PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UNESP-2016)Comércio Mundial

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido (UNESP-2016)Comércio Mundial

Mensagem por AspiraDedeu Qua 29 Jul 2020, 18:56

O comércio internacional tem sido marcado por um a proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais de Comércio - APC). Atualm ente, são poucos os paises que ainda não fazem parte desses acordos. Com o im passe nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Européia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter acesso a novos m ercados. O receio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvim ento de perderem espaço em suas exportações levou-os a aderir m aciçam ente aos APC.(Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. O Brasil, o Meroosul e os acordos preferenciais de comércio. In: Ennque Iglesias et al. (Orgs.). Os desafios da América Latina no século XXI. 2015).

É correto afirmar que a Rodada Doha, iniciada pela Organização Mundial do Comércio em 2001, constitui

a) um encontro multipolar que procura orientar o modo de produção e as questões relativas à organização, distribuição e consumo nos países centrais e periféricos.
b) uma reunião eletiva que busca regularizar os fluxos comerciais entre blocos econômicos e o seu período de duração.
c) um conjunto normativo que procura regularizar a exportação de produtos desenvolvidos pelas economias periféricas sem o pagamento de royalties.
d) uma cartilha de diretrizes que busca padronizar os custos de produção e os preços finais de produtos agrícolas básicos.
e) um fórum internacional que objetiva solucionar impasses em questões tarifárias, sobre patentes e ações protecionistas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento

GABS:


Última edição por AspiraDedeu em Sex 31 Jul 2020, 00:03, editado 1 vez(es)
AspiraDedeu
AspiraDedeu
Jedi
Jedi

Mensagens : 298
Data de inscrição : 06/07/2020
Idade : 21
Localização : João Pessoa-Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UNESP-2016)Comércio Mundial

Mensagem por Carolina1502 Qui 30 Jul 2020, 17:36

A Rodada Doha não é uma Catilha de diretrizes, nem busca padronizar ... 
"São negociações da Organização Mundial do Comércio que visam diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento".
Carolina1502
Carolina1502
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 142
Data de inscrição : 08/09/2016
Idade : 27
Localização : Minas Gerais

AspiraDedeu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UNESP-2016)Comércio Mundial

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 30 Jul 2020, 17:49

Você precisa entender o seguinte: Farinha pouca,meu pirão primeiro! Isso também funciona com países,ninguém está a fim de depender de ninguém,e nem tampouco comprar de ninguém. A União Européia parece ser um mundo maravilhoso ,mas ela é só um bloco que acabar com as guerras na Europa,unindo Alemanha e França, e mais recentemente,25 países. A União Européia criou a zona do euro para padronizar a moeda,dinamizando,agilizando e facilitando o comércio dentre os 27 países do bloco. Desde 1957,a UE e suas avós simplesmente eram uma zona sem tarifas alfandegárias entre seus estados-membros. Produtos que vem de fora pagam 15% de tarifa alfandegária para entrar na União Européia . Isso não é protecionismo?
É esse o ponto mais delicado do Brexit,porque produtos que vem de fora da Europa, para dentro da União Europeia,pagam 15% de tarifa alfandegária,o que inevitavelmente será repassado ao cliente,e portanto,será mais caro. Para piorar,a União Europeia tem uma estratégia muito clara no que diz respeito à agricultura, a França investe milhões de euros para a população de zona rural,ficar na zona rural. A agricultura europeia é altamente subsidiada. Ela também usa altíssima tecnologia,e ainda possui máquinas de última geração, para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos,e para evitar que o país importe de alguém. Segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio),o fato do governo subsidiar empresas (dinheiro público) é ilegal,porque a concorrência ficará desleal. Mas é a Europa e os EUA fazendo,"então pode"
Pelo fato do povo brasileiro ser extremamente vira-lata,extremamente anti nacionalista,você não deve acreditar,mas o Brasil é uma super potência agrícola. Em menos de 10% do território,conseguimos produzir alimento para toda nossa população (produzir é diferente de chegar na mão de quem passa fome),e ainda conseguimos vender soja para alimentar a população chinesa (1,5 bilhão, maior população do mundo),dentre outros países. Nós estávamos vendendo nosso suco de laranja para os EUA. O suco de laranja brasileiro é bem melhor do que o suco de laranja estadunidense,os yankees começaram a perceber isso e comprar o suco de laranja brasileiro,enquanto o americano mofava nas prateleiras.
Vendo isso,os EUA começaram a subsidiar o suco de laranja americano. E o Brasil denunciou os EUA à OMC. E ganhamos: [url=https://exame.com/brasil/omc-da-vitoria-ao-brasil-em-disputa-com-eua-sobre-suco-de-laranja/#:~:text=Segundo as autoridades brasileiras%2C o,no Acordo Antidumping da OMC.]https://exame.com/brasil/omc-da-vitoria-ao-brasil-em-disputa-com-eua-sobre-suco-de-laranja/#:~:text=Segundo%20as%20autoridades%20brasileiras%2C%20o,no%20Acordo%20Antidumping%20da%20OMC.[/url] 
Anos depois,o mesmo aconteceu,mas com a Embraer (empresa brasileira que faz aviões). A Embraer já é a terceira maior empresa do ramo do mundo,atrás apenas da Airbus (Alemanha,França,Inglaterra e Espanha se unem para fazer avião) e a Boeing (Americana), ultrapassando gigantes como a Antonov russa,Illyushin russa e outras grandes americanas. Voltando,ocorreu isso da Embraer (brasileira) com a Bombardier (canadense). A Air Canada,maior companhia aérea do Canadá quis comprar seu novo avião de passageiros. Aconteceu uma disputa entre qual comprar? Airbus A320, Boeing 737,Embraer EMB 190 e o Bombardier. Houveram testes,e a final foi entre o Embraer e o Bombardier... a Bombardier viu que o negócio estava feio para o lado dela e ela subsidiou o modelo canadense. O Brasil denunciou o Canadá para a OMC e ganhou. E o Embraer ganhou a concorrência
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2018/06/20/embraer-diz-manter-aposta-na-omc-para-resolver-disputa-com-bombardier.ghtml
https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/06/04/brasil-e-canad-acertam-prximas-etapas-da-disputa-entre-embraer-e-bombardier-na-omc.ghtml
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-12/brasil-apresenta-peticao-na-omc-sobre-subsidios-do-canada-a-embraer (UNESP-2016)Comércio Mundial Air-canada-e190-750x500A letra E explica o porquê de resolver impasses nas questões tarifárias por causa dessa p*t@ri@ de protecionismo,taxas,aumento de tarifas alfandegárias para estrangeiros,que atrapalha e prejudica a livre concorrência entre produtos.
Não pode ser letra D,porque é impossível padronizar custos de produção, porque eles são diferentes de país para país. Por exemplo...é barato produzir um Boeing,lá em Seattle,lá nos EUA. Por outro lado,é difícil o Brasil produzir o EMB-190 em São José dos Campos (SP). Porque o Brasil não produz tecnologia,porque o Brasil tem poucos engenheiros aeronáuticos,porque o Brasil tem pouco apoio do governo para empresas nacionais,porque o Brasil tem pouco investimento em mão de obra qualificada, porque o Brasil tem pouco investimento em ciência e tecnologia. 
Para piorar,o fato do Brasileiro ser vira-lata,faz ele preferir comprar produtos estrangeiros,e não nacionais, diminuindo o lucro de empresas nacionais,deixando-as beirando à falência. E o preço final não pode ser padronizado,porque os países subsidiam a agricultura. EUA subsidia a agricultura, UE subsidia a agricultura. O Brasil não faz isso,mas fica prejudicado,porque além de pagar 15% de taxa pro produto entrar na Europa,o produto europeu é mais barato por causa do subsídio e os europeus são nacionalistas,preferindo comprar produtos deles.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

AspiraDedeu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UNESP-2016)Comércio Mundial

Mensagem por AspiraDedeu Qui 30 Jul 2020, 23:03

Carolina1502 escreveu:
A Rodada Doha não é uma Catilha de diretrizes, nem busca padronizar ... 
"São negociações da Organização Mundial do Comércio que visam diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento".
Entende,obrigado Smile
AspiraDedeu
AspiraDedeu
Jedi
Jedi

Mensagens : 298
Data de inscrição : 06/07/2020
Idade : 21
Localização : João Pessoa-Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UNESP-2016)Comércio Mundial

Mensagem por AspiraDedeu Qui 30 Jul 2020, 23:04

Pedro Celso Silva escreveu:Você precisa entender o seguinte: Farinha pouca,meu pirão primeiro! Isso também funciona com países,ninguém está a fim de depender de ninguém,e nem tampouco comprar de ninguém. A União Européia parece ser um mundo maravilhoso ,mas ela é só um bloco que acabar com as guerras na Europa,unindo Alemanha e França, e mais recentemente,25 países. A União Européia criou a zona do euro para padronizar a moeda,dinamizando,agilizando e facilitando o comércio dentre os 27 países do bloco. Desde 1957,a UE e suas avós simplesmente eram uma zona sem tarifas alfandegárias entre seus estados-membros. Produtos que vem de fora pagam 15% de tarifa alfandegária para entrar na União Européia . Isso não é protecionismo?
É esse o ponto mais delicado do Brexit,porque produtos que vem de fora da Europa, para dentro da União Europeia,pagam 15% de tarifa alfandegária,o que inevitavelmente será repassado ao cliente,e portanto,será mais caro. Para piorar,a União Europeia tem uma estratégia muito clara no que diz respeito à agricultura, a França investe milhões de euros para a população de zona rural,ficar na zona rural. A agricultura europeia é altamente subsidiada. Ela também usa altíssima tecnologia,e ainda possui máquinas de última geração, para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos,e para evitar que o país importe de alguém. Segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio),o fato do governo subsidiar empresas (dinheiro público) é ilegal,porque a concorrência ficará desleal. Mas é a Europa e os EUA fazendo,"então pode"
Pelo fato do povo brasileiro ser extremamente vira-lata,extremamente anti nacionalista,você não deve acreditar,mas o Brasil é uma super potência agrícola. Em menos de 10% do território,conseguimos produzir alimento para toda nossa população (produzir é diferente de chegar na mão de quem passa fome),e ainda conseguimos vender soja para alimentar a população chinesa (1,5 bilhão, maior população do mundo),dentre outros países. Nós estávamos vendendo nosso suco de laranja para os EUA. O suco de laranja brasileiro é bem melhor do que o suco de laranja estadunidense,os yankees começaram a perceber isso e comprar o suco de laranja brasileiro,enquanto o americano mofava nas prateleiras.
Vendo isso,os EUA começaram a subsidiar o suco de laranja americano. E o Brasil denunciou os EUA à OMC. E ganhamos: [url=https://exame.com/brasil/omc-da-vitoria-ao-brasil-em-disputa-com-eua-sobre-suco-de-laranja/#:~:text=Segundo as autoridades brasileiras%2C o,no Acordo Antidumping da OMC.]https://exame.com/brasil/omc-da-vitoria-ao-brasil-em-disputa-com-eua-sobre-suco-de-laranja/#:~:text=Segundo%20as%20autoridades%20brasileiras%2C%20o,no%20Acordo%20Antidumping%20da%20OMC.[/url] 
Anos depois,o mesmo aconteceu,mas com a Embraer (empresa brasileira que faz aviões). A Embraer já é a terceira maior empresa do ramo do mundo,atrás apenas da Airbus (Alemanha,França,Inglaterra e Espanha se unem para fazer avião) e a Boeing (Americana), ultrapassando gigantes como a Antonov russa,Illyushin russa e outras grandes americanas. Voltando,ocorreu isso da Embraer (brasileira) com a Bombardier (canadense). A Air Canada,maior companhia aérea do Canadá quis comprar seu novo avião de passageiros. Aconteceu uma disputa entre qual comprar? Airbus A320, Boeing 737,Embraer EMB 190 e o Bombardier. Houveram testes,e a final foi entre o Embraer e o Bombardier... a Bombardier viu que o negócio estava feio para o lado dela e ela subsidiou o modelo canadense. O Brasil denunciou o Canadá para a OMC e ganhou. E o Embraer ganhou a concorrência
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2018/06/20/embraer-diz-manter-aposta-na-omc-para-resolver-disputa-com-bombardier.ghtml
https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/06/04/brasil-e-canad-acertam-prximas-etapas-da-disputa-entre-embraer-e-bombardier-na-omc.ghtml
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-12/brasil-apresenta-peticao-na-omc-sobre-subsidios-do-canada-a-embraer (UNESP-2016)Comércio Mundial Air-canada-e190-750x500A letra E explica o porquê de resolver impasses nas questões tarifárias por causa dessa p*t@ri@ de protecionismo,taxas,aumento de tarifas alfandegárias para estrangeiros,que atrapalha e prejudica a livre concorrência entre produtos.
Não pode ser letra D,porque é impossível padronizar custos de produção, porque eles são diferentes de país para país. Por exemplo...é barato produzir um Boeing,lá em Seattle,lá nos EUA. Por outro lado,é difícil o Brasil produzir o EMB-190 em São José dos Campos (SP). Porque o Brasil não produz tecnologia,porque o Brasil tem poucos engenheiros aeronáuticos,porque o Brasil tem pouco apoio do governo para empresas nacionais,porque o Brasil tem pouco investimento em mão de obra qualificada, porque o Brasil tem pouco investimento em ciência e tecnologia. 
Para piorar,o fato do Brasileiro ser vira-lata,faz ele preferir comprar produtos estrangeiros,e não nacionais, diminuindo o lucro de empresas nacionais,deixando-as beirando à falência. E o preço final não pode ser padronizado,porque os países subsidiam a agricultura. EUA subsidia a agricultura, UE subsidia a agricultura. O Brasil não faz isso,mas fica prejudicado,porque além de pagar 15% de taxa pro produto entrar na Europa,o produto europeu é mais barato por causa do subsídio e os europeus são nacionalistas,preferindo comprar produtos deles.
Vlw,deve ter dado um trabalho gigante para fazer essa postagem, mas ficou muito boa Obrigado  Very Happy
AspiraDedeu
AspiraDedeu
Jedi
Jedi

Mensagens : 298
Data de inscrição : 06/07/2020
Idade : 21
Localização : João Pessoa-Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UNESP-2016)Comércio Mundial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos