Trajetória
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Trajetória
Estou com dúvida em relação a uma coisa bem boba, mas que não está fazendo sentido algum pra mim. Então, se alguém tiver um jeitinho bem didático pra me ajudar, agradeço. Na verdade, são duas coisas em uma:
1. Quando a trajetória de um corpo material vai ser um ponto? Existe esse caso, não?
2. "Um parafuso desprende-se do teto de um ônibus que trafega com velocidade constante. Represente a trajetória do parafuso:
a) em relação a uma formiga grudada no parafuso.
b) em relação ao motorista do ônibus.
c) em relação a uma pessoa em repouso na superfície da Terra, supondo que o ônibus se desloca para a direita com relação à pessoa."
Eu entendo que em relação ao motorista vai ser uma reta vertical e que, em relação à pessoa fora do ônibus, será uma parábola. Mas eu só consigo pensar na trajetória em relação à formiga como um ponto, porque as distâncias em x e em y entre ela e o parafuso não mudam durante essa queda, certo? Então, por que essa trajetória também será uma reta na vertical?
1. Quando a trajetória de um corpo material vai ser um ponto? Existe esse caso, não?
2. "Um parafuso desprende-se do teto de um ônibus que trafega com velocidade constante. Represente a trajetória do parafuso:
a) em relação a uma formiga grudada no parafuso.
b) em relação ao motorista do ônibus.
c) em relação a uma pessoa em repouso na superfície da Terra, supondo que o ônibus se desloca para a direita com relação à pessoa."
Eu entendo que em relação ao motorista vai ser uma reta vertical e que, em relação à pessoa fora do ônibus, será uma parábola. Mas eu só consigo pensar na trajetória em relação à formiga como um ponto, porque as distâncias em x e em y entre ela e o parafuso não mudam durante essa queda, certo? Então, por que essa trajetória também será uma reta na vertical?
hoodoomends- Iniciante
Re: Trajetória
Trajetória NÃO pode ser um ponto, pois trajetória é uma linha (reta ou curva).
O que a formiga sente é que o piso do ônibus está chegando até ela (na realidade é ela que está chegando ao piso). Logo a trajetória, do ponto de vista da formiga é uma linha reta vertical.
O que a formiga sente é que o piso do ônibus está chegando até ela (na realidade é ela que está chegando ao piso). Logo a trajetória, do ponto de vista da formiga é uma linha reta vertical.
Elcioschin- Grande Mestre
Elcioschin escreveu:Trajetória NÃO pode ser um ponto, pois trajetória é uma linha (reta ou curva).
Dizer que "a trajetória é um ponto", então, seria o mesmo que dizer que não está havendo deslocamento (logo, que não há trajetória)?
hoodoomends- Iniciante
Não está correto dizer que "a trajetória é um ponto"
O mais correto é dizer que, se um corpo está parado, ele não descreve uma trajetória.
O mais correto é dizer que, se um corpo está parado, ele não descreve uma trajetória.
Elcioschin- Grande Mestre
Okay, obrigada! (:Elcioschin escreveu:Não está correto dizer que "a trajetória é um ponto"
hoodoomends- Iniciante
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos