PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafio

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Resolvido Desafio

Mensagem por Giovana Martins Dom 10 Dez 2023, 17:49

Relembrando a primeira mensagem :

Dois quadrados de áreas x e y são inscritos de maneiras diferentes num mesmo triângulo retângulo como mostrado abaixo.

Desafio - Página 2 Oie_tr20

A área de "x" é maior que a área de "y" ou a área "x" é menor que a área de "y"?

Tentando resolver este post (clique aqui), me deparei com uma situação legal, que no caso eu suponho ser a resposta do desafio que eu estou propondo.

Última edição por Giovana Martins em Qua 05 Jun 2024, 06:15, editado 1 vez(es)
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

DaoSeek gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Desafio

Mensagem por petras Sex 15 Dez 2023, 11:03

Giovana Martins escreveu:
Desculpe a demora, Petras Smile.
Relaxa...ótima resolução com osempre...

petras
Monitor
Monitor

Giovana Martins gosta desta mensagem

Mensagem por DaoSeek Seg 03 Jun 2024, 19:01

Podemos verificar indiretamente que x > y. Por exemplo, vamos fixar a = 1. Com as contas da Giovana, segue que \(x \neq y\). De fato,

\( \displaystyle x = y \Leftrightarrow  \dfrac{ab}{a+b} =\dfrac{ab\sqrt{a^2+b^2}}{a^2+b^2+ab} \Leftrightarrow  \dfrac{b}{b+1} = \dfrac{b\sqrt{1+b^2}}{b^2+b+1}  \Rightarrow  b = 0 \)

Para concluir, consideramos as funções f(b) e g(b) com \(b \in (0, \infty) \),  onde f(b) é igual  a área do quadrado verde e g(b) é a área do outro quadrado. Isto é, f(b) = x e g(b) = y. O caso que o petras do triângulo isósceles garante que f(1) > g(1). Tais funções são contínuas (não vou provar, mas não é difícil de acreditar) e isso implica que sempre vale f > g, pelo teorema do valor intermediário. Com isso provamos que x > y, como queríamos.

Obs.: Na figura, o paralelogramo vermelho tem área y, e o quadrado verde tem área x. Como EB + GY = AI + HX, decidir qual dos quadrados tem maior area fica basicamente restrito a decidir qual dos pontos X e Y está mais a direita ou a esquerda um do outro. Eu chuto que dá pra tirar uma solução geométrica com essa observação, mas não consegui agora. Fica a ideia caso alguém queira tentar desenvolver!!

Desafio - Página 2 Captur11
DaoSeek
DaoSeek
Jedi
Jedi

Mensagem por Giovana Martins Seg 03 Jun 2024, 22:49

DaoSeek escreveu:
Podemos verificar indiretamente que x > y. Por exemplo, vamos fixar a = 1. Com as contas da Giovana, segue que \(x \neq y\). De fato,

\( \displaystyle x = y \Leftrightarrow  \dfrac{ab}{a+b} =\dfrac{ab\sqrt{a^2+b^2}}{a^2+b^2+ab} \Leftrightarrow  \dfrac{b}{b+1} = \dfrac{b\sqrt{1+b^2}}{b^2+b+1}  \Rightarrow  b = 0 \)

Para concluir, consideramos as funções f(b) e g(b) com \(b \in (0, \infty) \),  onde f(b) é igual  a área do quadrado verde e g(b) é a área do outro quadrado. Isto é, f(b) = x e g(b) = y. O caso que o petras do triângulo isósceles garante que f(1) > g(1). Tais funções são contínuas (não vou provar, mas não é difícil de acreditar) e isso implica que sempre vale f > g, pelo teorema do valor intermediário. Com isso provamos que x > y, como queríamos.

Obs.: Na figura, o paralelogramo vermelho tem área y, e o quadrado verde tem área x. Como EB + GY = AI + HX, decidir qual dos quadrados tem maior area fica basicamente restrito a decidir qual dos pontos X e Y está mais a direita ou a esquerda um do outro. Eu chuto que dá pra tirar uma solução geométrica com essa observação, mas não consegui agora. Fica a ideia caso alguém queira tentar desenvolver!!

[url=https://servimg.com/view/20483689/9]Desafio - Página 2 Captur11
[/url]

Muito obrigada.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado