PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificar ligações iônicas e moleculares.

2 participantes

Ir para baixo

Identificar ligações iônicas e moleculares. Empty Identificar ligações iônicas e moleculares.

Mensagem por Raquel42 Qui 20 Jun 2019, 21:01

Olá, boa noite. Gostaria de saber como identificar as ligações em uma molécula com mais de dois elementos. Para mim, é fácil identificar em moléculas com dois átomos, em que é fácil reconhecer metais e ametais e definir o tipo de ligação. Todavia, como faço com moléculas maiores, como o KNO3 ? Prevalece a ligação entre o K e o N ou entre o mesmo ametal e os oxigênios. Desde já, agradeço.
Raquel42
Raquel42
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Identificar ligações iônicas e moleculares. Empty Re: Identificar ligações iônicas e moleculares.

Mensagem por Xm280 Qui 20 Jun 2019, 22:26

O KNO3 possui uma ligação iônica (K-N) e três covalentes (N-O). 

O tipo de ligação que acontece entre átomos depende da diferença entre suas eletronegatividades. Quando o valor dessa diferença é alto, chamamos de ligação iônica, quando baixo, ligação covalente.

Obs: geralmente se usa-se o valor de 1,7 como divisão entre covalente e iônica, no entanto, não é regra. Basta olhar para o HF, o qual apresenta 3,98 (eletronegativade do flúor) - 2,2 (eletronegatividade do hidrogênio) = 1,76.

Se eu errei em algo, por favor, me corrija. Mas acho que é isso mesmo.

Xm280
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Identificar ligações iônicas e moleculares. Empty Re: Identificar ligações iônicas e moleculares.

Mensagem por Raquel42 Sáb 22 Jun 2019, 21:27

Então a classificação será feita com base nas ligações que mais aparecem? Fiz uma questão e classificaram o KNO3 como ligação iônica :/ 
Comecei a ter essa dúvida devido a essa questão da Famerp :

Sulfato de amônio e nitrato de potássio são compostos __________, classificados como __________, amplamente empregados na composição de __________.
As lacunas do texto devem ser preenchidas por: 

iônicos – óxidos – fertilizantes.

iônicos - sais - fertilizantes.

iônicos - sais - xampus.

moleculares - óxidos - fertilizantes

moleculares - sais - xampus.
Raquel42
Raquel42
Iniciante

Mensagem por Xm280 Seg 24 Jun 2019, 21:16

Não. Tipo, o KNO3 é um composto iônico porque, bem, ele é composto por dois íons: O K+ e NO3-

Basicamente assim: um composto é iônico quando apresenta uma ligação iônica e um composto é molecular quando apresenta apenas ligações covalentes.

Nessa questão, tem-se como resposta: IÔNICOS / SAIS / FERTILIZANTES

Xm280
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Raquel42 Ter 25 Jun 2019, 10:43

Certo, acho que compreendi. Muito obrigada!
Raquel42
Raquel42
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo