PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão de radiação da luz do sol

2 participantes

Ir para baixo

Pressão de radiação da luz do sol Empty Pressão de radiação da luz do sol

Mensagem por 8Orwell4 Seg 27 Nov - 10:26

Boa tarde, pessoal!
Como esse assunto envolve várias áreas, não tenho certeza de onde postar, então estou colocando em Ondulatória por se tratar de um tipo de onda.
Peço a ajuda de vocês na parte a problema 31 do capítulo 33 (Ondas eletromagnéticas) do livro Fundamentos de Física do Halliday.

Quando um cometa se aproxima do Sol o gelo da superfície do cometa sublima, liberando íons e partículas de poeira. Como os íons possuem carga elétrica são empurrados pelas partículas carregadas do vento solar e formam uma cauda de íons, retilínea, que aponta radialmente para longe do sol (figura). As partículas de poeira (eletricamente neutras) são empurradas para longe do Sol pela força da luz solar. Suponha que as partículas de poeira são esféricas, têm uma massa específica de 3,5 x 103103 kg/m3kg/m3 e são totalmente absorventes. Que raio deve ter uma partícula para descrever uma trajetória retilínea, como a trajetória 2 da figura?

Figura do exercício: https://imgur.com/xroMzkG

Tipo, qual a relação entre a força da luz solar e o formato da trajetória? Alguém, por favor, poderia me ajudar a resolver essa questão?

8Orwell4
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/11/2016
Idade : 25
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão de radiação da luz do sol Empty Re: Pressão de radiação da luz do sol

Mensagem por Joaci Campos Da Silva Net Dom 7 Jan - 19:59

Para a partícula se mover retilinearmente, a força resultante deve estar no sentido da velocidade resultante. Perceba então que a situação crítica será quando a força solar se igualar a força de atração gravitacional entre a poeira e o sol, pois como as duas sempre são opostas mas de mesma direção para as partículas, se tiverem o mesmo módulo a força resultante que atuará na bolinha será na direção de sua velocidade. Podemos obter a força da luz através da pressão de radiação de radiação da luz do sol, e a força gravitacional através da lei da gravitação

Joaci Campos Da Silva Net
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 31/07/2015
Idade : 24
Localização : Fortaleza-CE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos