V, porque eu podia ter adotado pólo negativo no resistor de 1 Ohm para o sentido em que a corrente chega nele, dai seria -4.1 + 6= 2, não?
Pelo que pareceu, na resposta oficial, os pólos positivos nos resistores foram adotados no sentido horário, se estivessem no sentido anti-horário( que é como eu tentei fazer e cheguei em 2V), me parece que isso iria interferir na corrente, que seria no caso -4A. Então como alterando os pólos positivo e negativo em um resistor, conseguimos alterar a fórmula pra tirar a d.d.p, que no gabarito estava (18-6)/(2+1).
Deve ter ficado confuso e cansativo, mas por favor, caso não tenham entendido algo eu tento explicar de novo e melhor...essa matéria nunca consegui entender e já está se tornando um grave problema pra mim.
1) As f.e.m das baterias e suas resistências são 18V e 2ohms; 6V e 1ohm. Sendo i a corrente no circuito ache Va- Vb(tensão).
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img26/5247/imagemg.th.gif]
Resposta:
O sentido da corrente é no sentido horário do circuito.
i = 18 - 6/2+1=4A e Va-Vb=4.1 +6 =10V
2)Determine a intensidade da corrente elétrica no fio BC.
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img98/3520/imagemjo.th.png]
Resposta:
Se dividir o conjunto pelo fio BC em duas malhas, e adotar sentido horário das correntes nelas, como resultado tem:
malha da esquerda: corrente no sentido horário e 11,25A.
malha da direita: corrente no sentido horário e 16,25A.
Agora minhas dúvidas são: Nessa segunda questão:
a) o sentido pode ser tirado simplesmente por saber que a corrente vai do ponto de maior potencial para o de menor? Por isso vai, no sentido horário, do ponto de maior potencial do voltimetro de 95V para o de menor de 15V ? E o mesmo para o de maior potencial de 15V para o de menor do de 95V?
b) A corrente não poderia ser tirada simplesmente por : 85-15=6+3+1=7A na malha 1, e 85-15/6+4=7A na malha 2, assim como foi feito no primeiro exercício? Qual a diferença entre eles?
c) Na primeira questão, por que para tirar a diferença de potencial Va-Vb, teve quer ser 4+6=10V e não -4+6=2V, porque eu podia ter adotado pólo negativo no resistor de 1 Ohm para o sentido em que a corrente chega nele, dai seria -4.1 + 6= 2, não?
Pelo que pareceu, na resposta oficial, os pólos positivos nos resistores foram adotados no sentido horário, se estivessem no sentido anti-horário( que é como eu tentei fazer e cheguei em 2V), me parece que isso iria interferir na corrente, que seria no caso -4A. Então como alterando os pólos positivo e negativo em um resistor, conseguimos alterar a fórmula pra tirar a d.d.p, que no gabarito estava (18-6)/(2+1).
Deve ter ficado confuso e cansativo, mas por favor, caso não tenham entendido algo eu tento explicar de novo e melhor...essa matéria nunca consegui entender e já está se tornando um grave problema pra mim.
Fisica1- Recebeu o sabre de luz
Re: Eletrodinâmica
Veja se era isso mesmo:
Euclides- Fundador
Nesse exercicio, o único modo de saber o sentido da corrente é pela lei das malhas?
* vou perguntar as dúvidas aos poucos pra ficar mais simples.
* vou perguntar as dúvidas aos poucos pra ficar mais simples.
Há circuitos em que é muito difícil avaliar o sentido da corrente. Uma das virtudes da lei das malhas é que ela fornece, além do valor, o sentido da corrente. Quando obtemos uma corrente positiva significa que acertamos o sentido, quando o valor resulta negativo, apenas o sentido era o outro.
Euclides- Fundador
a)Nesse primeiro exercicio, que parece mais simples, como faria pra saber o sentido correto da corrente sem usar nenhuma lei?
b)E para achar o valor da corrente, nesse mesmo exercicio, tentei usar a lei das malhas e ficaria assim:
Adotando sentido horário, -16+2i-i+6=0 => i=10A, e está errado, por que a resposta é 18-6/1+2=4A.
b)E para achar o valor da corrente, nesse mesmo exercicio, tentei usar a lei das malhas e ficaria assim:
Adotando sentido horário, -16+2i-i+6=0 => i=10A, e está errado, por que a resposta é 18-6/1+2=4A.
Fisica1 escreveu:a)Nesse primeiro exercicio, que parece mais simples, como faria pra saber o sentido correto da corrente sem usar nenhuma lei?
R: não sei.
Fisica1 escreveu:b)E para achar o valor da corrente, nesse mesmo exercicio, tentei usar a lei das malhas e ficaria assim:
Euclides- Fundador
Entendi. Só um engano que você cometeu, a corrente é nesse sentido mesmo, só que é -18+2i+i+6, você sem querer trocou os sinais.
Sobre descobrir de outra forma o sentido da corrente, uma pessoa tinha me dito que era só analisar as d.d.ps no circuito, nesse caso iria do de 18V para o de 6V...mas não era alguém de muita confiança também, agora já entendi. Obrigado.
Sobre descobrir de outra forma o sentido da corrente, uma pessoa tinha me dito que era só analisar as d.d.ps no circuito, nesse caso iria do de 18V para o de 6V...mas não era alguém de muita confiança também, agora já entendi. Obrigado.
Olá. Peço licença para entrar na conversa.
Fisica1, vou resolver as duas questões pelo método ortodoxo e, depois, se você ainda tiver alguma dúvida é só perguntar.
(usei canetas coloridas mas infelizmente as cores não ficaram boas)
Foi indicado, também com setas, a queda de tensão gerada pelas fontes.
Na eq. das malhas (2ª lei Kirchhoff), quedas de tensão cuja seta concorda com o sentido (arbitrado) da corrente entram com sinal positivo, as que discordam (ficam em oposição) entram com sinal negativo -- vide a primeira equação.
É verdade o que te disseram. A fonte de maior potencial (18V) "sobrepuja" a outra (6V) e define o sentido da corrente. Isso significa que a fonte menor está sendo uma carga para a fonte maior.
=========================================
ATENÇÃO: A SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 2, ABAIXO, ESTÁ ERRADA. VEJA A RESPOSTA CORRETA NO POST "agora tá certo" MAIS ABAIXO.
As correntes I1 e I2, respectivamente nas malhas I e II, resultaram positivas. Portanto seus sentidos reais são os indicados no desenho.
Para a corrente no segmento BC, arbitramos o sentido indicado por I3 no desenho. No nó B, as correntes I1 e I2 são as já determinadas.
Fisica1, vou resolver as duas questões pelo método ortodoxo e, depois, se você ainda tiver alguma dúvida é só perguntar.
(usei canetas coloridas mas infelizmente as cores não ficaram boas)
Foi indicado, também com setas, a queda de tensão gerada pelas fontes.
Na eq. das malhas (2ª lei Kirchhoff), quedas de tensão cuja seta concorda com o sentido (arbitrado) da corrente entram com sinal positivo, as que discordam (ficam em oposição) entram com sinal negativo -- vide a primeira equação.
É verdade o que te disseram. A fonte de maior potencial (18V) "sobrepuja" a outra (6V) e define o sentido da corrente. Isso significa que a fonte menor está sendo uma carga para a fonte maior.
=========================================
ATENÇÃO: A SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 2, ABAIXO, ESTÁ ERRADA. VEJA A RESPOSTA CORRETA NO POST "agora tá certo" MAIS ABAIXO.
As correntes I1 e I2, respectivamente nas malhas I e II, resultaram positivas. Portanto seus sentidos reais são os indicados no desenho.
Para a corrente no segmento BC, arbitramos o sentido indicado por I3 no desenho. No nó B, as correntes I1 e I2 são as já determinadas.
Última edição por Medeiros em Seg 26 Out 2009, 19:28, editado 1 vez(es)
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
O nosso fórum é uma "praça pública" onde a conversa é franca aberta e livre. E como sempre sua participação na "rodinha" só acrescenta resultado. Valeu Medeiros.
Euclides- Fundador
Medeiros, era sobre isso que me referia mesmo, mas só tem um problema, a resposta da questão 2 está errada. O que você adotou por I1 é 11,25 A e não 1,5A e I2 é 16,25A, a corrente no meio é 5A de C pra B. O sentido você acertou. Se quiser eu ponho a resolução inteira, através da Lei das Malhas. Mas quanto a esse modo de resolver que você mostrou agora, parece que existe, mas saiu algo errado na sua resolução, o que seria?
Edit: Assim, me resposderam onde estava errado. Seria assim:
Faz gerador em paralelo entre o gerador de 15V e "0V", pra gente descobrir a corrente I2. Então : E/2,4 = 0/6 + 15/4 => E = 9V e R=2,4. Agora resolve pela Lei das Malhas a malha resultante: 4i-95+2,4i-9=0 => i=I2= 16,25A. Dai só aplicar isso pras outras malhas, já que estão em paralelo e as d.d.ps são as mesmas. O problema que não podia começar a resolver do jeito que você fez, era porque não tinha como saber qual era o ponto de maior d.d.p.
Edit: Assim, me resposderam onde estava errado. Seria assim:
Faz gerador em paralelo entre o gerador de 15V e "0V", pra gente descobrir a corrente I2. Então : E/2,4 = 0/6 + 15/4 => E = 9V e R=2,4. Agora resolve pela Lei das Malhas a malha resultante: 4i-95+2,4i-9=0 => i=I2= 16,25A. Dai só aplicar isso pras outras malhas, já que estão em paralelo e as d.d.ps são as mesmas. O problema que não podia começar a resolver do jeito que você fez, era porque não tinha como saber qual era o ponto de maior d.d.p.
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos