PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Simulado SAS

4 participantes

Ir para baixo

Simulado SAS Empty Simulado SAS

Mensagem por icaro256 Qua 21 Out 2020, 20:48

O jogo da memória é composto por um baralho de cartas duplicadas que possuem, em uma de suas faces, uma figura. Para iniciar esse jogo, as cartas são dispostas sobre uma superfície, com a face que possui a figura voltada para baixo. Cada participante deve, em sua jogada, escolher e desvirar duas cartas. Se as figuras das duas cartas desviradas forem iguais, o participante deve recolher o par formado e realizar uma nova jogada. Se forem diferentes, o participante deve virá-las novamente e passar a vez ao participante seguinte. O ganhador será aquele que obtiver mais pares ao final. Considere que um determinado baralho desse jogo é formado por oito cartas e que um mesmo par de cartas não é desvirado mais de uma vez. O maior número de jogadas que podem ser realizadas para se concluir o jogo é

Resposta: 16

Só consigo achar 28. Alguém pode me explicar?

icaro256
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 23
Localização : Jequié, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Simulado SAS Empty Re: Simulado SAS

Mensagem por Nickds12 Qua 21 Out 2020, 21:16

O gabarito é 16 porque o elaborador considerou que você ia encontrar 1 carta, depois iria virar 7 e encontrar seu par. Entre você escolher 1 e virar 7 até encontrar o par você faz 7 jogadas.

1+7 -- 7 jogadas

Depois com 8-2=6 cartas iria fazer a mesma coisa sucessivamente

1+5 --- 5 jogadas
1+3 --- 3 jogadas
1+1 --- 1 jogada

Somando temos 16.

É mal formulada porque obviamente se eu viro 1 e e depois viro 7 até acertar, não tem como eu virar 1 e mais 5, 3 ou 1 sem virar o mesmo par, tendo em vista que se eu errar eu passo a vez.

Para eu tentar com 5, 3 e 1 carta eu preciso errar e virar o mesmo par 4, 2 e 1 vez naturalmente.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Simulado SAS Empty Re: Simulado SAS

Mensagem por Beatriz mart Qui 02 Jun 2022, 10:58

Olá, 

também tinha ficado em dúvida nessa questão, mas como ele fala que um mesmo par não pode ser desvirado mais de um vez, fica mais simples.

Beatriz mart
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/06/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Simulado SAS Empty Re: Simulado SAS

Mensagem por SamuelGv1998 Qua 08 Nov 2023, 14:18

icaro256 escreveu:O jogo da memória é composto por um baralho de cartas duplicadas que possuem, em uma de suas faces, uma figura. Para iniciar esse jogo, as cartas são dispostas sobre uma superfície, com a face que possui a figura voltada para baixo. Cada participante deve, em sua jogada, escolher e desvirar duas cartas. Se as figuras das duas cartas desviradas forem iguais, o participante deve recolher o par formado e realizar uma nova jogada. Se forem diferentes, o participante deve virá-las novamente e passar a vez ao participante seguinte. O ganhador será aquele que obtiver mais pares ao final. Considere que um determinado baralho desse jogo é formado por oito cartas e que um mesmo par de cartas não é desvirado mais de uma vez. O maior número de jogadas que podem ser realizadas para se concluir o jogo é

Resposta: 16

Só consigo achar 28. Alguém pode me explicar?
Criei uma conta aqui só pra apontar o descuido. Essa questão está ERRADA, e é o resultado de uma inconsistência conceitual na questão.

Para explicar, suponhamos que o deck de 8 cartas contenha as cartas A, B, C, D, a, b, c e d; onde A é par de a, B é par de b, C é par de c, e D é par de d. Na primeira jogada, suponhamos que a primeira carta virada seja A. O que se segue é um sequência de jogadas em que A é pareada com cada uma das outras cartas do deck, exceto com o seu par (a), contabilizando 6 jogadas (A+B, A+C, A+D, A+b, A+c, A+d). Segundo a resolução errônea, o próximo passo seria parear a carta A com seu par, totalizando 7 jogadas. No entanto, nesta jogada, estão sendo desperdiçadas 6 jogadas (a+B, a+C, a+D, a+b, a+c, a+d), uma vez que ao retirar A, também estariamos retirando o seu par, a, do jogo. "Ah mas essas seis jogadas com o a são as mesmas jogadas feitas com o A, e o enunciado exclui repetições". INCORRETO. Só seriam consideradas jogas iguais, se A e a não fossem consideradas cartas diferentes, e neste caso, as 6 jogadas que consideramos anteriormente (A+B, A+C, A+D, A+b, A+c, A+d) seriam na verdade somente 3, uma vez que A+B seria considerado o mesmo par que A+b. Se consideramos A, B, C e D como objetos identicos à a, b, c e d, a resposta seria 10 (combinação de 4 escolhe 2 para as jogadas "erradas", mais 4 jogadas para os pareamentos "corretos"). Caso cada carta e seu par sejam considerados objetos distintos, o que eu acredito que seja a intenção da questão e também o que faz mais sentido, a resposta seria uma combinação de 8 escolhe 2, totalizando 28 jogadas.

SamuelGv1998
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/11/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Simulado SAS Empty Re: Simulado SAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos