PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica do movimento Circular

2 participantes

Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por flaviohns123456 Sáb 18 Dez 2021, 23:35

Só me foi dada a massa da bolinhas, o raio da circunferência e me falado que ela está girando. Minha dúvida seria em como encontrar a tração do fio sem que seja em função da velocidade, pois não foi me dada e a mesma varia a cada posição devido ao torque gerado pela força peso


Última edição por flaviohns123456 em Dom 19 Dez 2021, 10:07, editado 1 vez(es)

flaviohns123456
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/12/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por qedpetrich Sáb 18 Dez 2021, 23:54

Olá;

Adotando um referencial em que a bolinha em A possui somente energia cinética e em B somente energia potencial gravitacional, temos que:

Dinâmica do movimento Circular Png

Somatório das forças verticais em A:

Dinâmica do movimento Circular Png

Substituindo da primeira relação:

Dinâmica do movimento Circular Png

De maneira análoga aplica-se o mesmo raciocínio para os pontos C e D. Penso que seja isto, já que você não quer a resposta em função da velocidade. Tem o gabarito?

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por flaviohns123456 Sáb 18 Dez 2021, 23:56

qedpetrich escreveu:Olá;

Adotando um referencial em que a bolinha em A possui somente energia cinética e em B somente energia potencial gravitacional, temos que:

Dinâmica do movimento Circular Png

Somatório das forças verticais em A:

Dinâmica do movimento Circular Png

Substituindo da primeira relação:

Dinâmica do movimento Circular Png

De maneira análoga aplica-se o mesmo raciocínio para os pontos C e D. Penso que seja isto, já que você não quer a resposta em função da velocidade. Tem o gabarito?

Não tenho o gabarito, mas estou em dúvida do porque você assumiu que no ponto B a velocidade é nula ?

flaviohns123456
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/12/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por qedpetrich Dom 19 Dez 2021, 00:09

Creio estar equivocado nessa minha afirmação, vou tentar outro caminho:

Calculando a velocidade mínima para que a bolinha consiga completar a volta, temos que:

Dinâmica do movimento Circular Png

Dessa forma, temos que:

Dinâmica do movimento Circular Png

Da primeira relação:

Dinâmica do movimento Circular Png

Portanto a tensão em A é:

Dinâmica do movimento Circular Png

Acho que agora sim está coerente. Amanhã eu dou uma olhada com mais calma, uma boa noite!

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por flaviohns123456 Dom 19 Dez 2021, 00:28

qedpetrich escreveu:Creio estar equivocado nessa minha afirmação, vou tentar outro caminho:

Calculando a velocidade mínima para que a bolinha consiga completar a volta, temos que:

Dinâmica do movimento Circular Png

Dessa forma, temos que:

Dinâmica do movimento Circular Png

Da primeira relação:

Dinâmica do movimento Circular Png

Portanto a tensão em A é:

Dinâmica do movimento Circular Png

Acho que agora sim está coerente. Amanhã eu dou uma olhada com mais calma, uma boa noite!
Essa resolução acho mais condizente, entretanto ainda decaímos sobre um problema, no enunciado não foi dito que a massa passa pelo ponto B com velocidade mínima, assim como foi assumido por você. Então me parece que está faltando dados na questão. Beleza, muito obrigado pela ajuda, até amanhã. Boa noite

flaviohns123456
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/12/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por qedpetrich Dom 19 Dez 2021, 09:27

Como você não transcreveu o enunciado não sei exatamente qual é a pergunta, se for somente "Encontre o valor da tensão no fio nos diferentes pontos A, B, C e D" a situação que eu descrevi é válida, pois mesmo com uma velocidade mínima podemos garantir que a bola está em movimento circular. Só vejo essa forma de dar a resposta em função de g, m e R, relacionando a segunda lei de Newton com a ideia de energia. Se algum colega tiver outra ideia, fica em aberto.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por flaviohns123456 Dom 19 Dez 2021, 09:30

qedpetrich escreveu:Como você não transcreveu o enunciado não sei exatamente qual é a pergunta, se for somente "Encontre o valor da tensão no fio nos diferentes pontos A, B, C e D" a situação que eu descrevi é válida, pois mesmo com uma velocidade mínima podemos garantir que a bola está em movimento circular. Só vejo essa forma de dar a resposta em função de g, m e R, relacionando a segunda lei de Newton com a ideia de energia. Se algum colega tiver outra ideia, fica em aberto.

Esse é o enunciado completo, me parece que no exercício está faltando coisa, como por exemplo a velocidade da massa em algum ponto da trajetória circular, pq a única forma de responder é assumir algo como vc assumiu que em B teremos a velocidade mínima, mas ele não deixa claro em nenhum momento que isso ocorre.


Última edição por flaviohns123456 em Dom 19 Dez 2021, 10:07, editado 1 vez(es)

flaviohns123456
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/12/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por qedpetrich Dom 19 Dez 2021, 09:37

Sim, esse enunciado está totalmente falho na minha opinião, uma vez que podemos considerar qualquer situação para o cálculo de tensões, claro se garantirmos que o movimento aconteça de fato, qualquer situação é válida neste caso. Já a letra B exemplifica essa situação. Vou pedir que você [EDIT] sua postagem e transcreva o enunciado completo da questão, segundo as regras e o regulamento do PiR²:

IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens.

E por favor, leia as regras do fórum somente assim você será bem atendido aqui, obrigado.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por flaviohns123456 Dom 19 Dez 2021, 09:42

qedpetrich escreveu:Sim, esse enunciado está totalmente falho na minha opinião, uma vez que podemos considerar qualquer situação para o cálculo de tensões, claro se garantirmos que o movimento aconteça de fato, qualquer situação é válida neste caso. Já a letra B exemplifica essa situação. Vou pedir que você [EDIT] sua postagem e transcreva o enunciado completo da questão, segundo as regras e o regulamento do PiR²:

IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens.

E por favor, leia as regras do fórum somente assim você será bem atendido aqui, obrigado.
Concordo com você, tem infinitas situações em que a bolinha persiste no movimento circular e elas são explicadas pela energia mecânica total do sistema que não nos foi dada. Muito obrigado pela ajuda, irei editar a pergunta!

flaviohns123456
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/12/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica do movimento Circular Empty Re: Dinâmica do movimento Circular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos