PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ufu 2002 segunda fase

2 participantes

Ir para baixo

ufu 2002 segunda fase  Empty ufu 2002 segunda fase

Mensagem por renata marques maia 25/2/2019, 8:13 pm

O metóxi-benzeno é um isômero funcional do 1−hidroxi−4−metil−benzeno. Com relação a estes dois compostos, responda o solicitado abaixo. 
A) Qual dos compostos apresentará o menor ponto de ebulição? Explique a sua resposta, mostrando a fórmula estrutural do composto escolhido. 
B) Qual dos compostos reagirá com maior facilidade com hidróxido de potássio (KOH)? Dê a respectiva equação química balanceada da reação.

renata marques maia
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/01/2018
Idade : 26
Localização : anápolis

Ir para o topo Ir para baixo

ufu 2002 segunda fase  Empty Re: ufu 2002 segunda fase

Mensagem por be_osc 28/2/2019, 2:17 pm

Olá, Renata. 

a) Na minha opinião, o metóxi-benzeno apresenta ponto de ebulição menor que o do 1-hidroxi-4-metil-benzeno. Isso se dá pelo fato de o segundo realizar ligações de hidrogênio, por apresentar hidroxila. 

ufu 2002 segunda fase  Unknow11


Essa é a estrutura do metóxi-benzeno. Veja que não há possibilidade de formação de ligação de hidrogênio, pois não há F, O ou N ligado a um H.



ufu 2002 segunda fase  60px-p11
A questão não pede, mas acima está a estrutura do 1-hidroxi-4-metil-benzeno. Veja que há um O ligado a um H, possibilitando, assim, ponte de H.

b)Para mim, o  1-hidroxi-4-metil-benzeno reagiria melhor com KOH, havendo reação entre a hidroxila o o hidrogênio, liberando H2O. A equação da reação é C7H8O + KOH → C6H6O- K+  + H2O. (Não tenho certeza)




Gostaria de deixar claro que sou iniciante em química orgânica e não tenho certeza das respostas, respondi da melhor forma que pude. Se algum colega do fórum ratificar minha resposta, ficarei mais tranquilo. Espero ter ajudado.
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos