PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida 2ª lei da termodinâmica

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida 2ª lei da termodinâmica Empty Dúvida 2ª lei da termodinâmica

Mensagem por Dr.Astro Qui 26 Set 2019, 08:27

Por que nenhuma máquina tem rendimento 100%?
Eu pensei assim: a segunda lei da termodinâmica diz isso. Por ser uma lei, então é comprovado metodologicamente e cientificamente, de modo que quem expôs isso tem certeza absoluta de que o rendimento é inferior a 100%.
Com base em que há essa certeza? É sobre entropia? Sobre calor? Quais fatos físicos me permitem provar que nenhuma máquina consegue máximo desempenho? Alguém pode me explicar?
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida 2ª lei da termodinâmica Empty Re: Dúvida 2ª lei da termodinâmica

Mensagem por brunerguilherme Qui 26 Set 2019, 09:45

Acredito que seja pelo próprio conceito que Carnot definiu para um rendimento 100%: processos reversíveis. Sabe-se que, de alguma forma, energia será gerada de alguma forma que não o trabalho, seja na forma de calor, de som, de calor a partir de atrito... É praticamente impossível impedir que isso aconteça, mas seria possível ter um rendimento 100% se conseguíssemos reverter essas energias em energia inicial para ser re-utilizada para realizar trabalho. Só que, novamente, para isso, deve-se impossibilitar qualquer possibilidade da energia virar som, de se perder por atrito ou por diferença de temperatura com o meio.

brunerguilherme
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 18/09/2019
Idade : 26
Localização : Leme/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos