Somatório mínimo
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Somatório mínimo
Achei um valor diferente do gabarito, alguém poderia me ajudar? o valor que achei foi :2(V2 + 3) onde V2 = raiz de 2
Determine o valor mínimo de:
Determine o valor mínimo de:
helanderson123- Iniciante
Re: Somatório mínimo
Se puder, por favor, posta ai o gabarito e se quiser postar a sua resolução seria legal. (É muito enriquecedor para o nosso fórum os membros postarem as suas resoluções, ver feito também ajuda a todos a aperfeiçoarem os seus métodos ).
Minhas contas, mas não cheguei a valor, cheguei a uma expressão. Espero que ajude em algo (Espero também ter interpretado corretamente os somatórios kkk)
[Simplifiquei (sin^n(x)-1) para -sin^n(x) assumindo que sin (x) não é igual a 1,-1 e 0. Usei a mesma ideia em (cos^n(x)-1)].
Minhas contas, mas não cheguei a valor, cheguei a uma expressão. Espero que ajude em algo (Espero também ter interpretado corretamente os somatórios kkk)
- Spoiler:
[Simplifiquei (sin^n(x)-1) para -sin^n(x) assumindo que sin (x) não é igual a 1,-1 e 0. Usei a mesma ideia em (cos^n(x)-1)].
abelardo- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 777
Não entendi a simplificação do seu somatório. Trata-se de uma P.G infinita cuja soma é a1/1 - q
Na minha solução fiz o seguinte:
É fácil ver que
Analogicamente
Assim queremos o valor mínimo que
(*)
Que será mínimo quando
For máximo.
Derivando e igualando a zero encontramos x = pi/4. Substituindo esse valor em (*)
Encontramos 2(V2 + 3) como mostrei.
Que é diferente do gabarito, que por sua vez mostra 2(2V2 + 3)
Na minha solução fiz o seguinte:
É fácil ver que
Analogicamente
Assim queremos o valor mínimo que
(*)
Que será mínimo quando
For máximo.
Derivando e igualando a zero encontramos x = pi/4. Substituindo esse valor em (*)
Encontramos 2(V2 + 3) como mostrei.
Que é diferente do gabarito, que por sua vez mostra 2(2V2 + 3)
helanderson123- Iniciante
Usei também a ideia de pg infinita ( -1< q <1 ) . Hihi, realmente amigo, foi um pequeno erro que cometi e que mudou tudo. Esqueci de sen^0 (x) e cos^0 (x), por isso que meu numerador tem as duas funções, já que considerei que a1 nos dois casos seriam senx e cosx.
Bom, como precisa de ferramentas de cálculo numérico, eu não posso mais te ajudar hehe, num sei nada sobre isso. Acredito que você pode postar a a sua pergunta com a sua solução aqui : https://pir2.forumeiros.com/f28-iniciacao-ao-calculo.
Bom, como precisa de ferramentas de cálculo numérico, eu não posso mais te ajudar hehe, num sei nada sobre isso. Acredito que você pode postar a a sua pergunta com a sua solução aqui : https://pir2.forumeiros.com/f28-iniciacao-ao-calculo.
abelardo- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 777
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos