PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trajetória

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Trajetória

Mensagem por dd0123 Qua 06 Fev 2019, 12:24

"O centro da terra descreve uma trajetória praticamente circular em torno no centro do sol. a lua também descreve uma trajetória praticamente circular em torno do centro da terra. Apresente uma evidência de que essas duas trajetórias não estão contidas em um mesmo plano."

Resposta: Se a trajetória da Terra, em torno do Sol e da Lua em torno da Terra estivessem em um mesmo plano, todas as vezes em que a Lua estivesse na fase de lua cheia, aconteceria um Eclipse Lunar, e todas as vezes em que a Lua estivesse na fase de lua nova, aconteceria um Eclipse Solar. E isso não acontece pois essas duas trajetórias não estão no mesmo plano.

Eu ainda não estou entendo. Seria melhor uma imagem ou um esquema para que eu pudesse visualizar. Se alguém conseguir clarear minha ideia um pouco fico muito grato. 

Abraço!


Última edição por ddmr0123 em Qua 06 Fev 2019, 14:05, editado 1 vez(es)
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

cirilo69 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Trajetória

Mensagem por Elcioschin Qua 06 Fev 2019, 12:38

Desenhe uma circunferência com o Sol S no centro e a Terra T num ponto qualquer dela.
A circunferência é a trajetória da Terra em torno do Sol. O Sol, a Terra e a circunferência estão num determinado plano (o plano do papel).
Trace uma reta unindo o Sol à Terra e prolongue-a um pouco além da Terra.

Poste agora a Lua L sobre esta reta, entre a Terra e sol, próximo da Terra.
Concorda que haverá um um eclipse do Sol? Isto acontece porque parte da Luz do sol é obstruída pela Lua e não chega à Terra.

Poste agora a Lua L sobre o prolongamento desta reta, após a Terra  e próximo dela.
Concorda que haverá um um eclipse da Lua? Isto acontece porque a Terra obstrui a luz que chegaria na Lua.

Isto aconteceria toda vez que a Lua passasse por estas posições.
Não é o que acontece: eclipses são raros.

Logo, a trajetória da Lua NÃO pode estar no mesmo plano do papel. Ela está num plano inclinado, em relação ao plano do papel.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71735
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

jpinmed e Jôpsi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Trajetória

Mensagem por dd0123 Qua 06 Fev 2019, 14:05

Entendi, mestre Elcio, obrigado mesmo!!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Trajetória

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos