PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contração muscular

2 participantes

Ir para baixo

Contração muscular Empty Contração muscular

Mensagem por dani_medrado Seg 30 Abr 2018, 16:32

Boa tarde,

Alguém poderia me explicar detalhadamente em qual momento da contração muscular são utilizados íons magnésio? Eu achava que eram utilizados apenas íons cálcio e sódio.

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 27
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Contração muscular Empty Re: Contração muscular

Mensagem por Hayzel Sh Seg 30 Abr 2018, 16:55

No livro do Amabis não tem a explicação sobre para que servem íons magnésio na contração muscular, nem os íons cálcio (apenas uma explicação bem superficial que não dá pra entender bem). Para entender como os íons participam da contração muscular, recomendo bastante essa sequência de vídeos do Khan Academy, caso saiba inglês (ative a legenda em inglês pra ficar mais fácil acompanhar).

https://www.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/introduction-to-muscles/v/muscle-innervation

Alguns são bastante elucidativos, como o "Calcium puts myosin to work" e "How tropomyosin and troponin regulate muscle contraction". É bom entender como funcionam essas troponina e tropomiosina pra entender a contração muscular; o livro do Amabis apenas cita elas, não dá pra entender muito bem por lá. Mesmo assim, acho que ele não fala sobre os íons magnésio especificamente pelo que eu me lembro, e eu não sei te dizer também como eles são utilizados.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos