PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão simples sobre eletrostática.

2 participantes

Ir para baixo

Questão simples sobre eletrostática. Empty Questão simples sobre eletrostática.

Mensagem por Vinicius Noronha Qua 28 Mar 2018, 16:12


Enem (adaptado) Uma forma de se limpar o ar é utilizar um campo elétrico uniforme para criar gaiolas de poeira. Espera-se que a poeira possua determinada carga elétrica e que essa partícula ao entrar na região de campo possa ficar em equilíbrio. Uma das maneiras de se calibrar essa gaiola é utilizando uma gota eletricamente carregada. A figura representa uma gota de massa *m* e carga elétrica *q* em equilíbrio na região entre duas placas eletrizadas: a placa superior com carga positiva, e a inferior, com carga negativa.
Nessas condições, podemos afirmar que a ca há elétrica da gota:

A) É positiva
B) É negativa
C) Pode ser positiva ou negativa
D) É nula.

Figura:
Questão simples sobre eletrostática. Screen10


Entrei em uma discussão com um amigo. Para ele a resposta é a letra A, uma vez que, segundo ele, a gota estaria sendo atraída pelo polo negativo.
Ao meu ver, a resposta é a letra B, uma vez que a carga se apresenta em equilíbrio. Logo a Força Eletrostática estaria equilibrando a Força Peso.
Segundo a menina que mandou a questão, o gabarito é a A, porém eu discordo. Afinal, quem está certo no raciocínio?


Última edição por Vinicius Noronha em Qua 28 Mar 2018, 20:39, editado 1 vez(es)

Vinicius Noronha
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/07/2016
Idade : 25
Localização : Apodi-RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão simples sobre eletrostática. Empty Re: Questão simples sobre eletrostática.

Mensagem por Euclides Sáb 31 Mar 2018, 21:12

A única possibilidade de uma gota dotada de massa ficar suspensa num campo elétrico é receber uma contrapartida elétrica (resultante) de mesma intensidade que o peso e sentido oposto. A gota deve ter carga negativa para ser atraída para a placa superior.

Questão simples sobre eletrostática. Gif

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Gabriel Deoli Nunes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos