PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria dos números

2 participantes

Ir para baixo

Teoria dos números Empty Teoria dos números

Mensagem por Katsmoking Sex 04 Mar 2022, 11:10

Calcular os dois últimos algarismos do número Teoria dos números Png, em que n é um inteiro não negativo. 

- Infelizmente não possuo o gabarito, peguei uma lista de exercícios para IME sem respostas, sei que a resposta provavelmente se encontra fazendo a congruência por 100.
Katsmoking
Katsmoking
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/10/2021
Idade : 20
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria dos números Empty Re: Teoria dos números

Mensagem por joaoZacharias Sex 04 Mar 2022, 16:18

Boa tarde;

Eu fiz uns esboços e obtive que esse somatório é congruente a 30 -n4 módulo 100. Eu suspeito que k comece em 0 ao invés de 1.Dá uma conferida se o somatório é assim mesmo. Se for desse jeito mesmo, a resposta dependerá do valor de n. Até é possível armar uma condição sobre esse valor, mas não é possível expressar o valor puramente com algarismos numéricos.
joaoZacharias
joaoZacharias
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 18/03/2020
Localização : Campinas - SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria dos números Empty Re: Teoria dos números

Mensagem por Katsmoking Sex 04 Mar 2022, 17:17

Boa tarde!
  O somatório é desse jeito mesmo, quebrei a cabeça por um tempo também mas tudo que consigo são resultados com n, em outros exemplos os resultados convergiam pra um único valor mas imagino que nesse exemplo não vá além disso. De qualquer forma, muito obrigado!!
Katsmoking
Katsmoking
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/10/2021
Idade : 20
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria dos números Empty Re: Teoria dos números

Mensagem por joaoZacharias Sex 04 Mar 2022, 17:32

Olá colega;
Bom de qualquer jeito vou expor o raciocínio inicial que me ocorreu:

Chamemos cada [latex]n + k[/latex] de [latex]a_k[/latex]. Observe que existe exatamente um único [latex]a_k[/latex] congruente a cada um dos valores de 1 a 100 (mod 100), exceto pelo fato de que não existe um [latex]a_k [/latex] que satisfaça [latex]a_k \equiv n \text{ }(mod \text{ }100)[/latex]. Isso ocorre porque foram somados 99 números consecutivos. Portanto:

[latex]\sum\limits_{k=1}^{\mbox{99}}a_k^4 \equiv (\sum\limits_{i=1}^{\mbox{100}}i^4) - n^4 \text{ } (mod \text{ } 100)[/latex]

Se você for calcular [latex] (\sum\limits_{i=1}^{\mbox{100}}i^4)[/latex] pela fórmula das soma das 4ª potencias dá um valor congruente a 30.

Agora, se o k começasse em 0 o somatório seria congruente a 30, porque ia ter a soma do termo n4
joaoZacharias
joaoZacharias
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 18/03/2020
Localização : Campinas - SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria dos números Empty Re: Teoria dos números

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos