MHS (difícil)
2 participantes
Página 1 de 1
MHS (difícil)
A figura representa no instante to = 0 um trecho de uma corda elástica e não absorvedora percorrida por um trem de ondas harmônicas que se propaga para a direita, com velocidade de intensidade igual a 2 m/s.
Considerando o referencial cartesiano x0y, responda:
a) Qual a equação das ondas, y = f(x,t), dada em unidades do SI ?
b) Qual a defasagem, em radianos, entre os pontos A e D ?
c) Os pontos B e C estão vibrando em concordância ou em oposição de fase ? Justifique.
R:
a) y = 2cos[2π(t/2 - x/4) + π/2] (SI)
b) 5π/2 rad
c) oposição de fase
Amigos, a letra a) é fácil e consegui resolver sem problemas. Minhas dúvidas estão nas letras b) e c). Alguém poderia explicar como se resolve ? Obrigado.
Considerando o referencial cartesiano x0y, responda:
a) Qual a equação das ondas, y = f(x,t), dada em unidades do SI ?
b) Qual a defasagem, em radianos, entre os pontos A e D ?
c) Os pontos B e C estão vibrando em concordância ou em oposição de fase ? Justifique.
R:
a) y = 2cos[2π(t/2 - x/4) + π/2] (SI)
b) 5π/2 rad
c) oposição de fase
Amigos, a letra a) é fácil e consegui resolver sem problemas. Minhas dúvidas estão nas letras b) e c). Alguém poderia explicar como se resolve ? Obrigado.
Última edição por JohnnyC em Dom 12 Ago 2018, 13:04, editado 1 vez(es)
JohnnyC- Estrela Dourada
Re: MHS (difícil)
b)
4cm --- 2∏
∆x --- ∆θ
∆x = 13/2 - 3/2 = 5cm
4 cm --- 2∏
5 cm --- ∆θ --> ∆θ = 5∏/2 rad.
c) A defasagem entre B e C é ∏, ou seja, um múltiplo ímpar de ∏. Portanto, está em oposição de fase.
4cm --- 2∏
∆x --- ∆θ
∆x = 13/2 - 3/2 = 5cm
4 cm --- 2∏
5 cm --- ∆θ --> ∆θ = 5∏/2 rad.
c) A defasagem entre B e C é ∏, ou seja, um múltiplo ímpar de ∏. Portanto, está em oposição de fase.
Lucas Pedrosa.- Matador
nossa, cara, que simples!!! eu estava usando a equação da letra a), substituindo x por xA e xD e fazendo a diferença entre eles, conseguindo -5 como resultado.
na letra c) você resolveu como na letra b), do mesmo jeito ?
obrigado pela ajuda
ah, só mais uma pergunta: é regra, nesse tipo de questão, considerarmos o comprimento de onda como 2pi ? meu livro não mencionou isso...
na letra c) você resolveu como na letra b), do mesmo jeito ?
obrigado pela ajuda
ah, só mais uma pergunta: é regra, nesse tipo de questão, considerarmos o comprimento de onda como 2pi ? meu livro não mencionou isso...
JohnnyC- Estrela Dourada
Na letra c) dá para perceber que de B para C é meio comprimento de onda, logo a defasagem é ∏. Mas se não enxergar isso, pode fazer também.
λ --- 2∏
λ/2 --- θ --> θ = ∏
Por nada!
λ --- 2∏
λ/2 --- θ --> θ = ∏
Por nada!
Lucas Pedrosa.- Matador
perfeito, amigo! muito obrigado pela ajuda.
JohnnyC- Estrela Dourada
Lucas, amigo, só mais uma pergunta: como sei, a partir dos ângulos, que eles estão em concordância ou em oposição de fase ? No cap que estou do meu livro, até o momento, não falou a respeito disso.
JohnnyC- Estrela Dourada
Se a defasagem entre os pontos for um múltiplo ímpar de ∏ (∏, 3∏, 5∏, 7∏...), os pontos estarão em oposição de fase. Se a defasagem entre os pontos for um múltiplo par de ∏ (2∏, 4∏, 6∏, 8∏...), os pontos estarão em concordância de fase.
Por exemplo: A defasagem entre uma crista e um vale consecutivo é ∏, logo estão em oposição de fase. A defasagem entre duas cristas consecutivas é 2∏, logo estão em concordância de fase.
Por exemplo: A defasagem entre uma crista e um vale consecutivo é ∏, logo estão em oposição de fase. A defasagem entre duas cristas consecutivas é 2∏, logo estão em concordância de fase.
Lucas Pedrosa.- Matador
perfeito, sem mais perguntas!
obrigado
obrigado
JohnnyC- Estrela Dourada
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos