Concentração de soluções
2 participantes
Página 1 de 1
Concentração de soluções
olá,
tenho algumas perguntas sobre esse exercicio:
Misturando-se soluções aquosas de nitrato de prata(AgNO3) e de cromato de potassio(K2CrO4),forma-se um precipitado de cromato de prata(Ag2CrO4),de cor vermelho-tijolo,em uma reação completa.A solução sobrenadante pode se apresentar incolor ou amarela,dependendo de o excesso ser do primeiro ou do segundo reagente.Na mistura de 20ml de solução 0,1mol/l de AgNO3 com 10ml de solução 0,2mol/l de K2CrO4, a quantidade em mol do sólido que se forma e a cor da solução sobrenadante,ao final da reação,são respectivamente:
bom,a esta resposta eu cheguei> (1.10^-3 e amarela).
oque eu não entendo são duas coisas:
1)pelo oque percebi essa reação é de dupla troca,mas,no exercicio diz que o precipitado é (Ag2CrO4) ,logo, é uma substancia insoluvel.O precipitado não seria o (K2NO3),já que contem K2 que fazia parte do (K2CrO4) que esta em excesso na reação,porque se está em excesso não é totalmente soluvel quanto (AgNO3)?
2)Por que a lei de lavoisier não se aplica nessa reação de dupla troca?
Alguém sabe explicar-me?
Misturando-se soluções aquosas de nitrato de prata(AgNO3) e de cromato de potassio(K2CrO4),forma-se um precipitado de cromato de prata(Ag2CrO4),de cor vermelho-tijolo,em uma reação completa.A solução sobrenadante pode se apresentar incolor ou amarela,dependendo de o excesso ser do primeiro ou do segundo reagente.Na mistura de 20ml de solução 0,1mol/l de AgNO3 com 10ml de solução 0,2mol/l de K2CrO4, a quantidade em mol do sólido que se forma e a cor da solução sobrenadante,ao final da reação,são respectivamente:
1)pelo oque percebi essa reação é de dupla troca,mas,no exercicio diz que o precipitado é (Ag2CrO4) ,logo, é uma substancia insoluvel.O precipitado não seria o (K2NO3),já que contem K2 que fazia parte do (K2CrO4) que esta em excesso na reação,porque se está em excesso não é totalmente soluvel quanto (AgNO3)?
Alguém sabe explicar-me?
Rafael Ibatexano- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 347
Re: Concentração de soluções
Revivendo este velho post, rs.Rafael Ibatexano escreveu:olá,
Alguém sabe explicar-me?
Reação prescrita: 2. AgNO3 + K2CrO4 → Ag2CrO4 + 2. KNO3
Solução analisada de AgNO3 → 0,1mol/L . 0,02L = 0,002mol de AgNO3
Solução analisada de K2CrO4 → 0,2mol/L . 0,01L = 0,002mol de K2CrO4
Proporção estequiométrica entre os dois reagentes → 2:1
Excesso de K2CrO4 → (0,002 - 0,001) = 0,001 = 10-3mol em excesso (cor amarelada).
O precipitado não pode ser o KNO3 pois este, diferentemente do cromato de prata, é solúvel em água contida em solução. Ou seja, enquanto este é solubilizado na solução, o excesso de cromato de potássio é retido como precipitado juntamente do cromato de prata - também insolúvel.
matheus_feb- Mestre Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos