Relação entre pressão e ponto de ebulição
2 participantes
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
Relação entre pressão e ponto de ebulição
Bom, tenho uma duvida bem elementar, porém me sinto tiltado. Entendo que a temperatura tem relação direta com a pressão, me corrijam se estiver errado, quanto maior a temperatura maior agitação das moléculas de um corpo, ocasionando em maiores colisões entre as particulas. Portanto, isso não deveria facilitar a ebulição?
Contudo, na prática, quanto maior a pressão maior o ponto de ebulição. É justamente com isso que me bugo, parece ser algo simples, mas não consigo conciliar as duas relações.
Agradeço pela ajuda!!!!
Contudo, na prática, quanto maior a pressão maior o ponto de ebulição. É justamente com isso que me bugo, parece ser algo simples, mas não consigo conciliar as duas relações.
Agradeço pela ajuda!!!!
matemeiro- Jedi
Re: Relação entre pressão e ponto de ebulição
Quanto maior a pressão dentro de uma panela de pressão, mais difícil a água entrar em ebulição. Isto acontece porque as moléculas de água tem mais dificuldade para virar vapor.
Assim, na pressão atmosférica normal a água ferve a 100 ºC. Aumentando a pressão, dentro da panela, a temperatura de ebulição pode chegar, por exemplo a 105 ºC
Com esta temperatura mais alta, o tempo de preparo dos alimentos é menor, implicando menor consumo de gás.
Assim, na pressão atmosférica normal a água ferve a 100 ºC. Aumentando a pressão, dentro da panela, a temperatura de ebulição pode chegar, por exemplo a 105 ºC
Com esta temperatura mais alta, o tempo de preparo dos alimentos é menor, implicando menor consumo de gás.
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Relação entre pressão e ponto de ebulição
Muito obrigado, Mestre!!
Estava com certa dificuldade de relacionar os pontos, mas com essa exemplificação facilitou muito.
Estava com certa dificuldade de relacionar os pontos, mas com essa exemplificação facilitou muito.
matemeiro- Jedi