PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

5 participantes

Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por Kozume_Kenma Sex 05 Mar 2021, 16:06

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, no estado normal, responda as perguntas que se seguem:
a) Qual familia pertence X? E Y? 
b) Qual a carga de cada composto?

Kozume_Kenma
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 13/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por RAFA&L Sáb 06 Mar 2021, 00:29

a) 3 e 1, respectivamente
b)+3 e -1, respectivamente

Talvez valesse a pena você dar uma olhada no conteúdo (em livros, apostilas, etc...) antes de tentar resolver as questões; essas questões são bem básicas, tenho certeza que após estudar a matéria você será capaz de resolvê-las por você mesmo. Smile

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 06 Mar 2021, 19:28

Rafael, já estudei esse conteúdo, mas as minhas questões sempre me perguntavam dando o número atômico...

Quando pergunta sobre a família do elemento, não estou tão seguro...

Como sei que é a família 3 e 1?


Sendo um composto iônico, normalmente (nem sempre), um deve ser metal e o outro ametal...

Se um é da família 1, e o outro da família 3, o elemento da família 1 é o hidrogênio e o da família 3 é um metal qualquer?


se é da família 3, ele precisa de 5 elétrons para chegar ao octeto...
[Edit] ele dá 3 elétrons neh 
e o outro recebe 1, sendo que são 3 desses (como é o hidrogênio, se satisfaz com 1 elétron)



Por favor, se puder me ajudar, ficarei Muito feliz..[Edit] Como posso garantir que não são de outras famílias?
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por KOSHAI Sáb 06 Mar 2021, 19:35

felipeomestre123 escreveu:Rafael, já estudei esse conteúdo, mas as minhas questões sempre me perguntavam dando o número atômico...

Quando pergunta sobre a família do elemento, não estou tão seguro...

Como sei que é a família 3 e 1?


Sendo um composto iônico, normalmente (nem sempre), um deve ser metal e o outro ametal...

Se um é da família 1, e o outro da família 3, o elemento da família 1 é o hidrogênio e o da família 3 é um metal qualquer?


se é da família 3, ele precisa de 5 elétrons para chegar ao octeto...
[Edit] ele dá 3 elétrons neh 
e o outro recebe 1, sendo que são 3 desses (como é o hidrogênio, se satisfaz com 1 elétron)



Por favor, se puder me ajudar, ficarei Muito feliz..[Edit] Como posso garantir que não são de outras famílias?
XY3-> X^3 + Y^1
X= família 3
y= família 1
KOSHAI
KOSHAI
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 146
Data de inscrição : 12/02/2021
Idade : 21
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 06 Mar 2021, 19:40

Acho que entendi... Relembrando o conteúdo...

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, 503132
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por KOSHAI Sáb 06 Mar 2021, 19:42

recomendo anotar em algum lugar essas sacadas; química é cheio desses pegas
KOSHAI
KOSHAI
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 146
Data de inscrição : 12/02/2021
Idade : 21
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por Lucasarcosseno Sáb 06 Mar 2021, 20:16

No geral, compostos iônicos são formados por um metal e um ametal. Nesse caso, o ametal pode ser um halogênio, o que faria Y ser da família 7A. Para ser da família 1A, Y deveria ser um hidreto (o que não está errado), pois metais alcalinos não podem ser ânions.  Assim, Felipe, não dá para se determinar com exatidão a qual das duas famílias Y pertence. 
Uma multiplicidade pode ser encontrada em X também. Supomos que este seja o alumínio, de nox 3+, sua família seria a 3A. No entanto, se o metal escolhido fosse o ferro, por exemplo, que  também pode se apresentar com nox +3, a família de X seria a 8B.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

felipeomestre123 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por felipeomestre123 Dom 07 Mar 2021, 06:53

Atah, agora entendi  Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, 503132
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Num composto iônico XY3,  sendo X o cátion e Y o ânion, Empty Re: Num composto iônico XY3, sendo X o cátion e Y o ânion,

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos