Simulado SAS
4 participantes
Página 1 de 1
Simulado SAS
O jogo da memória é composto por um baralho de cartas duplicadas que possuem, em uma de suas faces, uma figura. Para iniciar esse jogo, as cartas são dispostas sobre uma superfície, com a face que possui a figura voltada para baixo. Cada participante deve, em sua jogada, escolher e desvirar duas cartas. Se as figuras das duas cartas desviradas forem iguais, o participante deve recolher o par formado e realizar uma nova jogada. Se forem diferentes, o participante deve virá-las novamente e passar a vez ao participante seguinte. O ganhador será aquele que obtiver mais pares ao final. Considere que um determinado baralho desse jogo é formado por oito cartas e que um mesmo par de cartas não é desvirado mais de uma vez. O maior número de jogadas que podem ser realizadas para se concluir o jogo é
Resposta: 16
Só consigo achar 28. Alguém pode me explicar?
icaro256- Jedi
Re: Simulado SAS
O gabarito é 16 porque o elaborador considerou que você ia encontrar 1 carta, depois iria virar 7 e encontrar seu par. Entre você escolher 1 e virar 7 até encontrar o par você faz 7 jogadas.
1+7 -- 7 jogadas
Depois com 8-2=6 cartas iria fazer a mesma coisa sucessivamente
1+5 --- 5 jogadas
1+3 --- 3 jogadas
1+1 --- 1 jogada
Somando temos 16.
É mal formulada porque obviamente se eu viro 1 e e depois viro 7 até acertar, não tem como eu virar 1 e mais 5, 3 ou 1 sem virar o mesmo par, tendo em vista que se eu errar eu passo a vez.
Para eu tentar com 5, 3 e 1 carta eu preciso errar e virar o mesmo par 4, 2 e 1 vez naturalmente.
1+7 -- 7 jogadas
Depois com 8-2=6 cartas iria fazer a mesma coisa sucessivamente
1+5 --- 5 jogadas
1+3 --- 3 jogadas
1+1 --- 1 jogada
Somando temos 16.
É mal formulada porque obviamente se eu viro 1 e e depois viro 7 até acertar, não tem como eu virar 1 e mais 5, 3 ou 1 sem virar o mesmo par, tendo em vista que se eu errar eu passo a vez.
Para eu tentar com 5, 3 e 1 carta eu preciso errar e virar o mesmo par 4, 2 e 1 vez naturalmente.
Nickds12- Mestre Jedi
Olá,
também tinha ficado em dúvida nessa questão, mas como ele fala que um mesmo par não pode ser desvirado mais de um vez, fica mais simples.
também tinha ficado em dúvida nessa questão, mas como ele fala que um mesmo par não pode ser desvirado mais de um vez, fica mais simples.
Beatriz mart- Iniciante
Criei uma conta aqui só pra apontar o descuido. Essa questão está ERRADA, e é o resultado de uma inconsistência conceitual na questão.icaro256 escreveu:O jogo da memória é composto por um baralho de cartas duplicadas que possuem, em uma de suas faces, uma figura. Para iniciar esse jogo, as cartas são dispostas sobre uma superfície, com a face que possui a figura voltada para baixo. Cada participante deve, em sua jogada, escolher e desvirar duas cartas. Se as figuras das duas cartas desviradas forem iguais, o participante deve recolher o par formado e realizar uma nova jogada. Se forem diferentes, o participante deve virá-las novamente e passar a vez ao participante seguinte. O ganhador será aquele que obtiver mais pares ao final. Considere que um determinado baralho desse jogo é formado por oito cartas e que um mesmo par de cartas não é desvirado mais de uma vez. O maior número de jogadas que podem ser realizadas para se concluir o jogo é
Para explicar, suponhamos que o deck de 8 cartas contenha as cartas A, B, C, D, a, b, c e d; onde A é par de a, B é par de b, C é par de c, e D é par de d. Na primeira jogada, suponhamos que a primeira carta virada seja A. O que se segue é um sequência de jogadas em que A é pareada com cada uma das outras cartas do deck, exceto com o seu par (a), contabilizando 6 jogadas (A+B, A+C, A+D, A+b, A+c, A+d). Segundo a resolução errônea, o próximo passo seria parear a carta A com seu par, totalizando 7 jogadas. No entanto, nesta jogada, estão sendo desperdiçadas 6 jogadas (a+B, a+C, a+D, a+b, a+c, a+d), uma vez que ao retirar A, também estariamos retirando o seu par, a, do jogo. "Ah mas essas seis jogadas com o a são as mesmas jogadas feitas com o A, e o enunciado exclui repetições". INCORRETO. Só seriam consideradas jogas iguais, se A e a não fossem consideradas cartas diferentes, e neste caso, as 6 jogadas que consideramos anteriormente (A+B, A+C, A+D, A+b, A+c, A+d) seriam na verdade somente 3, uma vez que A+B seria considerado o mesmo par que A+b. Se consideramos A, B, C e D como objetos identicos à a, b, c e d, a resposta seria 10 (combinação de 4 escolhe 2 para as jogadas "erradas", mais 4 jogadas para os pareamentos "corretos"). Caso cada carta e seu par sejam considerados objetos distintos, o que eu acredito que seja a intenção da questão e também o que faz mais sentido, a resposta seria uma combinação de 8 escolhe 2, totalizando 28 jogadas.
SamuelGv1998- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos