Diedro, triedro,poliedro
3 participantes
Página 1 de 1
Diedro, triedro,poliedro
Dado um quadrado ABCD,toma-se AJ perpendicular ao plano do quadrado tal que AJ=AB. O angulo entre os planos AJC e BCJ vale:
a)90º
b)60º
c)45º
d)30º
Ps: resposta é letra "b", porem n consigo entender o pq,pois ,somente, acho 45(letra c)
a)90º
b)60º
c)45º
d)30º
Ps: resposta é letra "b", porem n consigo entender o pq,pois ,somente, acho 45(letra c)
Última edição por Thiago S.M. em Seg 22 Jul 2019, 23:22, editado 1 vez(es)
Thiago S.M.- Iniciante
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Diedro, triedro,poliedro
então a resposta seria 45 graus?, pois se for, o gabarito do livro que eu tava resolvendo ta errado então,pois eu achei 45,porém estava 60 no gab
Thiago S.M.- Iniciante
O gabarito do livro está correto, é 60°. E você não respeitou a regra do fórum para informar a resposta esperada.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
a desculpa n foi minha intensão desrespeitar essa regra.
Thiago S.M.- Iniciante
ângulo do diedro no cubo -- por Geom. Plana
já faz algum tempo ... vou responder para deixar o tópico completo. Usa apenas teorema de Pitágoras, lei dos cossenos, e uma semelhança de triângulos. O mais difícil é visualizar a situação.Dado um quadrado ABCD, toma-se AJ perpendicular ao plano do quadrado tal que AJ=AB. O angulo entre os planos AJC e BCJ vale:
O ângulo de um diedro
olhando para a planificação:
\to\; 1)\;\; \frac{\overline{PK}}{\overline{AQ}}=\frac{\overline{CP}}{\overline{CQ}} \;\to\; \overline{PK}=h\cdot \frac{a\frac{\sqrt{3}}{3}}{a\frac{2\sqrt{3}}{3}}=\frac{h}{2}\;\to\; \boxed{\overline{PK}=a\frac{\sqrt{6}}{6}}
\overline{BK}^2=a^2+\frac{a^2}{2}-2.a.a\frac{\sqrt{2}}{2}\cdot\frac{\sqrt{2}}{2}\;\to\;\overline{BK}^2=\frac{a^2}{2} \;\to\;\boxed{\overline{BK}=a\frac{\sqrt{2}}{2}}
agora olhando para o diedro em 3D:
\overline{BK}^2=\overline{PB}^2+\overline{PK}^2-2.\overline{PB}.\overline{PK}.\cos \theta \\
\frac{a^2}{2}=\frac{2}{3}a^2+\frac{1}{6}a^2-2.a\frac{\sqrt{6}}{3}\cdot a\frac{\sqrt{6}}{6}\cdot\cos\theta \;\;\;\;\;\;\;\;(\div a^2)\\\\
\frac{2}{3}\cos\theta=\frac{1}{3} \;\to\; \cos\theta=\frac{1}{2} \;\to\;\boxed{\;\theta=60^{\circ}\;}
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547