Eletrodinâmica
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Eletrodinâmica
Eu tenho umas dúvidas, vou tentar mostrar ela através de exercícios e a partir da resolução eu quero perguntar umas coisas.
1) As f.e.m das baterias e suas resistências são 18V e 2ohms; 6V e 1ohm. Sendo i a corrente no circuito ache Va- Vb(tensão).
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img26/5247/imagemg.th.gif]
Resposta:
O sentido da corrente é no sentido horário do circuito.
i = 18 - 6/2+1=4A e Va-Vb=4.1 +6 =10V
2)Determine a intensidade da corrente elétrica no fio BC.
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img98/3520/imagemjo.th.png]
Resposta:
Se dividir o conjunto pelo fio BC em duas malhas, e adotar sentido horário das correntes nelas, como resultado tem:
malha da esquerda: corrente no sentido horário e 11,25A.
malha da direita: corrente no sentido horário e 16,25A.
Agora minhas dúvidas são: Nessa segunda questão:
a) o sentido pode ser tirado simplesmente por saber que a corrente vai do ponto de maior potencial para o de menor? Por isso vai, no sentido horário, do ponto de maior potencial do voltimetro de 95V para o de menor de 15V ? E o mesmo para o de maior potencial de 15V para o de menor do de 95V?
b) A corrente não poderia ser tirada simplesmente por : 85-15=6+3+1=7A na malha 1, e 85-15/6+4=7A na malha 2, assim como foi feito no primeiro exercício? Qual a diferença entre eles?
c) Na primeira questão, por que para tirar a diferença de potencial Va-Vb, teve quer ser 4+6=10V e não -4+6=2V, porque eu podia ter adotado pólo negativo no resistor de 1 Ohm para o sentido em que a corrente chega nele, dai seria -4.1 + 6= 2, não?
Pelo que pareceu, na resposta oficial, os pólos positivos nos resistores foram adotados no sentido horário, se estivessem no sentido anti-horário( que é como eu tentei fazer e cheguei em 2V), me parece que isso iria interferir na corrente, que seria no caso -4A. Então como alterando os pólos positivo e negativo em um resistor, conseguimos alterar a fórmula pra tirar a d.d.p, que no gabarito estava (18-6)/(2+1).
Deve ter ficado confuso e cansativo, mas por favor, caso não tenham entendido algo eu tento explicar de novo e melhor...essa matéria nunca consegui entender e já está se tornando um grave problema pra mim.
1) As f.e.m das baterias e suas resistências são 18V e 2ohms; 6V e 1ohm. Sendo i a corrente no circuito ache Va- Vb(tensão).
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img26/5247/imagemg.th.gif]
Resposta:
O sentido da corrente é no sentido horário do circuito.
i = 18 - 6/2+1=4A e Va-Vb=4.1 +6 =10V
2)Determine a intensidade da corrente elétrica no fio BC.
[img=https://2img.net/r/ihimizer/img98/3520/imagemjo.th.png]
Resposta:
Se dividir o conjunto pelo fio BC em duas malhas, e adotar sentido horário das correntes nelas, como resultado tem:
malha da esquerda: corrente no sentido horário e 11,25A.
malha da direita: corrente no sentido horário e 16,25A.
Agora minhas dúvidas são: Nessa segunda questão:
a) o sentido pode ser tirado simplesmente por saber que a corrente vai do ponto de maior potencial para o de menor? Por isso vai, no sentido horário, do ponto de maior potencial do voltimetro de 95V para o de menor de 15V ? E o mesmo para o de maior potencial de 15V para o de menor do de 95V?
b) A corrente não poderia ser tirada simplesmente por : 85-15=6+3+1=7A na malha 1, e 85-15/6+4=7A na malha 2, assim como foi feito no primeiro exercício? Qual a diferença entre eles?
c) Na primeira questão, por que para tirar a diferença de potencial Va-Vb, teve quer ser 4+6=10V e não -4+6=2V, porque eu podia ter adotado pólo negativo no resistor de 1 Ohm para o sentido em que a corrente chega nele, dai seria -4.1 + 6= 2, não?
Pelo que pareceu, na resposta oficial, os pólos positivos nos resistores foram adotados no sentido horário, se estivessem no sentido anti-horário( que é como eu tentei fazer e cheguei em 2V), me parece que isso iria interferir na corrente, que seria no caso -4A. Então como alterando os pólos positivo e negativo em um resistor, conseguimos alterar a fórmula pra tirar a d.d.p, que no gabarito estava (18-6)/(2+1).
Deve ter ficado confuso e cansativo, mas por favor, caso não tenham entendido algo eu tento explicar de novo e melhor...essa matéria nunca consegui entender e já está se tornando um grave problema pra mim.
Fisica1- Recebeu o sabre de luz
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Re: Eletrodinâmica
Veja se era isso mesmo:
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O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Re: Eletrodinâmica
Nesse exercicio, o único modo de saber o sentido da corrente é pela lei das malhas?
* vou perguntar as dúvidas aos poucos pra ficar mais simples.
* vou perguntar as dúvidas aos poucos pra ficar mais simples.
Fisica1- Recebeu o sabre de luz
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Re: Eletrodinâmica
Há circuitos em que é muito difícil avaliar o sentido da corrente. Uma das virtudes da lei das malhas é que ela fornece, além do valor, o sentido da corrente. Quando obtemos uma corrente positiva significa que acertamos o sentido, quando o valor resulta negativo, apenas o sentido era o outro.
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Euclides- Fundador
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Re: Eletrodinâmica
a)Nesse primeiro exercicio, que parece mais simples, como faria pra saber o sentido correto da corrente sem usar nenhuma lei?
b)E para achar o valor da corrente, nesse mesmo exercicio, tentei usar a lei das malhas e ficaria assim:
Adotando sentido horário, -16+2i-i+6=0 => i=10A, e está errado, por que a resposta é 18-6/1+2=4A.
b)E para achar o valor da corrente, nesse mesmo exercicio, tentei usar a lei das malhas e ficaria assim:
Adotando sentido horário, -16+2i-i+6=0 => i=10A, e está errado, por que a resposta é 18-6/1+2=4A.
Fisica1- Recebeu o sabre de luz
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Re: Eletrodinâmica
Fisica1 escreveu:a)Nesse primeiro exercicio, que parece mais simples, como faria pra saber o sentido correto da corrente sem usar nenhuma lei?
R: não sei.
Fisica1 escreveu:b)E para achar o valor da corrente, nesse mesmo exercicio, tentei usar a lei das malhas e ficaria assim:
Adotando sentido horário, -16+2i-i+6=0 => i=10A, e está errado, por que a resposta é 18-6/1+2=4A.
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Euclides- Fundador
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Re: Eletrodinâmica
Entendi. Só um engano que você cometeu, a corrente é nesse sentido mesmo, só que é -18+2i+i+6, você sem querer trocou os sinais.
Sobre descobrir de outra forma o sentido da corrente, uma pessoa tinha me dito que era só analisar as d.d.ps no circuito, nesse caso iria do de 18V para o de 6V...mas não era alguém de muita confiança também, agora já entendi. Obrigado.
Sobre descobrir de outra forma o sentido da corrente, uma pessoa tinha me dito que era só analisar as d.d.ps no circuito, nesse caso iria do de 18V para o de 6V...mas não era alguém de muita confiança também, agora já entendi. Obrigado.
Fisica1- Recebeu o sabre de luz
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Re: Eletrodinâmica
Olá. Peço licença para entrar na conversa.
Fisica1, vou resolver as duas questões pelo método ortodoxo e, depois, se você ainda tiver alguma dúvida é só perguntar.
(usei canetas coloridas mas infelizmente as cores não ficaram boas)
Foi indicado, também com setas, a queda de tensão gerada pelas fontes.
Na eq. das malhas (2ª lei Kirchhoff), quedas de tensão cuja seta concorda com o sentido (arbitrado) da corrente entram com sinal positivo, as que discordam (ficam em oposição) entram com sinal negativo -- vide a primeira equação.
É verdade o que te disseram. A fonte de maior potencial (18V) "sobrepuja" a outra (6V) e define o sentido da corrente. Isso significa que a fonte menor está sendo uma carga para a fonte maior.
=========================================
ATENÇÃO: A SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 2, ABAIXO, ESTÁ ERRADA. VEJA A RESPOSTA CORRETA NO POST "agora tá certo" MAIS ABAIXO.
As correntes I1 e I2, respectivamente nas malhas I e II, resultaram positivas. Portanto seus sentidos reais são os indicados no desenho.
Para a corrente no segmento BC, arbitramos o sentido indicado por I3 no desenho. No nó B, as correntes I1 e I2 são as já determinadas.
Fisica1, vou resolver as duas questões pelo método ortodoxo e, depois, se você ainda tiver alguma dúvida é só perguntar.
(usei canetas coloridas mas infelizmente as cores não ficaram boas)
Foi indicado, também com setas, a queda de tensão gerada pelas fontes.
Na eq. das malhas (2ª lei Kirchhoff), quedas de tensão cuja seta concorda com o sentido (arbitrado) da corrente entram com sinal positivo, as que discordam (ficam em oposição) entram com sinal negativo -- vide a primeira equação.
É verdade o que te disseram. A fonte de maior potencial (18V) "sobrepuja" a outra (6V) e define o sentido da corrente. Isso significa que a fonte menor está sendo uma carga para a fonte maior.
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ATENÇÃO: A SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO 2, ABAIXO, ESTÁ ERRADA. VEJA A RESPOSTA CORRETA NO POST "agora tá certo" MAIS ABAIXO.
As correntes I1 e I2, respectivamente nas malhas I e II, resultaram positivas. Portanto seus sentidos reais são os indicados no desenho.
Para a corrente no segmento BC, arbitramos o sentido indicado por I3 no desenho. No nó B, as correntes I1 e I2 são as já determinadas.
Última edição por Medeiros em Seg 26 Out 2009, 19:28, editado 1 vez(es)
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
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Re: Eletrodinâmica
O nosso fórum é uma "praça pública" onde a conversa é franca aberta e livre. E como sempre sua participação na "rodinha" só acrescenta resultado. Valeu Medeiros.
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Re: Eletrodinâmica
Medeiros, era sobre isso que me referia mesmo, mas só tem um problema, a resposta da questão 2 está errada. O que você adotou por I1 é 11,25 A e não 1,5A e I2 é 16,25A, a corrente no meio é 5A de C pra B. O sentido você acertou. Se quiser eu ponho a resolução inteira, através da Lei das Malhas. Mas quanto a esse modo de resolver que você mostrou agora, parece que existe, mas saiu algo errado na sua resolução, o que seria?
Edit: Assim, me resposderam onde estava errado. Seria assim:
Faz gerador em paralelo entre o gerador de 15V e "0V", pra gente descobrir a corrente I2. Então : E/2,4 = 0/6 + 15/4 => E = 9V e R=2,4. Agora resolve pela Lei das Malhas a malha resultante: 4i-95+2,4i-9=0 => i=I2= 16,25A. Dai só aplicar isso pras outras malhas, já que estão em paralelo e as d.d.ps são as mesmas. O problema que não podia começar a resolver do jeito que você fez, era porque não tinha como saber qual era o ponto de maior d.d.p.
Edit: Assim, me resposderam onde estava errado. Seria assim:
Faz gerador em paralelo entre o gerador de 15V e "0V", pra gente descobrir a corrente I2. Então : E/2,4 = 0/6 + 15/4 => E = 9V e R=2,4. Agora resolve pela Lei das Malhas a malha resultante: 4i-95+2,4i-9=0 => i=I2= 16,25A. Dai só aplicar isso pras outras malhas, já que estão em paralelo e as d.d.ps são as mesmas. O problema que não podia começar a resolver do jeito que você fez, era porque não tinha como saber qual era o ponto de maior d.d.p.
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