PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unesp - sais e produto de solubilidade

2 participantes

Ir para baixo

Unesp - sais e produto de solubilidade Empty Unesp - sais e produto de solubilidade

Mensagem por Zeroberto Qua 06 Dez 2023, 18:35

\( \ce{Pb3(SbO4)2}\) é um pigmento alaranjado empregado em pinturas a óleo. 

a) Escreva o nome oficial do pigmento e indique a classe de compostos a que pertence.

b) Escreva a equação química balanceada da ionização desse pigmento pouco solúvel em água e a expressão da constante do seu produto de solubilidade (KPS).

Gabarito: a) Antimoniato de chumbo II

b) \( Pb_3 (SbO4)_{ 2_{(s)}} \rightleftharpoons 3Pb^{2+} _{(aq)} + 2SbO4^{3-}_{(aq)} \)

\(Kps = [Pb^{2+}]^3 .[SbO4^{3-}]^2 \)

Minha dúvida é em relação à "a". Porque o composto não poderia se chamar diantimoniato de chumbo II, já que possui dois ânions antimoniato?
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Unesp - sais e produto de solubilidade Empty Re: Unesp - sais e produto de solubilidade

Mensagem por Jigsaw Qua 06 Dez 2023, 19:16

Zeroberto escreveu:\( \ce{Pb3(SbO4)2}\) é um pigmento alaranjado empregado em pinturas a óleo. 

a) Escreva o nome oficial do pigmento e indique a classe de compostos a que pertence.

b) Escreva a equação química balanceada da ionização desse pigmento pouco solúvel em água e a expressão da constante do seu produto de solubilidade (KPS).

Gabarito: a) Antimoniato de chumbo II

b) \( Pb_3 (SbO4)_{ 2_{(s)}} \rightleftharpoons 3Pb^{2+} _{(aq)} + 2SbO4^{3-}_{(aq)} \)

\(Kps = [Pb^{2+}]^3 .[SbO4^{3-}]^2 \)

Minha dúvida é em relação à "a". Porque o composto não poderia se chamar diantimoniato de chumbo II, já que possui dois ânions antimoniato?
Zeroberto, mas se utilizarmos esse raciocínio teríamos o diantimoniato de trichumbo II da mesma forma que nomeamos o N2O3 (trióxido de dinitrogênio), acho que ficaria estranho.

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 581
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Unesp - sais e produto de solubilidade Empty Re: Unesp - sais e produto de solubilidade

Mensagem por Zeroberto Qua 06 Dez 2023, 19:24

Jigsaw escreveu:Zeroberto, mas se utilizarmos esse raciocínio teríamos o diantimoniato de trichumbo II da mesma forma que nomeamos o N2O3 (trióxido de dinitrogênio), acho que ficaria estranho.

lol! lol! lol! lol!
Tem razão, Jigsaw. Muito obrigado!
Aliás, você tocou numa dúvida que a tenho há muito tempo: por que, nos óxidos, consideramos a quantidade de átomos na nomenclatura, enquanto que, em sais, não consideramos (como no antimoniato de chumbo II)?
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Unesp - sais e produto de solubilidade Empty Re: Unesp - sais e produto de solubilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos