Imagem de função
4 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Re: Imagem de função
Para achar o conjunto imagem basta projetar todos os pontos para o eixo y.
Nesse caso será [1 , 4]
Nesse caso será [1 , 4]
Shah mat- Padawan
Shah mat escreveu:Para achar o conjunto imagem basta projetar todos os pontos para o eixo y.
Nesse caso será [1 , 4]
Shah, acho que há dois problemas nessa resolução. Aparentemente, a imagem postada foi criada no Geogebra. Talvez a questão não tenha fornecido a imagem, mas sim apenas f(x). Note também que 1 não é menor valor assumido por f(x), logo, Im(f)≠[1,4]. Uma questão ligeiramente parecida com essa já apareceu no fórum. Uma das possíveis saídas seria utilizar derivadas, mas acho que há uma resolução mais eficiente para esta questão porque por derivadas as contas ficam muito grandes.
https://pir2.forumeiros.com/t167880-afa-2006-funcoes
Giovana Martins- Grande Mestre
Olha, para descobrir o conjunto imagem dessa função, ao que me parece, só recorrendo à matemática do ensino superior, mas para resolver o problema, que é calcular a soma dos extremos do intervalo ]a, b[, penso eu que não é necessário determinar o extremo desconhecido do intervalo que corresponde ao conjunto imagem.
Pelo gráfico, o menor valor que f(x) pode assumir é um valor menor do que 1. Chamemos este valor desconhecido de "c". Assim, o conjunto imagem corresponde ao intervalo [c, 4].
O domínio, que você já determinou, é [2, 11].
Perceba que para determinar quais são os extremos do intervalo que corresponde ao conjunto D - I, que é o conjunto dos elementos que pertencem a D e não pertencem a I, não é necessário determinar o valor de "c".
D - I = ]4, 11]
Somando os extremos, 4 + 11 = 15, que é a resposta do problema.
Pelo gráfico, o menor valor que f(x) pode assumir é um valor menor do que 1. Chamemos este valor desconhecido de "c". Assim, o conjunto imagem corresponde ao intervalo [c, 4].
O domínio, que você já determinou, é [2, 11].
Perceba que para determinar quais são os extremos do intervalo que corresponde ao conjunto D - I, que é o conjunto dos elementos que pertencem a D e não pertencem a I, não é necessário determinar o valor de "c".
D - I = ]4, 11]
Somando os extremos, 4 + 11 = 15, que é a resposta do problema.
Anderson M.- Padawan
Obrigado a todos pela resposta. Acho que não deve ser através da derivada pois ainda não estou aprendendo isso.
Acho que o pensamento do Anderson está correto.
O único detalhe é que na pergunta é dito D-I = ]a,b[ e achamos
D - I = ]4, 11] .
Na pergunta deveria ser D-I=]a,b]. Concordam?
Acho que o pensamento do Anderson está correto.
O único detalhe é que na pergunta é dito D-I = ]a,b[ e achamos
D - I = ]4, 11] .
Na pergunta deveria ser D-I=]a,b]. Concordam?
webster.renil- Iniciante