PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o estado

3 participantes

Ir para baixo

o estado Empty o estado

Mensagem por nayaradeliberal Seg 27 Mar 2023, 08:21

Antes da formação do Estado e do desenvolvimento da Ciência e Economia Política que regulam e orientam as ações humanas, como os povos se organizavam? Como eles saíram o estado de primeira natureza para a segunda natureza?
nayaradeliberal
nayaradeliberal
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 21/04/2021
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

o estado Empty Re: o estado

Mensagem por Fibonacci13 Seg 27 Mar 2023, 09:04

Antes da formação do Estado e do desenvolvimento da Ciência e Economia Política, as sociedades humanas eram organizadas de diferentes maneiras, dependendo das circunstâncias geográficas, culturais, históricas e econômicas. Algumas sociedades eram nômades, outras eram sedentárias, algumas praticavam a agricultura, outras a caça e a coleta.

Os povos primitivos organizavam-se em grupos familiares, tribos ou clãs, onde as relações sociais eram baseadas na solidariedade, no parentesco e na reciprocidade. O papel dos líderes desses grupos era mais de orientação do que de comando, e as decisões eram tomadas por consenso ou por meio de rituais.

Com o tempo, as sociedades humanas começaram a desenvolver formas mais complexas de organização social, como cidades-estado, impérios e reinos. Essas sociedades desenvolveram leis e instituições que regulavam as relações entre os indivíduos e asseguravam a proteção dos direitos e interesses dos membros da sociedade.

A transição da primeira para a segunda natureza, ou seja, da condição de seres naturais para seres sociais, foi um processo gradual e complexo, que envolveu a criação de instituições políticas, econômicas, culturais e religiosas que possibilitaram a formação de sociedades cada vez mais complexas. Esse processo de evolução social é chamado de história, e seu estudo é fundamental para compreendermos as sociedades humanas em suas diversas formas e fases de desenvolvimento.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

o estado Empty Re: o estado

Mensagem por SenhorB Sáb 10 Fev 2024, 22:07

nayaradeliberal escreveu:Antes da formação do Estado e do desenvolvimento da Ciência e Economia Política que regulam e orientam as ações humanas, como os povos se organizavam? Como eles saíram o estado de primeira natureza para a segunda natureza?

A primeira natureza humana tinha como principio de organização as primeiras deduções humanas que se dividem em duas bases teóricas.
A primeira, condizendo à raiz dessas deduções em uma intervenção espiritual - aonde todos os povos existentes basearam suas políticas de organização em crenças que não originaram meramente da percepção humana, mas de algo transcendental. Seja com os povos israelistas, indo-europeus, asiáticos, etc.

A segunda, condizendo à raiz dessas deduções em uma análise e dedução puramente natural dos homens.


De qualquer forma, em ambas as teorias, observamos que ainda assim o homem organizou-se de forma muito semelhante em como observamos a organização no grupo dos animais.
O senso familiar, a necessidade de união recíproca, dos interesses alinhados mais à sobrevivência, et cetera. Tudo perceptível pelo homem da época em forma natural e instintiva.

O que diferencia os homens dos animais nesse sentido seria a transcendência racional que o homem têm - permitindo-o estabelecer princípios maiores além da própria sobrevivência, além de, claro, transformar matéria-prima em tecnologias que permitem a sua vivência ir além de meramente suprir as suas necessidades naturais.

É difícil históricamente determinar qual foi o primeiro estado criado, mas dentre os mais antigos registros, encontramos origens mais relacionadas na Mesopotâmia. Por via do avanço tecnológico e dos princípios além da mera sobrevivência que gradualmente foram cultivadas pelo homem, foram se criando os primeiros estados (a "segunda natureza").
SenhorB
SenhorB
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/02/2024
Idade : 21
Localização : Estado de SP, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

o estado Empty Re: o estado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos