Trigonometria
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Trigonometria
Resolva a equação tg([latex]x-\frac{\pi }{4}[/latex])=-3 no conjunto universo U=[-∏.∏]
Não consegui resolver pois acabei me confundindo com esse conjunto universo.
[latex]S=\left \{ \frac{\pi }{4}+ arctg(-3); \frac{5\pi }{4}+arctg(-3) \right \}[/latex]
Não consegui resolver pois acabei me confundindo com esse conjunto universo.
[latex]S=\left \{ \frac{\pi }{4}+ arctg(-3); \frac{5\pi }{4}+arctg(-3) \right \}[/latex]
Última edição por natanlopes_17 em Seg 15 Fev 2021, 17:18, editado 1 vez(es)
natanlopes_17- Jedi
FocoNoIMEITA- Jedi
acpaz gosta desta mensagem
Re: Trigonometria
Obrigado pela resolução !!! Eu estou tentando entender a lógica que vc usou para o segundo quadrante kkkkk Muito bom ! Obrigado novamente
natanlopes_17- Jedi
FocoNoIMEITA gosta desta mensagem
Deixe-me tentar explicar. kkknatanlopes_17 escreveu:Obrigado pela resolução !!! Eu estou tentando entender a lógica que vc usou para o segundo quadrante kkkkk Muito bom ! Obrigado novamente
Há uma ambiguidade no seu "não entendimento", então, tentarei responder as minhas duas interpretações.
Pense na reta que define os valores da tangente como se fosse uma reta normal.
Lembre-se do seguinte: Quando uma reta é cresente, seu coeficiente angular (A SUA TANGENTE) é maior que zero. Logo, quando a reta é decrescente, o seu coeficiente angular (A SUA TANGENTE) é menor que zero.
Disso, os "momentos", do ciclo trigonométrico em que a reta é decrescente, são no segundo e no quarto quadrante.
Também, quando uma tangente é negativa, está explicito que aquela tangente, obrigatoriamente, pertence ao 2º quadrante ou ao 4º quadrante. Como o enunciado não define um intervalo para os possíveis valores dessa tangente, depreendemos que ela pertence a esses 2 quadrantes.
Espero ter sido claro! kkk
FocoNoIMEITA- Jedi
O conhecimento acerca do círculo trigonométrico eu já sabia, porém agora que percebi meu erro GROTESCO KKKK. Eu estava considerando U=R então o arcos só chegava em um valor. Mesmo assim, obrigado pela explicação !!! Tenha um ótimo dia.
natanlopes_17- Jedi
FocoNoIMEITA gosta desta mensagem