PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Integral indefinida

2 participantes

Ir para baixo

Integral indefinida Empty Integral indefinida

Mensagem por gsr_principiamathematica Ter 09 Jan 2024, 18:03

Resolva a integral [latex]\int \frac{1+2cos(x)}{(2+cos(x))^2}dx[/latex]
gsr_principiamathematica
gsr_principiamathematica
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 26/12/2023
Idade : 16

Ir para o topo Ir para baixo

Integral indefinida Empty Re: Integral indefinida

Mensagem por Giovana Martins Ter 09 Jan 2024, 23:00

Esta é bem complicada ao que me parece. Fiz aqui, mas deu bastante conta. Estava esperando por algo mais enxuto? Pois eu mesma não enxerguei.

Se ninguém postar alguma resolução curta, amanhã eu tento postar o que eu fiz.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Integral indefinida Empty Re: Integral indefinida

Mensagem por gsr_principiamathematica Qua 10 Jan 2024, 00:21

Giovana Martins escreveu:
Esta é bem complicada ao que me parece. Fiz aqui, mas deu bastante conta. Estava esperando por algo mais enxuto? Pois eu mesma não enxerguei.

Se ninguém postar alguma resolução curta, amanhã eu tento postar o que eu fiz.
Eu peguei essa numa página e parece bem difícil mesmo, nem cheguei ao final dos cálculos. Nem sei o gabarito.
gsr_principiamathematica
gsr_principiamathematica
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 26/12/2023
Idade : 16

Ir para o topo Ir para baixo

Integral indefinida Empty Re: Integral indefinida

Mensagem por Giovana Martins Qua 10 Jan 2024, 10:13

Está bem. À noite eu posto o que eu fiz.

Tenha um bom dia!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Integral indefinida Empty Re: Integral indefinida

Mensagem por Giovana Martins Qua 10 Jan 2024, 23:20

Ei, boa noite.

Vim aqui me justificar, pois não conseguirei postar a resolução hoje conforme eu havia prometido.

Essa chuva que está aqui em São Paulo me atrapalhou. Cheguei muito tarde. Postarei a resolução em breve.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Pliniao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Integral indefinida Empty Re: Integral indefinida

Mensagem por gsr_principiamathematica Qua 10 Jan 2024, 23:53

Giovana Martins escreveu:
Ei, boa noite.

Vim aqui me justificar, pois não conseguirei postar a resolução hoje conforme eu havia prometido.

Essa chuva que está aqui em São Paulo me atrapalhou. Cheguei muito tarde. Postarei a resolução em breve.
Sem problemas. Boa noite.
gsr_principiamathematica
gsr_principiamathematica
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 26/12/2023
Idade : 16

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Integral indefinida Empty Re: Integral indefinida

Mensagem por Giovana Martins Qui 11 Jan 2024, 22:01

Primeiramente, peço desculpas pela demora. Como eu havia dito, não visualizei uma resolução mais econômica nas contas. Se houver dúvidas ou algum equívoco, avise.

[latex]\\\mathrm{\int \frac{2cos(x)+1}{[cos(x)+2]^2}dx=\int \frac{2[cos(x)+2]-3}{[cos(x)+2]^2}dx=\int \left \{ \frac{2[cos(x)+2]}{[cos(x)+2]^2}-\frac{3}{[cos(x)+2]^2} \right \}dx}\\\\\\ \mathrm{\ \ \ \ \ \ Manipulando:\int \frac{2cos(x)+1}{[cos(x)+2]^2}dx=2{\color{Red} \int \frac{1}{cos(x)+2}dx}-3{\color{Blue} \int \frac{1}{[cos(x)+2]^2}dx}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Red} \int \frac{1}{cos(x)+2}dx=\int \frac{sec^2\left ( \frac{x}{2} \right )}{tan^2\left ( \frac{x}{2} \right )+3}dx}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Red} t =\frac{1}{\sqrt{3}}tan\left ( \frac{x}{2} \right ) \ \therefore\ dx=\frac{2\sqrt{3}}{sec^2\left ( \frac{x}{2} \right )}dt \ \therefore\ \int \frac{1}{cos(x)+2}dx=\frac{2}{\sqrt{3}}\int \frac{1}{t^2+1}dt=arctan(t)}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Red} \int \frac{1}{cos(x)+2}dx=\frac{2}{\sqrt{3}}arctan\left [ \frac{1}{\sqrt{3}}tan\left ( \frac{x}{2} \right ) \right ]}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Blue}Agora, pela\ subst.\ de\ Weierstrass\ em \int \frac{1}{[cos(x)+2]^2}dx:}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Blue} cos(x)=\frac{1-tan^2\left ( \frac{x}{2} \right )}{1+tan^2\left ( \frac{x}{2} \right )}\ o\ que\ acarreta\ \int \frac{1}{[cos(x)+2]^2}dx=\int \frac{1}{\left [ \frac{1-tan^2\left ( \frac{x}{2} \right )}{1+tan^2\left ( \frac{x}{2} \right )} +2\right ]^2}dx}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Blue} u=tan\left ( \frac{x}{2} \right )\ \therefore\ dx=\frac{2}{sec^2\left ( \frac{x}{2} \right )}du=\frac{2}{u^2+1}du\ \therefore\ \int \frac{1}{[cos(x)+2]^2}dx=2\int \frac{u^2+1}{(u^2+3)^2}du}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Blue} \int \frac{1}{[cos(x)+2]^2}dx=2\int \frac{u^2+3-2}{(u^2+3)^2}du=\int \left [ \frac{u^2+3}{(u^2+3)^2}-\frac{2}{(u^2+3)^2} \right ]du=\int \left [ \frac{1}{u^2+3}-\frac{2}{(u^2+3)^2} \right ]du}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Blue}  \int \frac{1}{[cos(x)+2]^2}dx={\color{DarkOrange} \int \frac{1}{u^2+3}du}-2  {\color{Magenta} \int \frac{1}{(u^2+3)^2}du}}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{DarkOrange} v=\frac{1}{\sqrt{3}}u\ \therefore\ du=\sqrt{3}dv\ \therefore\ \int \frac{1}{u^2+3}du=\frac{1}{\sqrt{3}}\int \frac{1}{v^2+1}dv=\frac{1}{\sqrt{3}}arctan\left [ \frac{1}{\sqrt{3}}tan\left ( \frac{x}{2} \right ) \right ]}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Magenta} Dado\ que\ \int \frac{1}{(zk^2+w)^n}dk=\frac{2n-3}{2w(n-1)}\int \frac{1}{(zk^2+w)^{n-1}}dk+\frac{k}{2w(n-1)(zk^2+w)^{n-1}}}}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Magenta} \int \frac{1}{(u^2+3)^2}du=\frac{u}{6(u^2+3)}+\frac{1}{6}\int \frac{1}{u^2+3}du=\frac{u}{6(u^2+3)}+\frac{1}{\sqrt{3}}arctan\left ( \frac{u}{\sqrt{3}} \right ) }}[/latex]

[latex]\mathrm{{\color{Magenta} \int \frac{1}{(u^2+3)^2}du=\frac{tan\left ( \frac{x}{2} \right )}{6[tan^2\left ( \frac{x}{2} \right )+3]}+\frac{1}{\sqrt{3}}arctan\left [ \frac{1}{\sqrt{3}}tan\left ( \frac{x}{2} \right ) \right ]}}[/latex]

Agrupando tudo, tem-se que:

[latex]\mathrm{\boxed {\mathrm{\int \frac{2cos(x)+1}{[cos(x)+2]^2}dx=\frac{2tan\left ( \frac{x}{2} \right )}{3+tan^2\left ( \frac{x}{2} \right )}+C}}}[/latex]

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Zeroberto e gsr_principiamathematica gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Integral indefinida Empty Re: Integral indefinida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos