Bissetriz externa
2 participantes
Página 1 de 1
Bissetriz externa
Os lados AB, AC e BCde um triângulo abc medem, respectivamente, 5 cm, 6 cm e 7 cm. Determine a altura e a bissetriz interna relativa ao lado AC e a bissetriz externa relativa ao lado AB.
Gab: 12 raiz quadrada de 7..
Obs: só quero a bissetriz externa, pois a altura e bissetriz interna consegui calcular. Ah, por favor sem ser pela fórmula gostaria de usar o teorema das bissetrizes externas. Como segue na figura abaixo o triângulo...
Obs: aonde seria essa bissetriz externa no triângulo q fiz...travei nisso tb
Grato
Gab: 12 raiz quadrada de 7..
Obs: só quero a bissetriz externa, pois a altura e bissetriz interna consegui calcular. Ah, por favor sem ser pela fórmula gostaria de usar o teorema das bissetrizes externas. Como segue na figura abaixo o triângulo...
Obs: aonde seria essa bissetriz externa no triângulo q fiz...travei nisso tb
Grato
JEABM- Mestre Jedi
JEABM- Mestre Jedi
JEABM- Mestre Jedi
Re: Bissetriz externa
O seu desenho está errado, pois você desenhou como se AC fosse maior que BC. Como na verdade BC é maior, a bissetriz sairá de C cortando a reta suporte de AB do lado de A, e não do lado de B como você desenhou. Para corrigir sua figura, basta trocar os vértices A e B de lugar. veja:
Agora é só usar o teorema da bissetriz externa:
y/(y+5) = 6/7 → y = 30
Agora é só usar o teorema da bissetriz externa:
y/(y+5) = 6/7 → y = 30
Victor011- Fera
então, isso q não estou enxergando...rs...como fiz no desenho acima eu achei a altura e bissetriz interna, mas dai na hora de calcular a bissetriz externa me enrolei...dai tem q trocar o desenho como fez? desculpe a ignorância, mas pq? se tracei com os dados do problema..xD
JEABM- Mestre Jedi
Olhe essa figura que tentei fazer usando os tamanhos de forma precisa. A bissetriz está cortando do lado de A (no ponto P). Note também que ela não corta do lado de B (como você desenhou, erradamente). De maneira geral, antes de traçar a bissetriz externa, sempre analise qual é o menor lado, para saber de que lado a bissetriz irá cortar a reta suporte do lado oposto.
Victor011- Fera
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos