Molas em paralelo oscilando
2 participantes
Página 1 de 1
Molas em paralelo oscilando
Uma massa de 100 g está conectada a duas molas ideais, uma à sua direita e outra à esquerda. Inicialmente, nenhuma mola está distendida e cada uma é paralela ao eixo horizontal. A massa é deslocada horizontalmente em 10 cm a partir do ponto de equilíbrio e deixada oscilar. Considerando que a constante elástica de cada mola é 2 ×10^3 N/m e desprezando efeitos dissipativos, assinale o que for correto.
01) A amplitude da oscilação é 20 cm.
A 01 é falsa e sei que a resposta correta é 10 cm, alguém pode demonstrar como chegar ao valor? Obrigada!
01) A amplitude da oscilação é 20 cm.
A 01 é falsa e sei que a resposta correta é 10 cm, alguém pode demonstrar como chegar ao valor? Obrigada!
Última edição por isabelacqn em Sex 29 maio 2020, 11:12, editado 1 vez(es)
isabelacqn- Iniciante
Re: Molas em paralelo oscilando
E...............M............... D
M é a posição de equilíbrio da mola
A mola é afastada 10 cm, até o ponto D e ganha energia potencial elástica neste ponto
Quando é solta ela volta para esquerda, passa por M com velocidade máxima, chega em E com velocidade nula e mesma energia potencial elástica que tinha em D
ME = MD = 10 cm
Por definição, amplitude é a distância entre o ponto M de equilíbrio e os pontos extremos: A = ME = MD
M é a posição de equilíbrio da mola
A mola é afastada 10 cm, até o ponto D e ganha energia potencial elástica neste ponto
Quando é solta ela volta para esquerda, passa por M com velocidade máxima, chega em E com velocidade nula e mesma energia potencial elástica que tinha em D
ME = MD = 10 cm
Por definição, amplitude é a distância entre o ponto M de equilíbrio e os pontos extremos: A = ME = MD
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Molas em paralelo oscilando
Obrigada!
isabelacqn- Iniciante