PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AFA - Dilatação

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido AFA - Dilatação

Mensagem por João Dourado Sex 15 maio 2020, 06:15

Com relação à dilatação dos sólidos e líquidos isotrópicos, analise as proposições a seguir e dê como resposta a soma dos números associados às afirmações corretas.
 
(01) Um recipiente com dilatação desprezível contém certa massa de água na temperatura de 1°C , quando é, então, aquecido lentamente, sofrendo uma variação de temperatura de 6 °C . Nesse caso, o volume da água primeiro aumenta e depois diminui.
 
(02) Quando se aquece uma placa metálica que apresenta um orifício, verifica-se que, com a dilatação da placa, a área do orifício aumenta.
 
(03) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, este transborda um pouco. O volume de líquido transbordado mede a dilatação absoluta do líquido.
 
(04) O vidro pirex apresenta maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum porque tem menor coeficiente de dilatação térmica do que o vidro comum.
 
(05) Sob pressão normal, quando uma massa de água é aquecida de 0 °C até 100 °C sua densidade sempre aumenta.
 
(06) Ao se elevar a temperatura de um sistema constituído por três barras retas e idênticas de ferro interligadas de modo a formarem um triângulo isósceles, os ângulos internos desse triângulo não se alteram.

a)07  b)10 c)11 d)12              
alternativa D:

Cheguei na alternativa C com (02),(03) e (06) como verdadeiras mas tive algumas dúvidas: 

(01) Acredito que esteja errado, pois de 0°C até 4°C o volume da água reduz
(02) Acredito que esteja correta, pois a dilatação ocorrerá em todos os pontos da placa fazendo com que a a área aumente
(03) Esta tive um pouco de dúvidas mas marquei como certa, sei que o volume do líquido transbordado mede a dilatação aparente, mas este termo "dilatação absoluta" me deixou em dúvida, o que seria essa dilatação? Seria a dilatação do líquido?
(04) Esta marquei como errada, mas na revendo acredito que esteja certo, pois quanto menor for o coef. de dilatação menor será a variação de volume
(05) Acredito que esteja errado, pois há a dilatação anômala da água 
(06) Acredito que esteja certo pelo mesmo motivo da (02)

Por favor, se puderem apontar onde estão os meus erros em relação à teoria e corrigi-los eu ficaria muito grato


Última edição por João Dourado em Sex 15 maio 2020, 07:07, editado 1 vez(es)
João Dourado
João Dourado
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 14/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AFA - Dilatação

Mensagem por JMão Sex 15 maio 2020, 06:47

Eai João,
Discordo de você na 3. O volume de líquido transbordado na verdade mede o volume aparente, e também penso que nem sempre o líquido transbordará, pode ser que ele tenha um coeficiente de dilatação menor que o do recipiente. A dilatação absoluta acho que seria o tanto que o líquido dilatou, o que ficou no recipiente e o que transbordou.

Então ficamos com 2,4 e 6.

Qualquer coisa pode falar.

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AFA - Dilatação

Mensagem por João Dourado Sex 15 maio 2020, 07:02

Entendi! Muuuito obrigado.
João Dourado
João Dourado
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 14/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AFA - Dilatação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos