Pontos notáveis do triângulo
+4
Kelvin Brayan
Elcioschin
killua05
rzera
8 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Pontos notáveis do triângulo
Relembrando a primeira mensagem :
Na figura abaixo, a circunferência de centro O está inscrita no triângulo ABC. Se DOE é paralelo ao lado BC, AB = 19, AC = 21 e BC = 25, então o perímetro do triângulo ADE vale:
Linka da imagem: https://2img.net/h/oi54.tinypic.com/711yzo.jpg
Resposta: 40
Na figura abaixo, a circunferência de centro O está inscrita no triângulo ABC. Se DOE é paralelo ao lado BC, AB = 19, AC = 21 e BC = 25, então o perímetro do triângulo ADE vale:
Linka da imagem: https://2img.net/h/oi54.tinypic.com/711yzo.jpg
Resposta: 40
rzera- Padawan
Re: Pontos notáveis do triângulo
Boa solução, mas no Teorema que você falou, o incentro é equidistante aos lados do triângulo, e não ao vértice, como você fez no desenho. Estou dizendo o seguinte:
Talvez seja ignorância minha por não saber direito as propriedades das bissetrizes e o incentro. No entanto, fiquei em dúvida nesse ponto da resolução. O resto entendi tudo perfeitamente.
Se alguém puder explicar isso pra mim, ficaria grato.
Abraços, rzera.
Talvez seja ignorância minha por não saber direito as propriedades das bissetrizes e o incentro. No entanto, fiquei em dúvida nesse ponto da resolução. O resto entendi tudo perfeitamente.
Se alguém puder explicar isso pra mim, ficaria grato.
Abraços, rzera.
rzera
Parte do seu raciocínio está correto. Vou detalhar:
Sejam M, P, Q os pontos de tangência da circunferência com os lados BC, AB, AC
Neste caso temos OM = OP = OQ = R ----> Raio da circunferência
1) Como o incentro é equidistante aos lados do triângulo, as retas AO, BO e CO têm o mesmo comprimento -----> Esta afirmação em vermelho é falsa
Estas são as distâncias aos VÉRTICES (e não aos lados). A afirmação correta seria:
Como o incentro é equidistante aos lados do triângulo, as retas OM, OP e OQ têm o mesmo comprimento, que é o raio da circunferência.
2) Triângulos AOB, BOC e AOC são isósceles. Angulos a, b e c são iguais.
Ambas as afirmações são falsas. Os triângulos citados são escalenos e os lados a, b, c são diferentes. Se fossem iguais o triângulo ABC seria equilátero, o que não é verdade
3) Todo o resto está correto: DÔB = O^BM = b ----> Triângulo DOB é isósceles ----> DO = DB
Idem para o triângulo EOC -----> EO = EC
Peímetro de ADE ----> p = AD + DE + AE ---> p = AD + (DO + EO) + AE ---->
p = (AD + DO) + (AE + EO) ----> p = (AB + DB) + (AE + EC) ----> p = AB + AC ----> p = 40
Parte do seu raciocínio está correto. Vou detalhar:
Sejam M, P, Q os pontos de tangência da circunferência com os lados BC, AB, AC
Neste caso temos OM = OP = OQ = R ----> Raio da circunferência
1) Como o incentro é equidistante aos lados do triângulo, as retas AO, BO e CO têm o mesmo comprimento -----> Esta afirmação em vermelho é falsa
Estas são as distâncias aos VÉRTICES (e não aos lados). A afirmação correta seria:
Como o incentro é equidistante aos lados do triângulo, as retas OM, OP e OQ têm o mesmo comprimento, que é o raio da circunferência.
2) Triângulos AOB, BOC e AOC são isósceles. Angulos a, b e c são iguais.
Ambas as afirmações são falsas. Os triângulos citados são escalenos e os lados a, b, c são diferentes. Se fossem iguais o triângulo ABC seria equilátero, o que não é verdade
3) Todo o resto está correto: DÔB = O^BM = b ----> Triângulo DOB é isósceles ----> DO = DB
Idem para o triângulo EOC -----> EO = EC
Peímetro de ADE ----> p = AD + DE + AE ---> p = AD + (DO + EO) + AE ---->
p = (AD + DO) + (AE + EO) ----> p = (AB + DB) + (AE + EC) ----> p = AB + AC ----> p = 40
Elcioschin- Grande Mestre
Muito obrigado pela explicação mestre Elcioschin.
Eu pensei que o vértice tb poderia ser considerado ponto equidistante pelo incentro.
Eu pensei que o vértice tb poderia ser considerado ponto equidistante pelo incentro.
rzera- Padawan
Olá, como fazer se não tenho o valor de BC?
Estou com um problema parecido, na verdade o desenho é igual, mas as medidas são diferentes.AB=16, AC=20, mas não tenho o valor de BC e nem do raio... Alguém poderia me ajudar?
Estou com um problema parecido, na verdade o desenho é igual, mas as medidas são diferentes.AB=16, AC=20, mas não tenho o valor de BC e nem do raio... Alguém poderia me ajudar?
Chocolatica- Iniciante
Chocolatica
Leia novamente a minha solução: você verá que, em nenhum momento eu usei o valor do lado BC.
Logo, a solução vale para qualquer triânglo, conhecidos apenas AB e AC
Leia novamente a minha solução: você verá que, em nenhum momento eu usei o valor do lado BC.
Logo, a solução vale para qualquer triânglo, conhecidos apenas AB e AC
Elcioschin- Grande Mestre
É..eu percebi só depois..rsrs
Ma muito obrigada pela atenção!
Ma muito obrigada pela atenção!
Chocolatica- Iniciante
Página 2 de 2 • 1, 2