Trigonometria e indução
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Trigonometria e indução
Prove que para qualquer natural n maior que 1, cos(nx) pode ser escrito como uma soma de potências de cos(x) relacionadas a algum coeficiente real que independa de x:
[latex]cos(nx) = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex]
Eu consegui utilizando a expressão exponencial para complexos, vou deixar de forma bem resumida o que fiz :
Entretanto, segundo o meu professor, essa pergunta da seção de exercícios adicionais é possível ser resolvida só por indução e trigonometria, que era o que eu devia utilizar já que esse era o conteúdo que estava sendo discutido. Alguém tem alguma proposta para realizar essa indução?
Desde já agradeço a ajuda.
[latex]cos(nx) = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex]
Eu consegui utilizando a expressão exponencial para complexos, vou deixar de forma bem resumida o que fiz :
- Spoiler:
[latex]e^{inx} = (e^{ix})^n \implies Re(e^{inx}) = Re{[(e^{ix})^n]}[/latex]
Se n = 2p:
[latex] \scriptsize{cos(nx) = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{ p}} {\binom{n}{2k}(-1)^{k}{[sen(x)]^{2k}}{[cos(x)]^{n-2k}} = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{ p}} {\binom{n}{2p}(-1)^{k}{[1-(cos(x))^2]^{k}}{[cos(x)]^{n-2k}}} [/latex]
[latex]\scriptsize{cos(nx) = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{ p}} {\binom{n}{2p}(-1)^{k} \{\sum\limits_{j=0}^{\mbox{ k}}(-1)^{j}{[cos(x)]^^{2j}}\}{[cos(x)]^{n-2k}}} = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{ p}} { \{\sum\limits_{j=0}^{\mbox{ k}}\binom{n}{2p}(-1)^{k + j}{[cos(x)]^{n-2k +2j}}\}}} [/latex]
[latex]cos(nx) = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{ p}} \sum\limits_{j=0}^{\mbox{ k}}b_{k,j}{[cos(x)]}^{n -2(k-j)} = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n}}a_k {[cos(x)]}^{k} [/latex]
Faltou fazer quando n é impar, n =2p +1, mas são exatamente as mesmas etapas.
Entretanto, segundo o meu professor, essa pergunta da seção de exercícios adicionais é possível ser resolvida só por indução e trigonometria, que era o que eu devia utilizar já que esse era o conteúdo que estava sendo discutido. Alguém tem alguma proposta para realizar essa indução?
Desde já agradeço a ajuda.
Última edição por UmPoetaEufórico em Qua 23 Mar 2022, 09:08, editado 1 vez(es)
UmPoetaEufórico- Padawan
Re: Trigonometria e indução
Aqui eu acho que você usaria uma indução forte. Então, para o caso de "n = 1, 2 e 3" é imediato, por fórmulas conhecidas, suponha agora que vale para n menor ou igual a k, você precisa mostrar para o caso "n = k+1", daí é só usar que:
cos((k+1)x) = cos(kx + x) = cos(kx)cos(x) - sen(kx)sen(x)
O único problema é o último fator do lado direito da igualdade, aí basta desenvolver ele como uma soma de cossenos, mas aí você lembra das fórmulas de Prostaférese:
cos(a) - cos(b) = -2sen((a + b)/2)sen((a - b)/2)
Basta encontrar quem é o a e quem é o b, fazendo isso você encontra que:
-sen(kx)sen(x) = (cos((k+1)x) - cos((k-1)x))/2
Substituindo no início:
cos((k+1)x) = cos(kx)cos(x) + (cos((k+1)x) - cos((k-1)x))/2
cos((k+1)x) = 2cos(kx)cos(x) - cos((k-1)x)
Por indução forte você sabe que vale para k e para k-1, então é só desenvolver o somatório aí neles e fechar a indução.
Bem, se eu não errei nenhuma passagem, seria essa a ideia. Qualquer coisa aí é só perguntar.
cos((k+1)x) = cos(kx + x) = cos(kx)cos(x) - sen(kx)sen(x)
O único problema é o último fator do lado direito da igualdade, aí basta desenvolver ele como uma soma de cossenos, mas aí você lembra das fórmulas de Prostaférese:
cos(a) - cos(b) = -2sen((a + b)/2)sen((a - b)/2)
Basta encontrar quem é o a e quem é o b, fazendo isso você encontra que:
-sen(kx)sen(x) = (cos((k+1)x) - cos((k-1)x))/2
Substituindo no início:
cos((k+1)x) = cos(kx)cos(x) + (cos((k+1)x) - cos((k-1)x))/2
cos((k+1)x) = 2cos(kx)cos(x) - cos((k-1)x)
Por indução forte você sabe que vale para k e para k-1, então é só desenvolver o somatório aí neles e fechar a indução.
Bem, se eu não errei nenhuma passagem, seria essa a ideia. Qualquer coisa aí é só perguntar.
fantecele- Fera
UmPoetaEufórico gosta desta mensagem
Acho que entendi, ao invés da indução clássica onde só se usaria um antecessor para provar que a propriedade vale para o termo consecutivo da indução, usam-se dois antecessores para provar a propriedade. Bem interessante.
Obrigado pela ajuda!
No caso de [latex]cos{[(n-1)x]} = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n-1}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex] e [latex]cos(nx) = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n}}b_k{[cos(x)]^k}[/latex]
[latex]\scriptsize{cos{[(n+1)x]} = 2 cos(nx)cos(x) - cos{[(n-1)x]} }[/latex]
[latex]cos{[(n+1)x]} = 2cos(x) \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n}}b_k{[cos(x)]^k} - \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n-1}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex]
[latex]cos{[(n+1)x]} = \sum\limits_{k=1}^{\mbox{n+1}}c_k{[cos(x)]^k} - \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n-1}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex]
[latex]cos{[(n+1)x]} = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n+1}}a_k{[cos(x)]^k} [/latex]
cos(x) = cos(x) OK!
cos(2x) = 2cos2(x) - cos 0(x) OK!
Obrigado pela ajuda!
No caso de [latex]cos{[(n-1)x]} = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n-1}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex] e [latex]cos(nx) = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n}}b_k{[cos(x)]^k}[/latex]
[latex]\scriptsize{cos{[(n+1)x]} = 2 cos(nx)cos(x) - cos{[(n-1)x]} }[/latex]
[latex]cos{[(n+1)x]} = 2cos(x) \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n}}b_k{[cos(x)]^k} - \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n-1}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex]
[latex]cos{[(n+1)x]} = \sum\limits_{k=1}^{\mbox{n+1}}c_k{[cos(x)]^k} - \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n-1}}a_k{[cos(x)]^k}[/latex]
[latex]cos{[(n+1)x]} = \sum\limits_{k=0}^{\mbox{n+1}}a_k{[cos(x)]^k} [/latex]
cos(x) = cos(x) OK!
cos(2x) = 2cos2(x) - cos 0(x) OK!
UmPoetaEufórico- Padawan
Opa, isso aí, algumas vezes não dá pra sair direto com a indução clássica, aí usa essa "indução forte" pra resolver. Talvez tenha como resolver direto com a indução clássica essa questão, mas não consegui enxergar uma maneira pra se fazer assim.
fantecele- Fera